in

O que fazer em Aiuruoca – MG

“Visitar Aiuruoca pode ser tão empolgante quanto escalar uma montanha, tão agradável quanto a praia mais deserta, e tão aconchegante e belo quanto a nossa casa.” – Dizem os mais velhos da cidadezinha. Descubra aqui tudo o que fazer em Aiuruoca – MG.

Considerada uma das cidades sagradas do Brasil, devido ao seu alto grau de vibração energética, Aiuruoca é uma cidade mágica…. e convida-nos a compartilhar de seu universo encantador, de belezas naturais e simplicidade diária num trabalho de integração e harmonização. A região de Aiuruoca é regada de rios fartos, e está a exatos 980 metros acima do nível do mar. A profusão de montanhas, bosques e cachoeiras que podem ser desfrutadas completam o leque de atrações o que fazer em Aiuruoca empolga até aos mais preguiçosos nas caminhadas.

aiuruoca-1

TRILHAS E CACHOEIRAS

Cachoeira Deus-me-Livre – A cinco quilômetros do Centro fica a Cachoeira Deus-me-Livre que, como o nome sugere, apesar de ser muito bonita deve-se andar com cuidado. São 3 quedas d’água que ficam dentro de uma fazenda, portanto peça permissão para entrar. Fica perto do Pocinho. Localizada no Vale do Matutu.

Cachoeira dos Garcias – A Cachoeira dos Garcias é um passeio imperdível e cartão-postal da cidade. Se você só tem 1 dia para passear e está procurando o que fazer em Aiuruoca, essa cachoeira é parada obrigatória. Uma estrada de terra precária leva até bem próximo do local. Em apenas 10 minuto de caminhada, uma grande piscina natural que se forma embaixo da queda já pode ser desfrutada pelos turistas. Localizada no Vale dos Garcias.

Prainha – A entrada para a trilha fica no lado direito do Restaurante dos Garcia. Após uma trilha rápida e fácil chega-se na Prainha. Ela tem esse nome por ser uma praia de rio, com área para deitar-se na areia. Águas calmas, rasas e cristalinas tornam o local ainda mais especial com uma pequena cascatinha que ajuda na hidromassagem natural. Localizada no Vale dos Garcias.

Lajeado – Seguindo adiante pela Prainha, é possível chegar ao complexo de piscinas naturais do Lajeado. Ao longo dos anos o rio foi esculpindo as pedras e formando verdadeiras piscinas, com pouca pedra e fundo de areia. Um local ainda pouco conhecido. Localizada no Vale dos Garcias.

Poço Joaquim Bernardo – Mais uma excelente opção para passar o dia ou um turno curtindo as águas calmas e claras do poço. Um enorme gramado é um convite perfeito para um piquenique ou apenas se jogar para pegar um sol curtindo a vista das corredeiras. Existem várias piscinas escondidas nas pedras, vale a pena explorar com cuidado. O local também funciona como restaurante e serve truta, feijoada e pratos mineiros. Localizada no Vale dos Garcias.

Cachoeira do Batuque – Belíssima queda d’água no córrego do Soro com aproximadamente 25m de altura, acessível por caminhada (20 min.) em trilha leve, a partir da sede de uma fazenda na estrada para o Matutu. É necessária a ajuda de um guia e carro 4×4. Localizada no Vale do Matutu.

Pico do Papagaio – Símbolo da fundação da cidade, o Pico do Papagaio, com 2.293m de altitude é um dos mais majestosos da região. Para se chegar ao topo é preciso primeiro vencer a estrada sinuosa e irregular para o Retiro dos Pedros, de onde se tem uma visão panorâmica do Vale do Gamarra. A partir dali são duas horas e meia de trilha a pé, mas a vista do alto do rochedo compensa o esforço. Local propício à prática de rapel. Existem vários pontos de partida para lá, converse com um guia para saber o ideal para você.

Vale do Matutu – Seguindo a estrada do Vale do Matutu até o final chega-se ao Casarão do Matutu, administrado pela Associação de Moradores do Matutu que procura proteger os recursos naturais da reserva ecológica. Ali, seus integrantes, entre outras coisas, dão dicas de ecoturismo na região. A partir do casarão uma caminhada de cerca de duas horas (de ida) leva à Cachoeira do Fundo, de águas cristalinas. Duas boas opções de trekking mais leve são para a Cachoeira dos Índios, ou então para Cachoeira das Fadas, bem mais próxima. As visitas são orientadas por guias e os grupos devem ser pequenos. É bom lembrar que nenhum vestígio da presença humana deve ser deixado, portanto não esqueça de recolher o lixo. O estacionamento é pago para visitantes.

Cachoeira dos Macacos – Conhecida por poucos, sua entrada é bem na estrada e não tem placas indicativas. O início da trilha é próxima ao camping O Panorâmico e bem fácil de fazer. A cachoeira é linda e vale a pena conhecer. Tem áreas para banhos e piscinas naturais. Localizada no Vale do Matutu.

Cachoeira das Fadas – Chegando no Casarão do Matutu é só estacionar o carro e se informar com os guias como chegar na Cachoeira das Fadas. A trilha é bem tranquila e curta para chegar ao paraíso. O melhor horário para visitá-la é pela manhã e próxima ao meio-dia, quando o sol ilumina suas águas cristalinas e verdes. Localizada no Vale do Matutu.

Pocinho – Uma grande piscina de água corrente faz do Pocinho um pequeno paraíso. A infraestrutura do local é perfeita para famílias com crianças. Além dos lanches, eles possuem redário para descansar depois de comer. Logo da estrada é possível ver uma cascatinha. Possuem estacionamento no local e a entrada é baratinha. Localizada no Vale do Matutu.

Nogueiras – Vila próxima à divisa do município com Alagoa, ao pé da serra do Ouro Fala. Dali é possível se fazer caminhadas para as cachoeiras do Córrego de Nogueiras ou à Mitra do Bispo de onde se tem uma visão panorâmica das Serras do Garrafão e do Papagaio.

Bicudo Adventure - Passeios de Quadriciclo e 4x4 em Aiuruoca - MG
Bicudo Adventure – Passeios de Quadriciclo e 4×4 em Aiuruoca – MG

PASSEIO DE QUADRICICLO E 4X4

Bicudo Adventure – Agência local especializada em Tours de Quadriciclo e 4×4 pelos principais atrativos de Aiuruoca. Você não precisa colocar seu caro de passeio nas estradas esburacadas dos vales para conhecer as cachoeiras e trilhas. Coloque um pouco mais de aventura na sua vida e vá de quadri ou 4×4! São dois tours diferenciados, um pela manhã e outro a tarde, este terminando com um lindo pôr do sol com vista 360 graus de todo o vale. Visite o site www.bicudoadventure.com.br e solicite um orçamento. Siga também no Instagram @bicudoadventure.

Faltou alguma dica de o que fazer em Aiuruoca? Conte pra gente nos comentários.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá Mauricio.
    Gostei bastante de sua matéria entretanto gostaria de fazer uma correção da imagem da cachoeira. A cachoeira da foto que abre a matéria é a cachoeira do São Pedro, de minha propriedade a @Pousada Fazenda São Pedro. Fica dentro de nossa RPPN, ou seja, é uma reserva particular onde somente os hóspedes e nossos convidados têm permissão de acesso. Você é nosso convidado para conhecer este local e será bem vindo para explorar as trilhas do outro lado do asfalto de Aiuruoca!

    • Oi Fabíola, a foto de capa é na Cachoeira Deus Me Livre. Mas se a sua é tão bonita quanto ela eu já quero ir logo conhecer, hehheehe. Obrigado pelo convite, breve apareço por aí. Visitei o site e achei a pousada incrível. 😉

2 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Pousada Canto das Bromelias - Aiuruoca

Onde ficar em Aiuruoca – MG

Saiba mais sobre Carrancas – MG