A Praia do Forte é um vilarejo que dista 80 quilômetros de Salvador na Bahia seguindo pela Estrada do Coco. Um pequeno vilarejo que pertence ao município de Mata de São João.
São 12 quilômetros de praia, com muitas piscinas naturais, um verdadeiro paraíso para quem quer curtir boas praias e um bom descanso. Um destino imperdível na Bahia. A charmosa Vila da Praia do Forte repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo para conhecer o local. A noite na Praia do Forte me lembra um pouco o clima de Búzios no Rio de Janeiro, com muito barzinhos e restaurantes rústicos, com boa comida, e música boa.
Eu particularmente sempre vou quando quero curtir uma praia com águas calmas e quentinhas. Agora vou dividir um pouco desse lugar com vocês.
Conheci este lugar em 2012 quando morei em Salvador, o povo da Bahia conhece bem a Praia do Forte. Um final de semana é o ideal e ainda vai deixar aquele gostinho de quero mais.
Eu cheguei em uma sexta-feira de manhã, deixei minhas coisas na pousada e fui a praia localizada logo a frente da pousada e comecei a seguir meu roteiro que segue abaixo:
Piscinas Naturais
As piscinas naturais da Praia do Forte são um espetáculo a parte, durante a maré cheia, o mar encobre um enorme platô de pedra que cerca as praias. Quando a maré esvazia formam-se várias piscinas nesse platô, com águas quentinhas e lindos peixes coloridos.
As praias contam com barraquinhas que vendem águas, refrigerantes, acarajés, caipirinhas e alugam máscaras para mergulhar. Minha praia preferida é a Praia do Lord a que me refiro acima. A vila é pequena todas as praias ficam próximas e você acessa a pé mesmo. Não precisa de carro para nada, pois se trata de uma pequena vila.
A Praia do Porto fica em frente à igreja de São Francisco de Assis e repleta de barracas que servem comidas baianas. Lá ficam atracados os barcos de pesca. Quase uma baía, ideal para nadar e para a farra da criançada.
A noite na Vila
Na rua principal que corta o vilarejo encontra-se os barzinhos e restaurantes. Com um charme ímpar, rústicos e repletos de gente bonita e comidas gostosas. Como falei acima acho muito parecido com estilo de Búzios, todavia com os preços bem mais em conta.
E são diversas opções para você sentar e comer desde uma pizza, cachorro quente alemão ou até uma boa moqueca baiana. Eu tenho que confessar que meu ponto fraco é o delicioso bolinho de peixe que eu só encontro lá. Nunca achei em outro lugar um bolinho de peixe tão gostoso como o da Praia do Forte.
Projeto TAMAR
O projeto TAMAR da Praia do Forte é bem legal, ao visitar você vai poder ter acesso as tartarugas enormes protegidas pelo projeto e o mais interessante que é a hora de alimentação dos tubarões. Os tratadores alimentam os tubarões no tanque podendo ser acompanhado pelos visitantes.
Sendo assim, digo a vocês que este é um destino paradisíaco pouco explorado. Com uma infraestrutura excelente de bares, restaurantes, pousadas, resorts e hotéis. A vila é muito tranquila sem relatos de violência ou assaltos. Vale muito a pena incluir a Praia do Forte no seu próximo roteiro.
TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS
- HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
- GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
- NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.
Ver Comentários (2)
Muito boa matéria!!!!!
Obrigado Leonardo !!!!! O lugar é muito bom.