in

O que fazer no Petar – SP

O Petar é um parque natural, que está dividido em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Está caracterizado pelas suas cavernas e galerias subterrâneas. Tem mais de trezentas covas pré-históricas no seu magnífico parque ecológico.

Existem cavernas que medem até 6 quilômetros de comprimento, como a Caverna Santana, cujas galerias formam um complicado labirinto. Também existem muitas cavernas que não podem ser visitadas, pelo risco que apresentam ao turista.

É obrigatório o uso de capacete e de lanterna. A experiência é uma viagem por um mundo silencioso, escuro e certamente inesquecível. É um lugar ideal para caminhadas e trekking, exploração de cavernas, espeleologia, boia – cross, camping e outras atividades ao ar livre.

BOIA-CROSS

Boia Cross no Rio Betari: Atividade aquática que nasceu nas cavernas do PETAR na década de 70. Com as câmaras amarradas, desce-se um trecho de 2 Km pelo Rio Betari (Nível 01). É necessário alguns equipamentos de segurança, como capacete e colete. Vindo ao PETAR não deixe de fazer o Nível 01, nas águas cristalinas do Rio Betari. Agora se quiser mais adrenalina, tem que fazer o Nível 02.

Duck no Rio Betari: Atividade que é feita sobre um bote inflável, onde é transporta até 2 pessoas. Com ele é possível “vencer” corredeiras mais fortes e grandes quedas d´agua. É feito no Rio Betari ou no Rio Ribeira de Iguape. Mas os rios precisam estar com um volume bom de água, para que eles não enrosquem nas pedras.

CAMPING

Os campings acabam sendo uma ótima opção para quem quer gastar pouco ou prefere se manter mais em contato com a natureza. No PETAR existem alguns campings, todos muito simples e com ambientes familiares.

Veja a relação abaixo:

  • Camping Benjamim – (15) 3556 1510
  • Camping do Chita – (15) 3556 1454
  • Camping do Dema – (15) 3556 1501
  • Camping João Gaúcho
  • Camping dos Mottas – (15) 3556 1452
  • Camping 3 M
  • Camping Vale das Orquídeas – (15) 3556 1445

CANYONING

Nada mais é que uma atividade de rapel em cachoeira. Alguns equipamentos são diferentes do rapel tradicional. As vezes é necessário utilizar um rapel guiado (outra corda) para desviar o praticante das fortes águas das cachoeiras. É uma atividade recompensada por muita adrenalina e no final sempre por um bom banho de cachoeira. No PETAR o cascading mais alto é de 48 metros de altura (Cascading Cachoeira Arapongas) e o mais praticado é o das Cachoeiras do Sem Fim, por ser pequeno (10 metros) e de fácil acesso.

petar-sp-12

ESCALADA

Em algumas cavernas é necessário utilizar técnicas de escaladas para vencer alguns obstáculos. A caverna preferida dos escaladores é a Caverna do Ouro Groso. Ela possui vários pontos que são necessários escalar para poder continuar a visitação.

Técnicas Verticais em Cavernas: É a soma de algumas técnicas ou atividades, como o rapel (utilizado para descer) e técnicas de Ascensão (subida). As ancoragens da corda, pontos onde prende-la, os tipos de equipamentos para serem usados nesse ambiente, são levados muito a sério para essa atividade. Desceu tem que subir. Como?! Para isso aprende as Técnicas Verticais.

ESPORTES RADICAIS

Local mais perfeito para a prática de esportes radicais como no PETAR, acredito que não exista. Opções não faltam.

Rapeis de mais de 250 metros de altura, dentro e fora de cavernas, tirolesas, bóia cross, acqua ride, duck, bike, trekking, escaladas e mergulhos dentro de cavernas, cascading, canyonig, corrida de aventura e espeleo. São algumas das atividades que a região oferece.

Sabiam que o Bóia Cross / Acqua Ride nasceu no PETAR?! Surgiu no início da década de 80. Com exploradores que utilizam câmaras de “pneus de fuscas ou caminhões” para levar seus equipamentos (câmera fotográfica, carbureto e roupa seca) para dentro das cavernas.

Até que um dia um grupo de amigos resolveu seguir as águas do Rio Betari, que passa pelo Núcleo de Santana, até o bairro. Bom, pra que vir andando pelo rio?! Só deitar nas bóias e deixar o rio levar.

A partir de então, todos que vinham ao PETAR queriam fazer o mesmo. Aí nasceu esse esporte. (Reconhecido pela Associação Brasileira de Esportes Aquáticos e pela Associação Brasileira de Acqua Ride – ABAR).

Algumas dessas atividades como rapel e o bóia cross nível III encontram-se impossibilitadas de se praticar atualmente dentro das áreas do parque. Por isso havendo interesse, deve-se comunicar com antecedência a direção do PETAR para verificar a possibilidade.

De qualquer forma essas atividades devem ser feitas por pessoas experientes e acompanhas sempre por um monitor local.

Veja alguns dos esportes que são possíveis de se praticar no PETAR.

Espeleo: Com certeza a atividade mais praticada no PETAR. Quem estando aqui na região não entrou numa caverna?! Existe o Espeleo mais light, que é aquele que se faz ao entrar em toda caverna e existe o que é feito por quem está explorando novos “Salões” ou novas cavernas, esse é mais arriscado. É uma atividade que deve ser feita no mínimo por 03 pessoas e com muitas técnicas de escaladas, rapeis…

Tirolesa: Técnica utilizada também para vencer obstáculos, parecida com os rapeis. Com ela é possível passar de um lado ao outro dos “Salões” das cavernas ou cruzar os rios.

Corrida de Aventura: É esporte de competição que reúne um conjunto de atividades, como rapel, bóia cross, tirolesa, canoagem, bike, trekking e espeleo. O PETAR tem se destacado em nível nacional, sendo um local perfeito para a pratica desse esporte de competição.

petar-sp-1

EXPLORAÇÃO DE CAVERNAS

O Petar é caracterizado pela grande quantidade de cavernas que abriga, mais de 300. Algumas com salões gigantes, dunas, cachoeiras, abismos de até 240 metros de profundidade, “quebra-corpos”, escaladas e mergulhos. Cavernas “molhadas” e “secas”. Opções não faltam, para todos os gostos e níveis.

Aqui está a caverna com o maior pórtico do mundo, a Caverna Casa de Pedra e também a Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de SP, com mais de 7 km de extensão e, considerada por muitos a oitava maravilha do planeta, por abrigar alguns salões com espeleotemas “divinos”.

Nem todas as cavernas são abertas à visitação e mesmo assim, as que são abertas possuem áreas de uso intensivo (qualquer visitante pode ir), uso extensivo (nem todos podem ir, somente com uma prévia autorização da direção do parque) e uso restrito (totalmente fechadas à visitação). Isso faz com que o número excessivo de visitas não degradem esse rico e frágil ambiente.

RAPEL

Rapel é uma atividade utilizada para se “vencer” obstáculos, seja uma ponte, paredão ou para se chegar ao fundo de uma caverna. No PETAR há rapeis dentro de cavernas, com mais de 240 metros de altura, comparado à um prédio de 80 andares de altura. Está temporariamente proibida a realização de rapeis dentro das cavernas do PETAR.

Rapel em Boca de Cavernas e Paredões: Com técnicas de descida, é praticado no PETAR alguns rapeis de até 250 de altura, em bocas de cavernas e em paredões de calcáreo. Sem dúvida é uma atividade que causa muita emoção ao praticante.
Na região há muitas opções.

TRILHAS, MIRANTES E OUTROS ATRATIVOS

Além das inúmeras cavernas e cachoeiras, existem no PETAR outros atrativos, como os “mirantes”, trilhas ecológicas, visita ao Centro Histórico da Cidade de Iporanga, artesanato em barro e a Casa do Artesão da Cidade de Apiaí, “Observação de OVNIs”, passeios de canoas no Rio Ribeira de Iguape e luais com fogueiras na beira do Rio Betari.

Não se contentou com tantas cavernas e cachoeiras? Escolha um desses atrativos e conheça mais sobre a rica cultura da região.

Alguns dos atrativos:

Mirante da Boa Vista: Avista-se todo o Vale do Rio Betari. No fundo estão algumas das principais cavernas e atrativos do parque. Lugar magnífico. O pôr ou nascer do sol é algo que provoca arrepios. Agora, observar a noite desse ponto da foto, faz você se sentir entre as estrelas, entre o céu.

Acesso de carro pela estrada Apiaí-Iporanga. 20 min.

Mirante do Núcleo de Santana: Vista do Vale do Rio Betari. Ao fundo estão as cavernas de Santana, Morro Preto, Couto e Água Suja. Observam-se os paredões de rocha cálcarea no vale.

Acesso pelo Núcleo de Santana. Carro ou caminhando. 5 min.

Trilha do Rio Betari: Com certeza a trilha mais linda que há no PETAR. Toda ela é pela mata ciliar que protege o Rio Betari. Cruzando o rio em alguns pontos e passando em frente à bocas de algumas cavernas, como a Caverna da Água Suja e Cafezal, indo terminar nas Cachoeiras das Andorinhas e Betarizinho. Ótima para se fazer fotos da fauna e flora da região. Avistam-se bandos de Bugios, macacos, pacas, lontras e muitas aves.

Acesso pelo Núcleo de Santana. Percurso de 2 hs de caminhada.

Piscina do Rio Betari: Local ideal para dar um mergulho. Fica no ao lado das principais pousadas e campings do PETAR, no Bairro da Serra. No verão é local de encontro de toda a comunidade e ponto de partida para a atividade de Bóia Cross (Nível 01).

Localiza-se no Bairro da Serra, trilha para o Núcleo do Ouro Grosso.

Lual na Beira do Rio: Após um longo dia de caminhadas, nada melhor que reunir a galera e ir fazer um lual na beira do Rio Betari. Fogueira e violão, combinação perfeita.

Melhor lugar: ao lado da Piscina do Rio Betari, caminho do Núcleo Ouro Grosso.

Quilombo do Ivaporunduva: Os quilombos são registros de uma belíssima história de lutas e de organização e respeito, do homem. Retratam séculos de convivência harmoniosa.

O Quilombo do Ivaporunduva é uma mostra clara disso. Hoje possuí estruturas e monitores formados para atender grupos de escolas. Não deixe de conhecer um pouco sobre nossa história.

Localiza-se na estrada entre Iporanga-Eldorado. Para chegar é necessário atravessar o Rio Ribeira de canoa de madeira ou de balsa.

Centro Histórico da Cidade de Iporanga: O “homem-branco” chegou onde hoje é a cidade de Iporanga, em 1576. Hoje já são quase 500 anos de histórias. A cidade possui um centro histórico tombado e considerado um patrimônio da humanidade, pela UNESCO / ONU.

A Igreja Matriz é o símbolo, ao lado de casarões do século passado.

Observação de OVNIs: Tema intrigante e totalmente estranho. Todos acham o mesmo até presenciarem alguns fenômenos de luzes que ocorrem no Vale do Rio Betari, mas a dúvida continua, o que seriam as ‘bolas de fogo’ sobrevoando o vale?!

Centenas de moradores locais e turistas já presenciaram esse acontecimento. Vindo ao PETAR, separe uma noite para ir até o Mirante da Boa Vista e observar esse fenômeno nada estranho.

Mirante do Bairro da Serra: Avistam-se todo o Bairro da Serra. Ao fundo vê-se o Rio Betari, todo sinuoso, correndo por entre as montanhas. Dá prá ouvir o canto dos galos e o som do próprio rio.

Localiza-se numa propriedade particular, no Bairro da Serra. Trilha de acesso de 1 km ou 30 min.

petar-sp-4

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Onde ficar no Petar – SP

Saiba mais sobre o Jalapão – TO