in , ,

Liberdade total nas Praias de Nudismo em Trindade – RJ

Praias de nudismo em Trindade - RJ

Há muito tempo que Trindade é conhecida como um paraíso terreno localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, pertinho de Paraty e da divisa com São Paulo. Durante a década de 70, o pequeno vilarejo de pescadores foi muito frequentado por hippies, que viam no lugar uma ótima oportunidade para entrar em contato com a natureza e se conectar com o universo. Na época era comum encontrar pessoas meditando nas pedras de frente para o mar, acampando e vivendo de forma simples nas belas e desertas praias. A liberdade nesses momentos era tal que a nudez era algo comum e muito natural. Eis os primeiros adeptos das praias de nudismo em Trindade.

Nas décadas seguintes Trindade foi sendo descoberta por mais e mais aventureiros e o turismo foi crescendo. Hoje a vila, ainda pequena, é cheia de pousadas, hostels e campings, além de apresentar uma boa infraestrutura para alimentação. Isso fez com que o número de pessoas visitando Trindade aumente a cada ano, deixando as poucas ruas e praias de fácil acesso povoadas no calor.

VEJA TAMBÉM

O que fazer em Trindade em 1 dia

5 passeios imperdíveis em Paraty

Onde ficar em Trindade: pousadas e hotéis

Day Tour no RJ para a Praia de Nudismo de Abricó

A urbanização de Trindade é ótima para quem requer um pouco mais de infraestrutura em suas viagens, mas como fazer se você é uma pessoa que se realiza com aquele clima simples, tranquilo e livre que a vila apresentava há algumas décadas? Ainda existem dois locais em Trindade onde é possível fugir da agitação, curtir a linda natureza com tranquilidade e da melhor forma: de corpo livre, leve, solto e sem roupas!

As Praias de Nudismo em Trindade

O primeiro dos locais é a Praia Brava, que fica antes da Praia do Cepilho, com acesso feito por uma trilha. A entrada da trilha fica na estrada que liga a rodovia Rio-Santos até Trindade, a aproximadamente 2,5 km da vila, e é possível chegar até lá de carro (5min), podendo estacionar num pequeno recuo na entrada da trilha, de ônibus ou van (linha Trindade-Paraty, sai toda hora cheia), ou mesmo a pé com belas vistas no caminho (30min).

A trilha para essa praia de nudismo em Trindade é basicamente de descida e dura uns 20 minutos até a praia. No meio dela há outra trilha à esquerda que leva até uma deliciosa cachoeira (+10min de caminhada). Pelo fato de ser acessada por trilha e pelo mar ser bastante forte, a praia é praticamente deserta e sem nenhuma infraestrutura, sendo frequentada basicamente por surfistas e alguns turistas solitários, com amigos, ou em família.

No canto esquerdo (para quem está de frente para o mar) há uma área com grandes pedras em meio a areia, o que torna a região mais reservada. Além disso, em algumas delas está raspada a palavra ‘nudismo’, o que faz dessa parte da praia um lugar bem tranquilo para curtir a natureza sem roupas. Há áreas com sombra de árvores o dia todo e até uma pequena bica para se refrescar para quem entrar no mar.

O outro local já foi uma praia naturista em Trindade no passado. Era conhecida como Praia da Figueira, ou Praia dos Pelados, mas uma forte ressaca em 2010 lavou a areia da praia, fazendo com que o mar avançasse até a mata. Restou apenas uma grande pedra plana, que hoje é conhecida como Pedra dos Pelados, também acessada por trilha. Saindo da praia do Caxadaço em direção às piscinas naturais, após caminhar de 10-15min na trilha principal é possível ver uma casa que vende artesanatos à direita e à esquerda uma trilha não sinalizada descendo. Ela é relativamente íngreme então requer cuidados.

Após menos de 10min a trilha termina no nível da grande Pedra dos Pelados. Ali é possível tomar sol, ficar na sombra da vegetação ao redor ou até ir se refrescar no mar, que é bem calminho nessa região. Como o local é próximo às piscinas, o trânsito de barcos é grande e muitos passam relativamente perto, mas todos já estão acostumados a ver pessoas curtindo a natureza com liberdade ali na pedra, então não é preciso se preocupar.

LEIA TAMBÉM

Day Tour para a Praia de Nudismo de Abricó, no Rio de Janeiro

Veja a lista de Praias de Nudismo no Brasil

Conheça Pousadas e Hotéis Naturistas no Brasil

Gostou das nossas dicas de praias de nudismo em Trindade? Vai tomar coragem e ir lá tomar um sol em total liberdade e contato com natureza? Trindade é encantadora. Você não vai se arrepender.

Nudismo com liberdade e respeito!

Apesar dessas praias de nudismo em Trindade não serem locais oficias, o que significa que ainda não existe filiação a nenhuma entidade associada à Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), nem leis de regulamentação, são ótimas opções para curtir nu as maravilhas da natureza. É só tirar a roupa, e se vestir de liberdade com muito respeito ao próximo e com a natureza.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Edson Vieira

Edson Vieira é biólogo marinho de formação, fotógrafo de paixão, mochileiro por estilo de vida e naturista de alma. Sempre que pode está exercendo sua liberdade curtindo uma praia deserta ou viajando pelo Brasil e pelo mundo em busca de conhecimento, experiências e novas culturas.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Caro, acredito que você esta enganado e propagando informação incorreta, aqui em trindade não há praia de nudismo e sim um crime ambiental com a pichaçao das pedras na praia brava.
    Nós moradores não reconhecemos e não aceitamos essa prática. Já houve inúmeros pedidos para que as autoridades locais tomem providências.
    Ocorre que muitos sem noção ” estão se aproveitando desse ato de vandalismo e incomodando as outras pessoas que também querem aproveitar o local.
    Só essa temporada foram inúmeros relatos de constrangimento e coação causados.
    Nós não queremos essa prática aqui, não temos nada contra o nudismo mas temos tudo contra pessoas que estão agindo de ma fé!

  2. Olá Ana. Não estou enganado e a informação não está incorreta. Há décadas o canto esquerdo da praia Brava é utilizado por naturistas para curtirem a natureza de forma mais livre (sem roupas). As pedras que limitam essa região formam a condição perfeita para que naturistas possam praticar sua filosofia de forma reservada e respeitando os outros usuários (não naturistas) da praia. A praia é enorme, há espaço para todos. Inclusive o uso da praia é muito restrito, não havendo mais do que 20 30 pessoas em sua extensão. Dessa forma, vejo que há espaço para todos. Quem não partilha das ideias do naturismo pode utilizar outras partes da praia (que corresponde à maior parte de sua extensão) e não precisam tirar suas roupas já que não se sentem bem. Vale lembrar que nem todas as pessoas são respeitosas, tanto naturistas, quanto não naturistas. Não generalize como ruim uma filosofia baseada na aceitação e respeito com si mesmo, com o outro e com a natureza por conta de pessoas que não seguem esses princípios. Eu já me senti constrangido e coagido em várias praias por pessoas vestidas. É uma questão do caráter individual de cada um e não da filosofia naturista em si. As pedras não estão pichadas, é uma raspagem do limo que as recobre que alguém fez há um bom tempo. Como você disse, o seu problema não é com o nudismo, e sim com as pessoas que agem de má fé. Má fé eu entendo por desrespeito. Naturistas que tiram suas roupas num espaço reservado de uma praia livre estão apenas curtindo sua liberdade de forma respeitosa, e não agindo de má fé. Como moradora de Trindade, você inclusive deveria apoiar a prática, uma vez que ela leva turistas ao local e gera renda para diversos empreendimentos e pessoas. Se você não quer tirar suas roupas, não tire; se você entende como liberdade estar na praia de roupas, o faça; se você vir alguém com atitudes desrespeitosas (atos sexuais ou eróticos), denuncie (a própria cultura naturista não aceita isso); se você acha que é má fé alguém livre e vivendo uma conexão intensa com a natureza, a respeitando e contribuindo para a sua preservação, acho que o problema é outro. Para finalizar, se dê a chance de ter essa experiência! Você vai ver como é bom não estar presa pelas imposições sociais que é a vestimenta. Um banho de mar nu é a melhor coisa que eu posso te desejar!

  3. Olá Edson, sou do RJ e frequento trindade desde 1997, minha última estádia por lá foi no final de setembro deste ano (2018), portanto, conheço bem, acompanhei toda a evolução e crescimento de Trindade a partir do ano que comecei a frequentá-la. Nesses primeiros anos que conheci Trindade, alguns moradores não eram muito receptivos com os visitantes, essa melhoria foi muito evolutiva também, nessa minha última estadia por lá ( eu, meu esposo e minha filha) fomos super bem recebidos, tanto pelos proprietários quanto pelos funcionários de todas as localidades. Já passei por muitas experiências por lá; fiz camping selvagem ( quando era permitido), camping pago, pousada na vila e pousada mais reservada, todas as experiências maravilhosas e inesquecíveis. Enfim, venho compartilhar com você o conhecimento que sei sobre a praia de nudismo de Trindade, ela sempre foi comentada, nunca a frequentei mas já vi, mesmo que de longe, pois não sou adepta desta prática, porém, respeito. Mas, cada um tem a sua filosofia de vida, liberdade e expressão, contanto que todos se respeitem, seremos sempre felizes.
    Achei seus comentários bem coerentes.
    SEJAMOS FELIZES, COM RESPEITO A SI PRÓPRIO E A TODOS OS OUTROS!!!
    BONS MERGULHOS PRA VOCÊ!!!

  4. Agradeço a informação sobre o naturismo na praia Brava. São Paulo, com tantas praias, não possui praias de naturismo. Espero que isso mude em breve pois acredito que existem muito adeptos interessados.
    Já estive em outras praias de naturismo e o clima sempre foi de respeito ao próximo.
    Estamos indo para Trindade nesse próximo feriado do dia 15 e vamos conhecer a praia e acredito que a região é bem propícia ao naturismo.
    Se em algum momento houve pessoas desrespeitosas com certeza não são naturistas e espero que a exceção não se torne a regra.

  5. já visitei diversas vezes esta praia, de fato o ambiente é agradável e tinha outras pessoas na praia que não eram adeptas da prática, mas que estavam lá, todos se respeitando, sou de Paraty e moro em SP já fazem 9 anos, e o que acontece na maioria das vezes, são pessoas que vem de fora, muitas das vezes estrangeiros e querem criar raíz e tomar conta do lugar, a praia é pública e não vejo nada de errado na prática do naturismo desde que haja respeito com quem está no mesmo espaço.

  6. Estive na praia Brava em Trindade deoois do Carnaval foram quatros dias maravilhosos valeu cada segundo estar lá quero voltar mais vez …isso não tem preço…..Também não vi ninguém incomodado por nós ver nu

  7. Estou exatamente agora em Trindade e teu post me inspirou a vivenciar a natureza daqui sem tantos “fardos”. Obrigado pelas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Preços em Noronha - Quanto custa conhecer o paraíso

Preços em Noronha: Passeios, mercado, restaurantes, táxi, etc

Roteiro perfeito para conhecer o Jalapão em 7 dias