in

O que fazer em Porto de Galinhas – PE

Por terra ou mar, os passeios são as grandes atrações de Porto de Galinhas. Os de bugre permitem conhecer grande parte das praias, enquanto as jangadas levam às piscinas naturais repletas de peixes coloridos. Já os barcos apresentam a deserta ilha de Santo Aleixo, perfeita para mergulhos profundos.

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região. Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.

Os cenários paradisíacos de Porto de Galinhas não são apenas para contemplar. Os bons ventos, as piscinas naturais e os picos com boas ondas incentivam à prática de esportes como o surf e o kitesurf realizados na praia de Maracaípe; esqui aquático, wakeboard e jet-ski na praia de Muro Alto; e mergulho profundo na Ilha de Santo Aleixo, repleta de naufrágios. A região é generosa também com os amantes do ecoturismo, oferecendo atividades como trilhas, cavalgadas ecológicas e visita aos manguezais do Pontal de Maracaípe.

Badalação

Nem só do dia vive Porto de Galinhas. A noite também é agitada e pode começar com um jantar no pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos, na praia de Maracaípe. Em seguida, deixe-se levar pela animação dos bares com música ao vivo e das boates itinerantes montadas no centro e que oferecem os mais variados estilos – de funk a música eletrônica, passando por MPB e jazz. Nos finais de semana, o tradicional forró do Palhoção reúne nativos e turistas.

Compras

Por toda a vila – em especial na Rua da Esperança – há lojinhas, barraquinhas e galerias que oferecem peças típicas confeccionadas pelos artesãos locais. Além das tradicionais galinhas de cerâmica há entalhes em madeira, pinturas em tecidos, quadros, cintos, bolsas, redes, mantas, tapetes e bordados. Instrumentos musicais, como tambores de maracatu, pandeiros artesanais e flautas de bambu, também estão à venda.

porto-de-galinhas-17

Igrejas e Engenhos

O município de Ipojuca, a 20 quilômetros da vila, guarda construções históricas e religiosas do século XVII que merecem uma visita. Entre os atrativos estão a igreja e o convento de Santo Cristo e a igreja do Outeiro – que exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo. A cidade abriga também interessantes engenhos – o Canoas, construído há mais de duzentos anos, continua produzindo mel, rapadura e cachaça de maneira artesanal. Já o Engenho Gaipió deixou como herança um imponente casarão datado de 1863. Em perfeito estado de conservação e com exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais revela como viviam os fazendeiros da região.

Igreja do Outeiro

A 137 metros acima do nível do mar, exibe um dos mais belos cenários da região, com vista que vai do Cabo de Santo Agostinho ao Cabo de Santo Aleixo.

Engenho Canoas

Único engenho da região a produzir mel e rapadura de maneira artesanal.

Engenho Gaipió

O casarão de 1863 apresenta exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais.

Igreja e Convento de Santo Cristo

Um dos mais antigos conventos do Brasil, o Convento de Santo Cristo foi fundado em 1606. Ao lado fica a Igreja de mesmo nome, erguida em 1663 e que guarda a imagem de Santo Cristo de Ipojuca.

Mergulhos

Existem mergulhos livres e autônomos (batismos) em apnéia ou Scuba, nas piscinas naturais ou em diversos pontos de mergulho profundo no litoral de Porto que possibilitam a visualização de uma grande diversidade de espécies marinhas, lagostas, camarões, diversos tipos de corais e etc.

São 7 pontos de mergulho próximo ao litoral de Porto e 3 pontos no mar próximo a Ponta de Serrambi onde existem três navios / rebocadores afundados. Veja a seguir os pontos de mergulho identificados por uma das empresas organizadoras desta atividade em Porto de Galinhas. (Obs. Os pontos podem ser localizados no Mapa de Porto de Galinhas neste Portal).

  • Pedra do Ada (28m) é uma laje com significativa diversidade de vida marinha; local propício para fotos submarinas.
  • Boca da Barra (12m) é uma bancada de arrecifes a 200m da praia que permite mergulho diurno e noturno, onde se pode ver lagostas, peixe-pedras, polvos, linguados, moréias, chirugiões, poliquetas e loretas.
  • Poço da Paixão (12m) é uma bancada de arrecifes a 200 metros da praia que frequentemente permite avistar lagostas, polvos, linguados, moréias, chirugiões e peixe-pedras.
  • Bolo (25m) é uma laje de arrecifes, em forma de bolo, por isso a denominação. Podem ser vistas arraias, moréias, ciobas e dentões.
  • Navio do gás (11m) é o navio IGEL afundado em 1959 a 500m do litoral de Porto de Galinhas e que transportava uma carga de gás de Salvador para Fortaleza.
  • Trinta (30m) são cabeças de arrecifes, que formam corredores e túneis a 5 milhas da costa. Podem ser vistos arraias, moréias, ciobas, dentões, tartarugas e tubarões.
  • Gonçalo Coelho (33m) é uma embarcação militar (67 m de comprimento) afundada propositalmente, para mergulho autônomo em 1999. O ponto permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros. É freqüente encontrar cardumes de peixes de todos tamanhos: dentões, ciobas, moréias gigantes, tartarugas, arraias, e meros.
  • Galeão (35m) é um barco que sofreu um antigo naufrágio (provavelmente em 1700) a 18 milhas da costa de Serrambi. Os pescadores chamam a região de “carvoreio” e pode-se ver uma quilha de madeira, com pedaços de casco, duas ancoras enormes e significativa diversidade de vida marinha. As partes que restaram não permitem identificar o tipo de barco. Deve ter sido um galeão ou um veleiro de carga.
  • Rebocador Marte (33m) é um rebocador afundado propositalmente a 12 km da costa de Serrambi para mergulho autônomo em abril 1998. Permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros onde freqüentemente se avistam cardumes de peixes pequenos, dentões, ciobas, moréias gigantes, tartarugas e arraias. Veja a seguir um filme feito por um visitante e postado no Youtube de um mergulho promovido neste Rebocador por uma das operadoras de mergulho de Porto de Galinhas.
  • Taçaíba (18m) é uma lage de arrecifes a 2 milhas da costa onde podem ser realizados mergulhos em correnteza. Frequentemente se avistam corais, esponjas, peixes de moradia e peixes de passagem. São também promovidos passeios com mergulhos em manguezais de rios (rio Ariquindá, no Município de Tamandaré).

porto-de-galinhas-11

Passeios a Cavalo

As paisagens de Maracaípe, emolduradas pela Mata Atlântica, manguezais e praia de águas azuis e areias brancas são perfeitas para passeios a cavalo. A atividade dura cerca de uma hora e meia e é feita com acompanhamento de guia.

End: Pousada Fazenda Xalés de Maracaípe
Tel: (81) 3552-1133

Passeios de Barco

Passeios de Jangada até as Piscinas Naturais

Jangadas coloridas partem da praia da vila e levam às enormes piscinas formadas na maré baixa, que ficam a 200 metros da costa e a cinco minutos de viagem. Para aproveitar ao máximo o mergulho em meio aos peixes coloridos é bom ter em mãos máscara e snorkel – normalmente, as jangadas já oferecem o kit, incluindo ração para atrair os animais. Os aquários naturais são cercados por bancadas de recifes, sendo aconselhável usar calçados que possam molhar durante o passeio – é a única maneira de evitar machucados ao pisar em corais e ouriços.

Passeio de Catamarã até a Ilha de Santo Aleixo e Praia de Carneiros

O tour marítimo leva a dois interessantes pontos da costa de Pernambuco. A praia de Carneiros é considerada uma das mais bonitas e rústicas do estado, enquanto a ilha de Santo Aleixo é famosa pelas dezenas de naufrágios em seus arredores, atraindo mergulhadores de diversas origens. A ilha oferece ainda piscinas naturais e praias desertas. O passeio dura seis horas.

Passeios de Bugue

Para desfrutar a paz e as belezas das praias de Muro Alto e Pontal de Maracaípe faça um passeio de bugue. É a maneira mais ágil, além de mais emocionante, de curtir os cenários mais tranqüilos de Porto de Galinhas.

End: Rua da Esperança, s/n
Tel: (81) 3552-1930

porto-de-galinhas-9

Praias de Porto de Galinhas

Recifes de corais protegem grande parte das praias de Porto Galinhas, formando piscinas naturais que proporcionam relaxantes mergulhos. É o caso de Muro Alto, considerada uma das mais paradisíacas da região. Já a que dá nome à vila é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam aos aquários naturais. Ao Sul, os destaques são Serrambi e das Cacimbas, com pequenas grutas escavadas pelas ondas, além de Maracaípe, repleta de surfistas em busca de boas ondas.
Mapa de Praias

Maracaípe

Ponto de encontro da turma do surfe, Maracaípe é agitada, especialmente quando sedia etapas de importantes campeonatos. As ondas, de até dois metros de altura, não afastam os visitantes que lá encontram areia branquinha, coqueiral e cajueiros, além dos bares e restaurantes do pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos.

Muro Alto

O conjunto formado por paredão de areia, coqueiros, reserva de Mata Atlântica, recifes e piscinas naturais faz de Muro Alto uma das mais belas praias da região. A maioria dos grandes hotéis e resorts estão instalados na área. As águas calmas atraem os adeptos dos esportes náuticos.

Porto de Galinhas

Badalada no verão, a praia da vila tem quatro quilômetros de extensão e é ponto de partida para os passeios de jangadas que levam às imensas piscinas naturais, acessíveis em apenas cinco minutos de viagem. As águas mornas, transparentes e calmas e a infra-estrutura de bares fazem da praia a mais indicada para quem viaja com a família.

Gamboa

Com águas mornas e calmas que formam piscinas naturais na maré baixa, Gamboa é emoldurada por coqueirais e, por estar a 13 quilômetros da vila, é bastante deserta.

Cupe

As ondas fortes atraem os surfistas, que encontram em Cupe uma praia quase deserta, repleta de coqueiros. As boas formações – em especial no verão – fazem da área palco constante de campeonatos de surfe. No canto esquerdo o mar fica mais manso e forma piscinas.

Pontal de Maracaípe

Indicada para quem está com crianças, Pontal tem águas calmas e mornas perfeitas para banhos e passeios de caiaque e de jangada. Nos arredores há trilhas para caminhada e quiosques. Na praia funciona a sede do Projeto Hippocampus, que tem como objetivo preservar o cavalo-marinho.

Enseadinha

Repleta de recifes, Enseadinha proporciona tranqüilos banhos nas piscinas naturais.

Pontal de Serrambi

Surfistas e mergulhadores compartilham a praia do Serrambi, que oferece boas ondas em alguns trechos e formações de corais em outros. De lá partem os barcos para a prática de mergulho profundo em meio a naufrágios.

Cacimbas

Semi-deserta, a praia das Cacimbas tem como destaque a formação rochosa junto à praia que abriga piscinas naturais e pequenas grutas escavadas pelas ondas. Belos coqueirais completam o visual.

Toquinho

A praia combina ondas fortes e piscinas naturais, atraindo mergulhadores e surfistas. Lanchas ali ancoradas levam para passeios à ilha de Santo Aleixo, um dos locais mais procurados para mergulho na região.

porto-de-galinhas-15

Surf e Kite Surf

A prática do surf é uma das mais procuradas por quem curte adrenalina e vem para Porto de Galinhas. E não é por acaso que o balneário sempre é freqüentado por surfistas, pois aqui eles encontram:

– a praia de Maracaípe que serve de palco para vários campeonatos nacionais. Graças à formação de uma baía natural, no local, são registradas ondas de até dois metros;
– a praia do Cupe que fica localizada na região Norte do balneário. Nesse ponto, onde já foram realizadas várias competições oficiais, os surfistas também encontram ondas fortes que permitem manobras radicais. Cupe tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de bom acesso.

Kite Surf

A prática de esportes radicais é uma marca registrada em Porto de Galinhas. Na praia de Maracaípe, por exemplo, um esporte que vem ganhando simpatizantes é o kite surf. Para entender um pouco melhor como esse esporte funciona, fizemos um resumo para quem está começando:

– o kite surf é uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf e vôo livre;
– as manobras radicais são feitas em cima de uma prancha;
– o primeiro passo para quem começa é usar um kite pequeno em terra, para conseguir controle;
– é preciso adquirir os equipamentos de segurança necessários;
– em Maracaípe, há instrutores que dão cursos por 400 reais;
– um material completo com o para-quedas e a prancha fica em torno de 1.300 dólares;
– um material usado sai por cerca de 600 dólares;
– clique aqui e confira algumas dicas de conservação do equipamento.

Indo além…

Além dos tradicionais passeios pelas praias do balneário, se você está em Porto de Galinhas pode optar por conhecer outros lugares. Conheça algumas sugestões.

Tamandaré – passeio de buggy – valor: R$ 130,00

Distante 115 quilômetros do Recife, encontra-se Tamandaré: um município que abriga outros belos pontos do litoral nordestino, a exemplo das praias dos Carneiros, de Campas e do Pontal do Lira. Ao todo, a região possui 16 quilômetros de praias de águas limpas e mornas. www.guiatamandare.com.br

Cabo de Santo Agostinho – passeio de buggy – valor: R$ 120,00

O local abriga as praias de Gaibu e de Calhetas, que ficam a apenas 36 quilômetros e cerca de 45 minutos do Recife. A pequena Baía de Calhetas está localizada entre um coqueiral, rochas e morros. Já Gaibu, que significa na língua tupi “vale do olho d’água”, foi a primeira nucleação urbana à beira-mar do país e oferece boas condições para mergulho, pesca, esportes náuticos, piscinas naturais e mar aberto que permite a prática do surf.

porto-de-galinhas-4

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Onde ficar em Porto de Galinhas – PE

Praias de Porto de Galinhas – PE