in

O que fazer em Ibitipoca – MG

Ibitipoca é um lugar que soa familiar aos adeptos do turismo ecológico e, principalmente aos estudiosos que descobriram neste parque a segunda maior gruta de quartzito do planeta.

CACHOEIRAS EM IBITIPOCA

Cachoeira dos Macacos – Após a Ponte de Pedra, caminhando pela encosta do Rio do Salto, numa trilha não tão evidente e de declividade acentuada, chegamos à uma bela queda d’água de cerca de 25m, a Cachoeira dos Macacos, vale conferir!!!

Cachoeirinha – Uma das mais altas cochoeiras da serra, com aproximadamente 40 metros é passagem praticamente obrigatória para se chegar na Janela pro Céu, outro ponto deslumbrante.

Cachoeira da Pedra Quadrada – Último ponto turístico do parque em direção ao sul. Local de fácil acesso e de grande tranquilidade. Para se chegar neste ponto do parque é necessário passar por um grade fenômeno da natureza, que se deu o nome de Ponte de Pedra.

CAMPINGS

Camping no Parque Estadual
Tel.: (32) 281-1101

Camping IbitiLua
Tel.: (32) 281-1155

Camping Sítio Meu Recanto
Tel.: (32) 281-8123

ibitipoca-6

EXPLORAÇÃO DE CAVERNAS

As cavidades subterrâneas exercem um fascínio especial, pois compõem um dos principais distritos espeleológicos quartzíticos de Minas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Espeleologia, a segunda maior caverna de formação quartzítica do mundo está em Ibitipoca. Com 2.750 metros de extensão, a Gruta das Bromélias impressiona logo nos primeiros metros. Uma imensa clarabóia, bem na entrada, é invadida pelos raios de sol, mais intensos a partir do meio-dia. No alto da cavidade, a presença das bromélias, que também acompanham toda a trilha que leva à gruta, justifica seu nome. Continuando a incursão, as passagens ficam mais estreitas e difíceis, levando, muitas vezes, a grandes salões. A curiosidade, aliada ao fascínio do subterrâneo, se encarrega de convidar e encorajar o visitante a enfrentar um verdadeiro desafio.

A clarabóia mais alta da caverna fica no Salão dos Anjos, após cerca de 800 metros de percurso. A abertura externa está a uma altura de 18 metros do piso. O Claraboião é a maior abertura da caverna, com 13 metros de diâmetro, possibilitando a sobrevivência de plantas em seu interior, ao lado de um pequeno córrego, que continua escavando a gruta. A presença dos turistas está sendo refletida nas frágeis formações quartzíticas. A visitação já começa a provocar o deslocamento do quartzito, destruindo a vegetação e levando ao assoreamento do rio.

Todo cuidado é pouco para percorrer as extensas galerias das grutas de Ibitipoca. A aventura deve ser experimentada sempre em grupo. Apesar de existirem 15 grutas cadastradas e outras tantas por estudar, apenas oito estão no roteiro indicado para visitação. Os percursos devem ser planejados, calculando-se o tempo de duração e definindo-se o trajeto, pois o visitante caminha, em média, 10 quilômetros de trilhas bastantes íngremes por dia.

As imensas cavernas, hoje à disposição do turismo e das pesquisas, já serviram de abrigo no passado. A Gruta dos Viajantes é famosa por ter sido freqüentada por muitos que, de passagem, pernoitavam ali. Os negros também formaram quilombos na Serra de Ibitipoca. Acredita-se que escravos dos grandes engenhos de cana-de-açúcar buscavam proteção e liberdade nas sombrias cavernas. No início do século foram encontradas ruínas de um desses quilombos na Gruta do Fugitivo, próxima à dos Moreiras, que possui um grande espaço interno. Hoje, várias delas são habitadas apenas por adorinhões-de-coleira-falha, que lá passam o verão.

Outra gruta, próxima a um dos pontos mais altos do parque, o Pico do Pião, não pode ficar fora do roteiro. A pequena caverna, também chamada de Pião, mistura-se à vegetação em um conjunto de formas e cores. Outra verdadeira obra-prima é a Gruta dos Três Arcos, que não exige o uso de lanterna para ser visitada. As três aberturas na rocha permitem a entrada da luz do dia. Vale ainda conferir as belezas das Grutas dos Coelhos, ao lado do camping, e do Monjolinho, cujo nome é uma referência ao engenho movido à água de um antigo morador.

A Gruta da Catedral, apesar de parecer um pequeno abrigo com entrada estreita, leva a um lugar paradisíaco. Os raios de sol conseguem penetrar na mata que protege as pequenas aberturas e ressaltam o verde dos liquens e samambaias característicos do lugar, dando mais brilho ao riacho que desliza por ali. A luz no fim do túnel vem acompanhada de uma pequena cachoeira, de onde se avista a entrada de mais duas cavernas. Essas belezas, entretanto, estão reservadas à vegetação e aos animais que vivem no local, ficando fora do roteiro turístico do parque.

ibitipoca-12

TRILHAS EM IBITIPOCA

Janela do Céu – Um dos pontos mais procurados da região. É uma corredeira emparedada por um cânion, que termina bruscamente em uma cachoeira, despencando de 20m de altura. Para chegar lá, enfrenta-se uma caminhada de 3h por trilha íngrime. É o último ponto turístico do parque em direção Norte. Local de difícil acesso, devido a sua grande distância do Camping.

Pico do Ibitipoca – Último ponto turístico do parque em direção ao Oeste. A grande vantagem de se ir a este ponto é a possibilidade de se ter uma visão panorâmica de todo o parque e de tudo que o cerca. É o ponto mais alto do Parque do Ibitipoca.

Prainha – Local de fácil acesso, onde as crianças ficam bricando nas águas calmas do rio que desse a Serra.

Booking.com

Lago dos Espelhos – O Lago dos Espelhos é um dos pontos mais visitados no parque devido a sua beleza e a facilidade de acesso, pois fica a aproximadamente 20 minutos de caminhada do Camping.

Pico do Cruzeiro – Local onde se encontra uma grande cruz, que acaba servindo de para raio. Passagem obrigatória para chegar à Lombada.

Ponte de Pedra – A Ponte de Pedra tem uma altura aproximada de 40 metros. O arco da ponte foi formado milhares de anos atrás, quando a correnteza era gigantesca e violenta. Da Ponte de Pedra pode-se chegar a Cachoeira da Pedra Quadrada.

Pico do Pião – Para muitos, chegar no alto do Pico do Pião, a 1762mt de altitude, é uma conquista devido ao rigor imposto pela subida. Uma das primeiras visões é a presença de um altar de cimento no alto da Serra de Ibitipoca. São as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, destruída pelos raios, pelo vento e pelas tempestades que assolam o cume, restando apenas o altar.

A Capela do Senhor Bom Jesus da Serra, no Pico do Pião, foi inaugurada em 10 de Agosto de 1932. A construção foi autorizada por um bispo de Juiz de Fora com a finalidade de consolidar a posse de terras devolutas do Estado. Vale enfatizar o bonito penhasco de grande desnível formado nas adjacências do Pico do Pião.

Morro da Lombada – O Morro da Lombada com 1784 metros, possibilita uma visão privilegiada do Parque de Ibitipoca. O ponto culminante do parque também é um ótimo ponto para curtir o espetáculo do pôr do sol.

Lagoa Seca – Um deserto, uma praia? Esse lugar no mínimo exótico é composto de uma boa porção de areia branca e uma área que parecia estar reservada a água foi tomada pela grama, assemelhando-se a um pântano.

ibitipoca-13

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Gruta da Catedral e das Bromélias não sao permitidas a visitação, portanto o autor descumpriu normas do Parque Estadual do Ibitipoca e fomenta outros a visitarem!
    Os atrativos permitidos a visitação sao aqueles indicados atraves da sinalização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Onde ficar em Ibitipoca – MG

Parque Estadual do Ibitipoca – MG