in

Passeios que o carioca ainda não conhece

Sou carioca, nascido e criado em um Rio de Janeiro um pouco diferente dos dias de hoje. Apesar de ter passado boa parte da minha vida em uma Zona Norte que ainda era possível conversar até tarde no portão, acabei por morar em outro Estado, agora o Rio Grande do Norte. Rio por Rio, o primeiro é mais bonito, tem mais atrativos e o segundo perfeito para morar, trabalhar e viver. E viver com todas as letras!

Existem passeios e programas que, por incrível que pareça, o carioca comum desconhece. Sim, acredite! Um amigo me contou que a Marinha tinha um passeio de barco pela Baia de Guanabara e que isso era bem bacana, pois tinha toda a parte histórica e que ainda eu poderia complementar o passeio com uma visita a um submarino – entrar nele de fato! Sabia que este passeio tinha vagas limitadas e por ter um “interesse cultural” de escolas, muitas vezes o ingresso era algo complicado de se comprar.

De posse de todas essas informações, comprei o jornal e liguei. Era quinta feira dia 17 de Maio. Me informaram que ainda tinha vaga mas que os ingressos começaram a ser vendidos às 11h e dependendo da hora que eu chegasse, talvez não encontrasse mais. Mesmo assim saí de casa com destino final a Praça XV. Estacionar não foi fácil. Precisei passar por toda a praça XV e estação das barcas. Passar também pelo Aeroporto Santos Dumont. O retorno é quase no centro, após a embaixada dos EUA. Retorno feito, escolha o estacionamento das Barcas. Entre ali, você vai entender. Vá até o final. Existem dois, o barato e o caro. Dependendo do horário, o estacionamento barato estará lotado e o caro, com direito a manobrista estará de braços abertos lhe esperando. Na verdade nem tão caro. Paguei 8 reais para ficar estacionado por todo o passeio e as visitas. Achei que valeu a pena.

djleo_sub2

Entrei no Espaço Cultural da Marinha – uma caminhada leve em direção ao CCBB mas pela orla. Sim, ainda havia ingresso! Se não me engano 8 reais por um passeio de 1 hora e meia com guia! O barco é grande, limpo e seguro. Assim que começamos a nos movimentar a guia começou a sua exposição de fatos históricos, aliás muito interessante. O barco saiu da Praça XV e foi até a praia de botafogo, fazendo uma curva em direção a Niterói e mais explicações sobre os fortes construídos na baia e suas curiosidades.

O pouco balanço do barco favoreceu quem talvez ficasse um pouco mareado, o que não aconteceu com ninguém. Observar as construções antigas e junto a elas os prédios inteligentes do Rio me fizeram imaginar um rio antigo, imaginar toda aquela área sem os prédios e toda aquela coisa comercial e louca da vida moderna. As histórias da guia também ajudam a levar seu pensamento ao passado. Imaginar toda aquela área do aeroporto e do aterro do Flamengo sem o dito aterro. Acredite, você faz uma viagem!

E aquela ilha na entrada da baia de Guanabara? Você sabia que lá já foi um presídio? O que? Você nem sabia que existia uma ilha na entrada da baia? Ah, vai me dizer também que não sabia que Tiradentes ficou preso na ilha das cobras e que lá antes de ser utilizada por militares já foi um mosteiro? Bom, eu não sabia e agora sei disso e muito mais! O passeio vale muito a pena para você e toda a sua família! Acredite!

Serviço:

Espaço Cultural da Marinha
Visitação das 12h às 17h de Terça a Domingo
Av. Alfredo Agache, s/n, Centro, próximo à Praça XV
Telefones: (21) 2104-9165 / 6992
Entrada Franca ao Espaço Cultural. Passeio pago à parte.

Autor: Léo Carioca
E-mail: [email protected]
Site: http://www.djleo.com.br

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Brasil: A 59º potência turística do mundo? Por quê?

Ilha Grande para a Família