in ,

Parque Nacional de Jericoacoara – CE

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002, a partir da recategorização parcial da àrea de Proteção Ambiental criada em 1984, e teve seus limites redefinidos em junho de 2007.

Tem como objetivo proteger amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação e interpretação ambiental e turismo ecológico.

O Parque Nacional é admistrado pelo Institulo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A gestão da unidade é participativa junto às comunidades do entorno. Possui um Conselho Consultivo composto por representações da sociedade civil organizada e instituições governamentais, de forma paritária.

As ações são desenvolvidas a partir dos seguintes programas:

  • Monitoramento e Fiscalização;
  • Uso Público;
  • Educação Ambiental;
  • Comunicação.O Parque Nacional é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.No Parque é PROIBIDO:
  • Trafegar com veículos motorizados nas Dunas e Serrote, na Praia da Malhada, fora das trilhas e acima de 60km.
  • Retirar ou causar dano a animais silvestres, plantas, conchas, pedras, areia e barro.
  • Escalar a Pedra Furada.
  • Jogar Lixo.O não cumprimento destas normais implicará em multa e outras sanções conforme a Lei nº 9.985/00 – SNUC e Lei nº 9.605/98 – Crimes Ambientais.

Não se esqueça: “Tire somente fotografias e deixe somente pegadas”

Atrações

O Parque possui diversos atrativos que são visitados por um grande número de turistas.

Dentre eles destacamos:

  • A “Pedra Furada”, formação rochosa considerada um ícone de Jericoacoara e que é divulgada com uma das principais paisagens do Parque Nacional;
  • O serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da vila de Jericoacaora e, apresenta o ponto culminante do Parque Nacional, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros;
  • O campo de dunas, uma visão impressionante que se estende por quase toda a extensão do Parque Nacional, com destaque para a “Duna do Pôr-do-Sol” de onde se pode acompanhar o pôr do sol no mar.
  • Passeio Ecológico nos manguezais, onde se visualiza cavalos marinhos em seu habitat natural.
  • As lagoas temporárias formam uma atração à parte e são utilizadas para banhos e ultimamente para esportes náuticos como kitesurf;
  • As praias são a maior atração do Parque Nacional. Há praias bem frequentadas, isoladas e locais para a prática de esportes náuticos como: kitsurf, windsurf e surf.
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

O que fazer em Jericoacoara – CE

Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses – MA