in ,

O que fazer em Fernando de Noronha – PE

Fernando de Noronha é para ser curtida dentro e fora da água, com passeios de barco, de bugue, através de mergulhos e caminhadas em trilhas. A ilha é pequena – tem apenas 17 quilômetros quadrados -, mas oferece muito para se ver e fazer. Organize-se para não desperdiçar nem um minuto no cobiçado pedaço do paraíso.

Noronha é dividida em duas costas – o mar de dentro, voltado para o Brasil; e o mar de fora, voltado para a África. As praias de águas cristalinas ficam voltadas para o país, entre elas, as mais bonitas da ilha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É deste lado também que o sol se põe, reunindo turistas e nativos nas praias do Cachorro e da Conceição. Independente do lado escolhido, não esqueça da máscara e do snorkel – em qualquer uma das praias, a rica vida marinha é surpreendente. Leve também água e lanche, uma vez que não há infraestrutura de barracas na maioria das praias. E não esqueça de trazer o lixo de volta.

O mergulho é o esporte número um em Noronha, mas a ilha oferece atividades para os adeptos de outras modalidades como o surf, praticado no verão, quando as ondas formam tubos espetaculares nas praias da Conceição, Boldró, Cacimba do Padre e do Meio. O planasub, ou “mergulho a reboque”, foi criado em Noronha e é uma opção para ver as belezas do fundo do mar sem a necessidade de realizar um mergulho profundo. Caiaques e trilhas diversas convidam a relaxar enquanto se contempla a paisagem caprichada. E ainda tem o snorkeling, acompanhamento obrigatório de todas as outras atividades.

AGITO NOTURNO

Os agitos noturnos começam cedo, com as palestras diárias no Centro de Visitantes – sede do Ibama e do Projeto Tamar. Todos os dias, a partir das 20h30, há apresentação de documentários e debates com entrada franca. Entre os temas estão golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, Atol das Rocas e o Parque Marinho de Noronha. Dali, a pedida é seguir para o forró do Bar do Cachorro e dançar com os pés na areia.

Nas noites e lua cheia é comum acontecer luau na praia da Conceição, organizado pela barraca Duda Rei.

Bar do Cachorro
O animado forró, que reúne nativos e turistas, não tem hora para terminar.
End: Terminal Turístico do Cachorro, s/n
Tel: (81) 3619-0165

Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho
O espaço TAMAR fica lotado durante as palestras. É aconselhável chegar um pouquinho mais cedo para garantir uma poltrona.
End: Alameda Boldró, s/n
Tel: (81) 3619-1174 / (81) 3619-1381

fernando-de-noronha-18

AS PRAIAS 5 ESTRELAS DE NORONHA

A trinca de praias oferece os cenários mais bonitos de Noronha, em cima e embaixo d´água. Ficam no chamado mar de dentro, uma ao lado da outra. O acesso ao Sancho não é dos mais fáceis, mas o sacrifício vale a pena para mergulhar nas águas transparentes repletas de peixes e apreciar o morro Dois Irmãos de belíssimos ângulos.

Praia do Sancho – A número 1 do Brasil!

Com águas cristalinas e bancos de coral, a praia do Sancho é considerada um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. Na época de desova das tartarugas marinhas, entre janeiro e junho, fica interditada das seis da tarde às seis da manhã. O acesso não é fácil, sendo feito a partir do alto de um penhasco com vista espetacular. Ali tem início a escada encravada na rocha que leva à areia branquinha. A praia, porém, é uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho, sendo uma opção para quem não topar a aventura pela escadaria. Os barcos costumam ficar atracados cerca de 40 minutos para mergulhos. É aqui que existe a Cachoeira do Sancho. Um espetáculo incrível.

Baía dos Porcos – A segunda mais bonita do Brasil

O acesso é fácil. Dá para chegar à Baía dos Porcos a pé, vindo da Cacimba do Padre em uma caminhada rápida de 15 minutos pela areia, além de um pequeno trecho de pedras. O esforço é recompensado pela pequena praia com faixa de areia estreita e muitas pedras que formam piscinas de águas transparentes. O paredão altíssimo e a vista do Morro Dois Irmãos completam o visual de tirar o fôlego. O mergulho aqui é praticamente obrigatório!

Praia do Leão – A terceira mais bonita do Brasil

É o destaque do chamado mar de fora. Extensa, com águas muito azuis e verdes, a praia é a escolhida pelas tartarugas marinhas para desovar no período de janeiro a junho. Com movimento bastante tranquilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao lado fica o Morro da Viuvinha e, nas duas formações, uma infinidade de ninhos faz do local um santuário de aves.

ILHATOUR EM NORONHA

O passeio de bugue dura o dia inteiro e leva à maioria das praias do arquipélago – dos mares de dentro e de fora – com paradas para mergulho. Inclui ainda os mirantes e a Vila dos Remédios. É uma opção para quem não pretende alugar um carro.

O Ilha Tour pode ser agendado previamente com o Onildo, nos telefones (81) 9735-9370 / 9954-5203 / 3619-1409 / 9651-2986 (ou em sua própria pousada). Se possível, avisem que viu este contato através do Trilhas e Aventuras. O passeio é pago, mas quem sabe você ganhe um desconto. Que tal?

MERGULHOS

O Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros.

A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.

No Arquipélago, existem 16 pontos principais para a prática de mergulho. Confira na tabela abaixo.

Ponto
de Mergulho
Profundidade Categoria
de Usuário
Navio do Porto 03 a 08m Inexperiente
Morro de Fora 06 a 15m Inexperiente
Laje dos 2 Irmãos 13 a 24m Intermediário
Corveta V 17 42 a 63m Avançado
Pedra da Sapata 43m Avançado
Ponta da Sapata 14 a 27m Intermediário
Navio do Leão 10m Inexperiente
Iuias 08 a 24m Avançado
Cabeço Submarino 04 a 20m Intermediário
Ilha do Frade 10 a 23m Intermediário
Pedras Secas 12 a 17m Intermediário
Pontal do Norte 45m Avançado
Buraco do Inferno 06 a 17m Inexperiente
Cagarras 08 a 30m Intermediário
Ressureta 06 a 13m Inexperiente
Ilha do Meio 08 a 13m Inexperiente

IMPORTANTE: A operação dentro da área do PARQUE NACIONAL MARINHO, está sujeita às diretrizes do IBAMA – entidade que define, entre outras normas, o número e os lugares onde serão permitidos os mergulhos, assim como a proibição da utilização de faca de mergulho nessa área específica.

TAXA/IBAMA = R$10,00/dia de mergulho

fernando-de-noronha-3

ATIVIDADES AQUÁTICAS

Snorkeling

Mesmo quem não pretende fazer um mergulho profundo pode apreciar a fauna marinha de Noronha em seu habitat. Nas piscinas naturais das praias do Atalaia, Sueste e da Baía do Sancho, e nos aquários formados pelas pedras da Baía dos Porcos é possível ver peixinhos coloridos, tartarugas e famílias inteiras de arraias. Basta se equipar com máscara, snorkel e pés-de-pato. A melhor época para o snorkeling é entre agosto e novembro.

Planasub

O “mergulho a reboque” é feito com o uso de máscara, snorkel e prancha de acrílico. O turista é rebocado por barco ou lancha sobre áreas de concentração de vida marinha e naufrágios. A modalidade foi criada em Noronha, em 1997, e é uma opção para quem não pretende fazer mergulhos com cilindro.

Caiaque

Uma rota semelhante à dos passeios de barco pode ser feita em caiaques para dois remadores, acompanhados por guia. A aventura vai do porto à praia da Cacimba do Padre, com parada na praia da Conceição para mergulho com snorkel. Na volta, a partir do morro Dois Irmãos, um bote a motor reboca os remadores – além dos braços cansados, o vento contra não colabora. O passeio tem duas horas de duração.

PASSEIOS DE BARCO

Todos os dias, de manhã e à tarde, os barcos partem da praia do Porto de Santo Antônio para passeios pelo mar de dentro. O tour dura três horas e tem como pontos altos o mergulho na Baía do Sancho e o visual da Ponta da Sapata – encontro de duas pedras que formam um desenho semelhante ao mapa do Brasil. É frequente a presença de golfinhos rotadores acompanhando os barcos ao longo do percurso. Informe-se na Associação de Barcos de Turismo.

Para realizar o Passeio de Barco em Fernando de Noronha com o André e sua equipe do Barco Maezinha I, basta entrar em contato com nos telefones (81) 9735-9370 / 9954-5203 / 3619-1409 / 9651-2986 (ou agendar diretamente em sua pousada). Se possível, avisem que viu este contato através do Trilhas e Aventuras. O passeio custa 50 reais, mas quem sabe você ganhe um desconto. Que tal?

POINTS DE SURF

A melhor época para o surf é nos meses de janeiro e fevereiro. Fernando de Noronha é especial para praticantes de surf e bodyboard. Há dias em que se formam as ondas mais tubulares do Brasil, o que faz de Noronha uma versão brasileira do Havaí.

Melhores Pontos de Surf: Cacimba do Padre, Conceição, Meio, Lage do Bode, Boldró e Abras

fernando-de-noronha-12

PRAIAS DO MAR DE FORA

Praia do Leão

Seu nome vem de uma grande pedra que lembra um leão-marinho deitado. Considerada uma das três mais belas praias do país, contém a seu lado o Morro da Viuvinha. Suas areias são claras, e as pedras formam piscinas naturais. Contém a presença dos destroços do Forte do Bom Jesus do Leão e seus 13 canhões quase enterrados. Esta é a praia onde mais ocorre a desova de tartarugas, com controle rígido, sendo que em período de desova ninguém pode acessar a praia depois das 18h.

Ponta das Caracas

Situada entre a Praia do Leão e a Baía do Sueste. Nesta praia existem muitas piscinas naturais em sua ponta rochosa, com peixes coloridos, arraias e cações. Porém, devido ao perigo da descida, o banho está proibido.

Baía Sueste

Região histórica, de mar tranquilo, esverdeado, suaves ondas e areias macias e claras. Abriga as ruínas do Forte de São Joaquim do Sueste. Aqui fica o único mangue de ilha oceânica.

Praia de Atalaia

O Morro do Frade, no meio do mar, complementa a paisagem paradisíaca. Sua faixa de areia é estreita, onde somente 30 pessoas podem ficar. Esguichos formam-se na maré cheia, subindo a grande alturas. Conta ainda com uma grande piscina natural em seus arrecifes descobertos.

Enseada da Caeira

Muitas piscinas naturais em meio a dunas, com intensa vida marinha. Enseada íngreme que exige cuidados ao caminhar.

Buraco da Raquel

Raquel era uma menina portadora de deficiência mental, filha de um dos comandantes militares, que se escondia neste local em momentos de crise. A descida às piscinas naturais não é permitida para preservar as espécies marinhas que lá vivem. Com uma grande pedra à beira-mar.

Ponta da Air France

Região histórica, onde franceses se instalaram na década de 20, prestando apoio à aviação. O banho não é permitido, valendo a pena visitar mesmo que seja para contemplar esse lindo espaço. Fica exatamente no ponto onde se encontram o mar-de-dentro e o mar-de-fora. O único forte fora da ilha principal fica aqui, é o Forte de São José do Morro. Neste local é sediada a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses.

PRAIAS DO MAR DE DENTRO

Baía e Porto de Santo Antônio

Seu ancoradouro natural é utilizado para descarga de embarcações. Há uma embarcação afundada no porto, o navio grego Eleani Sthatathos. Isso faz com que este seja um dos locais mais procurados para mergulho livre. As embarcações de pesca e turismo se abrigam neste ponto.

Praia da Biboca

Apesar de proibida para banhos de mar, é boa para caminhadas na maré seca. Exibe uma magnífica paisagem, abrigando ainda vestígios de naufrágios.

Praia do Cachorro

O nome vem de uma antiga fonte de bronze com cara de cachorro que não mais existe. Há uma bica de água doce, uma piscina natural em pedra e as muralhas do Parque de Sant’Ana. Também ocorrem nesta praia feirinhas típicas.

Praia do Meio

Entre as praias do Cachorro e Conceição, possui um mar de águas calmas, além de piscinas naturais nas pedras. O banho é proibido durante a ressaca. Ainda existe uma interessante pedra, chamada de Pião, pois é grande e está equilibrada em pedras menores.

Praia da Conceição ou de Italcable

Grande praia, localizada na base do Morro do Pico e, por ser de fácil acesso, é muito procurada. Na maré mansa a praia é tranquila, com um grande trecho de areia rodeado de coqueiros, ótima para banho de mar.Nas marés altas, por sua vez, é bastante utilizada por surfistas (novembro a março).

Praia do Boldró

Ótima para o surfe nas marés altas, antigamente era reservada para os americanos. Na maré seca é boa para caminhadas. Abriga ainda o Forte de São Pedro do Boldró, no alto da falésia, com uma extraordinária vista.

Praia do Americano

Praia deserta e pequena, era usada antigamente pelos americanos. Suas ondas são fracas e as areias claras e fofas. Até o período militar o acesso a essa praia era proibido.

Praia do Bode

Praia calma, com piscinas naturais, tem acesso por um antigo caminho de pedras. Uma grande pedra, a Pedra do Bode, serve como mirante, de onde vale a pena avistar a maravilhosa paisagem local. Porém, de dezembro a março, é considerada ideal para o surfe.

Praia da Quixabinha

Entre a Praia do Bode e a Cacimba do Padre, fica esta pequena praia, boa para banhos. Uma bela praia de natureza primitiva.

Praia da Cacimba do Padre

Aqui fica o famoso Morro Dois Irmãos, que consiste em duas elevações semelhantes dentro d’água. A praia se chamava originalmente Praia da Quixaba, mas, em 1888, a descoberta de água potável por um capelão do presídio fez com que o nome mudasse. No alto, existia a Vila da Quixaba, onde presidiários de mau comportamento eram alojados. Próximo a este local existem destroços de uma das baterias da II Guerra Mundial. De novembro a março, uma das melhores praias do país para surfar.

Baía dos Porcos

Considerada a segunda praia mais bonita do Brasil, essa pequena praia de acesso dificultoso possui várias pedras que formam lindas piscinas naturais, com muitos peixes coloridos. Em frente a ela está o famoso Morro Dois Irmãos. Abriga ainda, no alto, o Forte de São João Baptista dos Dois Irmãos. Excelente para mergulho.

Baía do Sancho

Considerada a praia mais bonita do Brasil, uma das poucas que permite que embarcações parem para banho de visitantes, não causando danos aos corais. Suas águas são transparentes e o fundo é de areia, com acesso pelo mar, de barco, pela escadaria encravada em uma fenda na rocha ou escalando pedras a partir da Baía dos Porcos. A falésia acentuada é um mirante natural, de onde se tem uma vista deslumbrante.

Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra

Esse local de acasalamento e descanso de golfinhos é uma das maiores atrações de Noronha. Considerado o maior aquário de golfinhos do mundo, tem acesso proibido, podendo ser visto do alto da baía, no Mirante dos Golfinhos.

Ponta da Sapata

Ponta da ilha principal, coberta de vegetação nativa e virgem. Um dos lugares preferidos dos mergulhadores, mas não propício para banho. Uma abertura na falésia, chamada de portão, tem o formato do mapa do Brasil, de alguns ângulos.

fernando-de-noronha-10

PRINCIPAIS ILHAS

Ilha de Fernando de Noronha

A principal ilha do arquipélago possui 17 km2. Possui diversas elevações, como o Morro do Pico (323 m), o Morro do Espinhaço (223 m), o Morro do Francês (195 m), o Alto da Bandeira (160 m), entre outros. Nesta ilha encontramos diversos sítios históricos, vilas residenciais, o aeroporto, a escola, o hospital etc.

Ilha Rata

É a segunda maior ilha, antigamente habitada pelos responsáveis pelo antigo farol quando era necessário manutenção humana. Nela ficam o Pontal da Macaxeira e a Ilha do Lucena, que se transforma em outra ilha nos períodos de maré alta.

Ilha do Meio

Situada entre a Ilha Rata e o rochedo Sela Gineta. Sua base é mais estreita que seu topo e as ondas formam cavidades nos paredões com a arrebentação, sendo apreciadas quando costeadas nos passeios marítimos.

Outros pontos

Ilha Rasa, Ilha de São José, Ilha do Cuscuz, Ilha do Lucena, Ilha do Chapéu do Nordeste, Ilha Cabeluda, Ilha do Chapéu do Sueste, Ilha dos Ovos, Ilha Trinta-Réis, Ilhota da Conceição ou do Morro de Fora, Rochedo Sela Gineta, Rochedo Dois Irmãos, Rochedo da Ilha do Frade, Rochedo do Morro do Leão, Rochedo do Morro da Viuvinha e Rochedo das Pedras Secas.

TRILHAS EM NORONHA

Trilha Capim-Açú

São 7 km de caminhada, com visita ao Farol da Sapata, de onde se tem uma maravilhosa vista da Ilha de Fernando de Noronha, e à caverna do Capim-Açú. A trilha continua por rochas até a Praia do Leão, principal local de desova das tartarugas marinhas, e uma das praias mais bonitas e selvagens de Fernando de Noronha.

Trilha das Tartarugas

Percorre parte da costa do Mar de Fora. A Baía do Sueste, onde se inicia a caminhada, é uma praia calma que abriga o único manguezal de ilhas oceânicas no Atlântico Sul. Já a Praia do Leão, onde é feita a parada para descanso e banho, é uma das mais importantes da ilha, pois é palco da desova de tartarugas marinhas. A visita é controlada na época de reprodução das tartarugas, entre dezembro e junho.

Trilha Costa Esmeralda

Percorre quase toda a extensão do Mar de Dentro. Inicia-se na Baía do Sancho, passando pela Baía dos Porcos e praias Cacimba do Padre, Bode e Americano. A última parada é no Forte de São Pedro do Boldró, um dos locais mais disputados para apreciar o famoso pôr do sol de Noronha. Fazendo esse caminho, pode-se observar as catraias – aves marinhas da família dos pelicanos – mergulhando em busca de alimento.

Trilha Pontinha-Pedra Alta

Travessia da Enseada de Caieira para a Praia de Atalaia. São quatro horas de caminhada, passando por pequenas penínsulas de falésias, como a Pontinha e o mirante Ponta da Pedra Alta. No percurso, é possível avistar o local do primeiro naufrágio ocorrido no Brasil, em 1503. Essa travessia pode ser realizada a cavalo, mediante reserva antecipada.

Trilha Costa Azul

A Trilha Costa Azul tem uma extensão de 2.300 metros e pode ser feita em aproximadamente duas horas de caminhada. Seu ponto de partida é a Vila dos Remédios, onde está o presídio feminino, erguido no século 18. Porém é na Rua do Pico, onde em certos trechos formam-se mirantes naturais para as praias do Cachorro e do Meio, onde a trilha realmente se desenvolve. A trilha termina na Praia da Conceição onde está o Morro do Pico, visto de todos os cantos da ilha. Contornando a base do morro, entre as rochas, chega-se às ruínas do Forte Sta. Cruz.

Jardim Elizabeth

O nome Jardim Elizabeth é uma herança dos holandeses. Mapas da época assinalam o local como sendo escolhido para aclimatação de plantas trazidas da Europa para a produção de alimentos. Com 1.600 metros de extensão, a trilha corta a mata, passa por uma alameda de cajazeiras e por uma ponte do século 18 sobre o leito seco do Riacho Mulungu. O passeio de cerca de 1 hora termina na Praia do Cachorro, onde além de um bom mergulho pode-se tomar banho de bica.

Caminhada histórica

Percurso de 3 km, a partir da Vila dos Remédios. Visita ao Forte dos Remédios, Porto de Santo Antônio, Igreja Nossa Senhora dos Remédios e casarios em estilo colonial. O passeio segue com caminhada pelas praias do Cachorro, Meio e Conceição.

Trilha do Forte dos Remédios

O pôr do sol em Fernando de Noronha e um espetáculo que pode ser apreciado de vários pontos da ilha. Um deles e o Forte Nossa Senhora dos Remédios. Localizado na Vila dos Remédios o Forte impressiona não so por sua estrutura militar, mas também pela paisagem belíssima. Tente chegar antes das 5 e meia da tarde para escolher um bom lugar para tirar suas fotos.

Trilha do Atalaia

Verdadeiro aquário natural, localizado no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Possui águas muito claras, fauna marinha deslumbrante e profundidade média de 80 cm. A visita é controlada e limitada a 30 visitantes por dia.

A praia tem esse nome devido à Ilha do Frade à sua frente: assemelha-se a um monge ajoelhado, fazendo sentinela – significado da palavra Atalaia. A praia é pequena, mesmo assim é uma das mais controladas pelo IBAMA, para preservação de suas características. Na maré baixa forma-se uma piscina natural com fundo de areias claras, onde diversos tipos de peixes, lagostas e até pequenos tubarões ficam presos.

A visita a esta piscina natural é controlada, diariamente só podem entrar 100 pessoas, permanecendo por 20 minutos. Entre a Baía do Sueste e a Atalaia há uma cabine para distribuição de senha. É proibido o uso de protetor solar, bronzeador e nadadeiras.

Mirante da Baía dos Golfinhos

A caminhada é fácil e o visual compensa qualquer sacrifício. Neste ponto é possível observar os golfinhos rotadores que escolheram esta baía para descansar, reproduzir e socializar. Aqui você pode apreciá-los em seu habitat natural. O ideal é ir pela manhã, pois é o horário que eles aparecem para alimentar seus filhotes, descansar, brincar… Biólogos emprestam binóculos para poder visualizar melhor, pois não é permitido mergulhar no local.

fernando-de-noronha-7

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Onde ficar em Fernando de Noronha – PE

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – PE