Novo Troller T4 chega com novas tecnologias no Off-Road





A Troller reinaugurou hoje sua fábrica na cidade de Horizonte, no Ceará, com instalações ampliadas, modernizadas e equipadas com novos processos de manufatura. A transformação faz parte dos investimentos para a produção do Novo Troller T4, que chega ao mercado no mês que vem. O evento contou com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes, do prefeito da cidade de Horizonte, Manoel Gomes de Farias, e do gerente de Operações da Troller, Wagner Conceição, além de jornalistas e convidados.

A fábrica da Troller passou por mudanças significativas em todos os setores para a produção da segunda geração do utilitário, com foco na qualidade e produtividade. O objetivo foi estruturar a unidade para a ampla renovação feita no veículo, que vai desde a carroceria até a motorização e equipamentos.

Estivemos lá no lançamento do Novo Troller T4, vejam como foi e o que achamos.

Os investimentos na modernização da planta incluíram novos processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem e também a construção e reforma de instalações de apoio. Entre elas, dois novos depósitos de peças, pista de testes, estacionamento, portaria, restaurante e vestiários, além de reforços na infraestrutura, como uma nova subestação de energia, canais de drenagem, sistemas de iluminação e segurança.

Com a ampliação a fábrica passou a contar com 21 mil metros quadrados de área construída, em uma área total de mais de 95 mil metros quadrados. A soldagem por robôs e a estampagem de peças por compressão a quente estão entre os novos sistemas adotados na manufatura.

Solda por robôs e estampagem a quente

O Novo Troller T4 utiliza chassi com perfil retangular fechado e um novo conceito de carroceria, chamado “space frame”. A sua estrutura tubular metálica é soldada por robôs, o que garante mais qualidade na montagem e estabilidade dimensional do veículo. Sobre essa base são aplicadas as peças estampadas em compósito especial – um material defibra de vidro, resistente ao fogo, corrosão e impactos.

A produção dessas peças também é feita por um processo novo e exclusivo, chamado SMC (“Sheet Moulding Compound”), de moldagem por compressão a quente em moldes de aço. Suas principais vantagens são a estabilidade dimensional e resistência, além de menor peso e excelente acabamento de superfície, que refletem na qualidade final do produto.

“Todas as peças da carroceria do Novo Troller T4 são produzidas por esse processo, que resulta em um produto avançado e de altíssima qualidade”, destaca Wagner Conceição. “As peças saem praticamente prontas para a pintura, sem a necessidade de lixamento e tratamento de superfície. Esse processo, único no Brasil, é o mesmo usado no Mustang GT e outros veículos de alta performance.”

Processos de pintura e montagem

O sistema de pintura da fábrica também recebeu importantes modificações. Uma nova cabine foi instalada, com uma tecnologia que permite a definição da cor do veículo através do toque de apenas um botão. Ela torna o processo mais rápido e eficiente e conta com equipamentos que reduzem a emissão de compostos orgânicos voláteis.

Na linha de montagem foram instalados novos dispositivos, ferramentas e um novo sistema eletrônico para aperto e torque de parafusos. Além disso, a fábrica passou a contar com um novo processo de testes e validação de todo o conteúdo eletrônico dos veículos.

Além das mudanças na área de manufatura do Novo Troller T4, os investimentos na planta incluíram a construção de nova portaria, novos vestiários, um novo restaurante para os empregados e uma pista para testes específicos em todos os veículos que saem da linha de produção, com simulação de pisos de estrada e fora de estrada.

Segurança e preservação

Todo o projeto de modernização da fábrica foi desenvolvido com base em conceitos modernos de ergonomia, segurança e preservação ambiental, para proteção dos operadores e do meio ambiente. O sistema de gerenciamento ambiental da planta inclui coleta seletiva e descarte adequado de todos os resíduos.

A reinauguração da fábrica de Horizonte, segundo Wagner Conceição, faz parte do início de uma nova fase para a marca, que agora está completa em todos os sentidos. “Além de um produto totalmente novo, que incorpora tecnologias avançadas e foi intensamente testado, temos uma rede de distribuidores motivada e treinada nos mais altos padrões de qualidade e uma nova fábrica, totalmente remodelada e com maior capacidade de produção para atender a demanda. É realmente uma nova Troller, projetada para aumentar a satisfação dos clientes e ocupar uma nova posição no mercado”.

Motor de 200 cv

O Novo Troller T4 é equipado com um motor de última geração, o Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência (@ 3.500 rpm) e torque de 470 Nm. Ele conta com tecnologia avançada de injeção a alta pressão e turbocompressor de geometria variável para um processo de combustão limpo e eficiente, que atende o padrão de emissões Proconve L6.

O torque máximo do motor é disponível em uma faixa ampla de giro, de 1.700 a 2.500 rpm, notada na agilidade para encarar qualquer terreno. Além de mais força, ele gera menos ruído e vibração, aumentando o conforto dos ocupantes. E também tem um consumo de combustível até 10% mais econômico: faz 9,8 km/l na cidade de 12,3 km/l na estrada (medições feitas conforme as normas NBR 6601 e NBR 7024). Isso ajuda a aumentar também a autonomia, com tanque de combustível de 62 litros.

Esse conjunto aumenta tanto a força trativa como a velocidade do veículo em todas as marchas, atingindo à máxima de 180 km/h.

Transmissão e comando eletrônico de tração

A transmissão manual de seis velocidades é outra novidade que contribui para esse desempenho, fazendo um casamento perfeito com o motor. As suas marchas foram escalonadas para otimizar a economia, aproveitando ao máximo o torque do motor em qualquer rotação, com redução do consumo e ruído.

O comando eletrônico de tração permite a seleção de três opções por meio de um botão no console: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, para diferentes condições de terreno, privilegiando a economia ou a força para superar obstáculos, aclives e atolamentos. Com ele, não é mais preciso acessar a roda livre na roda. O sistema de seleção “shift on the fly” permite o acionamento do modo 4×4 High em movimento a até 120 km/h.

O diferencial traseiro autoblocante, com sistema de bloqueio Trac-Lock, tem uma perfeita integração com a tração 4×4. Ele pode atuar parcialmente, transferindo torque para a roda com maior aderência em terrenos difíceis, e também compensa as variações do piso.

Novo chassi

O novo chassi com perfil retangular fechado forma um conjunto de robustez e alta durabilidade para suportar os impactos habituais em trilhas. Ele foi projetado para se amoldar melhor ao terreno, favorecendo o contato das rodas com o solo. A carroceria é feita com uma estrutura metálica tubular “space frame”, de grande resistência para proteção dos ocupantes.

O freio a disco nas quatro rodas, com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), reconhece o tipo de piso para garantir eficiência e controle nas paradas. Os pneus de uso misto oferecem uma condição equilibrada de uso, para rodagem segura on-road e off-road.

Assistam ao vídeo que fizemos do Novo Troller T4 nas dunas do Cumbuco.

Desempenho todo-terreno

O Novo Troller T4 ampliou o seu poder off-road. O ângulo de entrada foi aumentado em 1 grau (para 51 graus) e o ângulo de saída melhorou 14 graus (igualando o de entrada, com 51 graus). O utilitário também ganhou 1 grau no ângulo de transposição de rampa, que agora é de 30 graus. Ele suporta também aclive máximo de 45 graus, inclinação lateral de 40 graus e imersão em profundidade de até 800 milímetros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados