in ,

Parque Estadual dos Três Picos – Vocação natural para a aventura

Em Junho de 2002, foi criado o Parque Estadual dos Três Picos, que se estende por terras dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Nascia assim com seus 46.350,00 hectares o maior parque estadual do estado do Rio de Janeiro . A criação do parque, que tinha por objetivo a preservação da porção de Mata Atlântica que detêm o maior índice de biodiversidade do estado, terminou por revelar à população um espaço que já era conhecido por alpinistas desde a década de quarenta, devido às inúmeras vias de escalada em suas várias formações rochosas. O maior cartão postal do parque é sem dúvida o conjunto de montanhas que dá nome ao lugar: os picos menor, médio e maior – topo da serra do mar com 2.316 metros – ladeados pela Pedra do Capacete formam uma inesquecível paisagem que pode ser avistada desde a estrada que dá acesso ao parque, e continua visível de quase todos os pontos dentro da reserva.

Contando com várias opções de escalada e caminhada, os Três Picos são conhecidos como a Meca dos escaladores, atividade que tem o auge da sua temporada durante os meses de inverno. É nessa época do ano que os diversos abrigos de montanha e áreas de camping são ocupados por alpinistas e montanhistas em busca de adrenalina e das belas cenas que a região proporciona aos seus visitantes. Seja escalando as enormes paredes de pedra ou caminhando pelos vales e montanhas da região, é possível observar a magnitude da Mata Atlântica que se junta ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos formando um corredor de preservação na região central do estado.

roger_3picos_01 roger_3picos_02

Um dos maiores atrativos do parque é a capacidade de proporcionar aos visitantes variadas opções de lazer. Desde simples caminhadas para observação ou fotografia das belas imagens que surgem em profusão diante das lentes, até escaladas que exigem experiência e bom preparo físico dos aventureiros que pretendem chegar aos pontos menos acessíveis da região. Com um pouco de esforço chega-se a locais de onde se pode observar a região litorânea do estado, circundada pela infinita cadeia de montanhas que compõe a região serrana fluminense.

roger_3picos_03 roger_3picos_04

Por se tratar de uma área de preservação e recuperação de mata nativa, são desenvolvidas permanentemente ações de conscientização na região, com objetivo de mostrar à população local e aos visitantes a importância da conservação da flora e fauna locais. As trilhas e seus acessos são bem sinalizados, diminuindo o risco de erros que comprometam a segurança dos passeios, mas ainda assim é necessário que se tenha atenção, pois como todo ambiente natural a região impõe obstáculos que devem ser superados com prudência evitando-se acidentes.

roger_3picos_05 roger_3picos_06

O acesso ao parque é feito através da RJ-130, rodovia que liga as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo. Por volta do Km 47, próximo ao mercado do produtor – CEASA – deve-se deixar a estrada e seguir em direção ao Circuito Três Picos. A partir daí a maior referência será o colégio Ibelga. Bem sinalizado por placas, o caminho leva diretamente à entrada do parque. Lá se encontra um posto de informações onde deve ser feito o registro dos visitantes.

roger_3picos_07

Agora basta escolher uma das opções e seguir para uma aventura que deixará marcas profundas na memória daqueles que tem a chance de assistir ao sol nascendo ou se pondo nos vales, passar uma noite sob as estrelas, pensando em como é preciso pouco para que nos sintamos livres e felizes…

“Tire apenas fotografias, deixe apenas pegadas e leve para casa apenas suas memórias.”

Autor: Roger Palomo
E-mail: [email protected]
Site: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6647937310289455106

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ilha do Desejo, coloque em seu roteiro de viagem pela Bahia

Trem de passageiros da Vale, em MG. Foto: Renan Carvalhais

Viagens de trem: 7 roteiros para conhecer RJ, ES e MG sobre trilhos