in

Planejando a sua viagem com sucesso

O segredo do planejamento bem sucedido é começar o mais cedo possível. Trabalhando em uma contagem regressiva a partir da data em que deseja viajar, monte um calendário de prazos para finalizar todos os arranjos necessários. Deixe uma boa folga de tempo para o processamento de itens oficiais como passaportes e vistos, no caso de viagem ao exterior.

Documentos de entrada

Alguns destinos não exigem visto ou passaporte. Outros são rígidos e levam tempo para processar essa documentação. Talvez peçam que você forneça referências, um certo número de fotos de determinado tamanho, cópias de sua certidão de nascimento, atestados de vacinação, declarações profissionais ou financeiras e uma passagem aérea de volta. Verifique qual a papelada necessária antes de dar entrada no pedido e tente descobrir quanto tempo o processo demorará. Alguns países exigem que você faça o pedido pessoalmente em sua embaixada. De modo geral, é mais prudente obter todos os vistos antes de iniciar a viagem.

Passagens aéreas

Tarifas aéreas incluem passagens comuns de diferentes classes (primeira, executiva e econômica), passagens apex (que precisam ser reservadas com antecedência e não costumam acomodar mudanças de planos) e tarifas charter. Além disso, há passagens volta ao mundo, que permitem escalas em vários lugares. Passagens charter são baratas, mas o vôo pode estar cheio, atrasar ou ter péssimo horário de pouso. Se estiver levando equipamento pesado, uma passagem que inclua um generoso limite de peso pode lhe poupar algum dinheiro.

Dinheiro estrangeiro

Devido ao câmbio negro, alguns governos exigem que você troque moeda pelos canais oficiais e tenha documentos atestando a transação. Ademais, bens estrangeiros tendem a ter alto valor e, ao sair de um país, podem lhe pedir que prove que não vendeu nada por lá. Faça diversas cópias de uma lista datilografada, assinada pela alfândega de seu país, de tudo o que você carrega, com números de série, datas e locais de compra e preços. Esse documento o ajudará a lidar com qualquer questão alfandegária e também poderá ser útil em caso de roubo ou indenização de seguro.

Precauções médicas

As vacinas de que precisará variam com o seu destino; esquemas de vacinação podem levar semanas. Você também deve alocar tempo para check-ups e qualquer tratamento dentário antes de partir. Não abra mão de um bom seguro médico porque tratamentos em outros países às vezes são bem caros, e um dispendioso transporte médico para casa pode ser inevitável se você tiver algum problema de saúde sério. Embora um seguro de viagem seja facilmente adquirido, um seguro médico tende a ser mais demorado e exigir um check-up prévio.

Treinamento físico

Exercício e treinamento físico são bons para todo mundo, e uma viagem de mochila é um ótimo motivo para começar. Não é sensato pular direto de um emprego sedentário para uma mochila pesada em terreno ruim; você deve, primeiro, entrar em forma, depois se acostumar a andar boas distâncias calçando botas e levando peso. Entrar em forma precisa ser um trabalho gradual, ao longo de pelo menos três meses. Se você tentar conseguir demais em um espaço de tempo muito curto, pode facilmente se machucar e estragar a sua viagem. Treinamento também ressalta as suas limitações físicas, tornando-o menos propenso a se exceder.

Roupa adequada

Sua escolha de roupa e calçado é, em grande parte, determinada pelo clima e pelo tipo de terreno pelos quais estará viajando. É essencial conversar com pessoas experientes. Você pode comprar as suas camadas internas de roupa por um preço razoável em qualquer boa loja. Bons itens resistentes a intempéries, como botas, jaquetas e roupas insuladas, roupas resistentes e leves para a selva ou itens que retêm o calor para noites no deserto são caras e devem ser adquiridos em lojas especializadas. Compre botas alguns meses antes de viajar e amacie-as antes de partir.

Auxílios de navegação

Mapas de locais distantes podem ser difíceis de achar: procure-os com antecedência. Alguns países limitam a distribuição de seus mapas por motivos de segurança, enquanto outros só têm mapas desatualizados. Compre qualquer bom mapa que encontrar porque eles podem não estar disponíveis quando você chegar lá. Obtenha uma boa bússola do tipo Silva e treine com ela perto de casa. Perder-se em lugar seguro pode der uma aula preciosa. Depois de praticar navegação, você pode comprar uma bússola de visada caso for se distanciar muito de estradas.

Equipamento de camping

Antes de gastar dinheiro, empreste itens de camping para teste em viagens de fim de semana. Compre apenas quando souber exatamente o que precisa. Informe-se sobre todo tipo de equipamento nas lojas, não só o que você pensa comprar. Ouça o que os vendedores dizem, mas não se deixe levar contra o seu bom senso pondo mais peso na mochila. Itens caros ficam mais em conta nas liquidações de fim de temporada. Lembre-se de que combustível para fogareiros é proibido em aviões: compre um modelo para o qual haverá combustível em seu destino.

Companheiros de viagem

Booking.com

O ideal é que as pessoas em um grupo tenham habilidades complementares. Expedições de teste detectam preferências e limitações individuais, ajudam a equipe a se entrosar e permitem que os membros compartilhem seus conhecimentos de primeiros socorros, escalada, equipamento, fotografia e outras áreas. Não é prudente entrar em uma trilha com completos estranhos: eles podem ser irresponsáveis em uma crise ou fazê-lo sentir-se isolado ou solitário. Até mesmo amigos podem se comportar de maneira imprevisível numa trilha. Se você se juntar a um grupo desconhecido, faça todos os esforços para conversar com todo mundo quanto antes.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Arrumando sua mochila de caminhada

Quem pode praticar trekking