Ostel Hostel, um albergue socialista em Berlim





Em 1989, eu vi pela TV um fato que marcou o mundo: A queda do muro de Berlim. Naquela época eu era um pirralho e logo não compreendi a razão daquela euforia embora tinha consciência que era um acontecimento muito importante. Anos depois, já ciente do assunto, me tornei interessado nesse período que para uns foi bom e para outros péssimo (não me refiro ao muro, mas sim ao regime). Fiquei imaginando como deveria ser a vida em linhas gerais no lado socialista antes da reunificação, o filme “Goodbye Lenin” dá uma ideia de como foi essa transição.

Durante um mochilão pela Europa em abril passado, decidi conhecer de perto o muro e ficar um pouco pela cidade. Eis que descubro por acaso um albergue em Berlim totalmente ambientado no regime socialista, não pensei duas vezes e lá fiquei por duas noites. O Ostel Hostel.

Localizado no bairro alternativo no distrito de Friedrichshain, o prédio de cores vibrantes tenta passar talvez uma imagem mais alegre substituindo o cinza concreto daquela época. Toda a mobília dos quartos e inclusive da recepção são daquele período, um trabalho minucioso de deixar qualquer diretor de arte de cinema de queixo caído, além disso alguns quartos são temáticos como por exemplo o “Holiday Camp”.

Uma foto de Erich Honecker (ex-presidente da República Democrática Alemã/Deutsche – GDR) estampa a recepção e também alguns cômodos. Ficar no Ostel é viajar no tempo, é sentir uma atmosfera diferente de um período que não vivemos mas que podemos ter pelo menos uma noção de como era com base nesse “cenário” real que esse albergue em Berlim proporciona.

O prédio construído em 1986, cuja a última reforma aconteceu em 2007, possui 6 andares com 24 quartos em cada bloco. Muito próximo dali, esta o East Side Gallery, local que preserva a maior parte do Muro de Berlim; Embora a cidade seja ultra moderna, optei por conhecer esse outro lado de Berlim, cujo o passado jamais será esquecido.

Viver por alguns dias em um albergue em Berlim que remonta uma outra época, há alguns metros de uma parte do muro e estendendo a visita ao DDR Museum (museu exclusivo com um vasto acervo de objetos, fotos, cenários, filmes, carros da GDR, etc) foi de certa forma voltar ao passado, “revivendo” uma época que não vi.

Embora o valor da diária do Ostel esteja longe de ser “socialista”, ainda assim vale a visita.

Ostel Hostel – Albergue em Berlim
Wriezener Karree 5 / 10243 Berlin
Fon: +49 30 25 76 86 60
Fax: +49 30 25 76 88 07
Email: contact@ostel.eu
Site: http://www.ostel.eu

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



André Araújo: André Araújo é carioca, morador de Niterói, adora viajar para lugares comuns e incomuns, curte trilhas, trekking, animais, natureza, naturismo, camping e fotografia! Frase: "Meu horizonte é onde vou estar amanhã".
Posts Relacionados