in

O Snorkel é diversão garantida

Se você não lembra dele, com certeza já ouviu falar do snorkel com uma bolinha de pingue-pongue no alto do canudo que impede a entrada de água. Na submersão, a bolinha flutuava e tampava a entrada. Claro, o sistema rudimentar não era perfeito e a tal esfera acabava mesmo na mesa, esmurrada por um par de raquetes — a sua função original, ora bolas.

O equipamento

Típico dos anos 60, esse sistema já antecipava uma tendência que tem chamado a atenção no snorkeling: o snorkel seco. Ao lançá-lo no mercado, os fabricantes procuraram atender acima de tudo a mergulhadores iniciantes. Eles costuma se sentir incomodados por fato de submergir e depois ter de esgotar a água, seja pelo alto do cano (literalmente soprá-la, como as baleias), seja por válvulas facilitadoras, abaixo do bocal. Hoje, há vários tipos disponíveis no mercado. Cada um com um sistema diferente para impedir a entrada de água. De olho no segmento, a brasileira Fun Dive foi a primeira a colocar nas lojas um modelo do chamado dry snorkel.

Há modelos em que a espécie de cachimbo no alto do tubo direciona a água para fora, conforme entra em contato com ela. O da Fun Dive tem estilão próprio. Se assemelha em conceito no da bolinha de pingue-pongue, no entanto, muito mais evoluído. Na peça superior há uma tampa com o-ring que se movimenta, de acordo com a performance do mergulhador e impede a entrada de água. Tudo, a princípio, muito simples.

O Teste

Para testar o equipamento, fizemos os procedimentos básicos, de um snorkeling tradicional com uma mergulhadora novata, a modelo Natália Dantas.

No começo, flutuação e pequenas imersões. Até aqui tudo bem. Embora o cano seja largo, mais adequado para pulmões masculinos do que femininos, a mergulhadora respira sem problemas. Claro, é preciso considerar que, como a entrada é restrita, o esforço respiratório é maior — mais ou menos como acontece quando o regulador não está balanceado. Ela submerge. Nada de água. O snorkel é mesmo totalmente seco. A vávula de esgotamento na parte inferior parece totalmente desnecessária.

A coisa começa a complicar um pouco quando partimos para manobras mais radicais. Golpe de pato. A mergulhadora afunda; o o-ring impede a entrada de água. No entanto cria um vácuo que parece sugar a língua para dentro do snorkel e a reação vai aumentando, conforme seguimos para o fundo.

Não, a solução não é apenas emergir. Quando a manobra é feita assim a válvula continua travada e não libera o fluxo de ar, mesmo na superfície. Descobrimos que é necessário reservar um pouco de ar nos pulmões para assoprar o snorkel, retomar o fluxo normal de ar e liberar a válvula. Fazendo tal procedimento, o equipamento funciona.

A nossa conclusão é que, embora inventivo (e útil para quem realmente tem horror a água), o equipamento traz mais um efeito psicológico do que prático. Mas essa questão, digamos, é mais pessoal. De qualquer forma, se você comprar e não gostar, o cachimbo superior pode ser retirado (e recolocado posteriormente) com um puxão. De resto, o dry snorkel da Fun Dive é feito em plástico de boa qualidade, tem válvula de esgotamento eficiente, cano com boa ergonomia e bocal de silicone, que evita a fadiga da mandíbula.

Fonte: Revista Mergulho

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Lista de Equipamentos para Mergulho

Points de Mergulho na Bahia