in ,

Nova via de escalada na Pedra dos Olhos, ES

Pedra dos Olhos - ES

Os escaladores cariocas André Ilha, Yuri Berezovoy e Kika Bradford abriram em fevereiro de 2007 uma nova via nas montanhas do Espírito Santo, mais precisamente na Pedra dos Olhos, localizada na região de Águia Branca, Nova Venécia, e Vila Pavão.

Esse mesmo time já havia aberto outras vias nas montanhas da região. No Carnaval de 2004 abriram Haja Coração (3º V, 280m), na Pedra do Coração, acompanhados também por Miguel Freitas e Kate Benedict. Em novembro do mesmo ano retornaram e abriram Varridos pela Eternidade (6º V A2, 330m), no Dente de Pedra, e Aresta King-Kong (5º Vsup, 160m), na Pedra da Sela, desta vez acompanhados por Christian Steinhauser. No Carnaval de 2005 foi a via Sambalelê (5º VIsup (1), 280m), na Pedra da Boneca, e Brinquedo Assassino (3º IVsup A2, 75m), no Júnior, nessas duas últimas acompanhados por Christian Steinhauser e Priscila Botto.

André Ilha é frequentador da região há anos, e desde 2000 tem buscado ascensões aos inúmeros cumes virgens do noroeste do Espírito Santo. Além das escaladas acima, abriu também vias nos Pontões Maior e Médio de Águia Branca. “A conquista de um cume virgem representa a quintessência do montanhismo”, escreve o escalador em um artigo publicado em 2005. “Afinal, foi assim que tudo começou: primeiro na Europa, depois em outros maciços ao redor do mundo, escaladores partiram em busca de elevações onde ninguém havia ainda pisado, atendendo a um clamor atávico por descoberta e superação, próprio da nossa inquieta espécie. Atingir o ponto mais alto, vencer as dificuldades que se apresentam, desbravar novos caminhos, trabalhar bem numa equipe em que a própria vida de um membro depende do outro – tudo isso possui um simbolismo muito forte, apropriado por outras instâncias do nosso dia-a-dia.”

Pedra dos Olhos – No Carnaval de 2007, no único dia em que a chuva deu uma trégua parcial, os três escaladores abriram, de uma só vez, a via Chaminé Cachoeira (4º IV, 270m), formada pela junção do cume principal da Pedra dos Olhos com um grande contraforte à esquerda, quase que um cume secundário. A Pedra dos Olhos fica em Vila Pavão, e é a mesma montanha onde recentemente as escaladoras cariocas Cris Jorge, Patty Duffles e Ester Binsztok abriram a via Menina dos Olhos (D3 4º V E3, 470m).

A Chaminé Cachoeira possui apenas dois grampos, ambos nos 20 metros finais, que são em agarras e foram vencidos debaixo de chuva, que retornou antes que o time completasse a escalada. O resto da via é toda uma chaminé média e estreita de pouca inclinação, onde se escala em diagonal, com o fundo da chaminé nunca muito distante. Foram utilizados apenas alguns friends para a segurança, o restante foi todo feito com segurança de platô.

Após atingir o colo entre o contraforte e o cume principal, os três não foram a este último devido ao horário, que estava ficando tarde. Desceram por um íngreme costão mais à esquerda, fazendo inclusive dois rapéis de 60 metros em arbustos. O nome da via deve-se ao riachinho que corre dentro da chaminé, formando micro-quedas d’água, que logo aumentam com cada chuva.

Logística e material

Material para a via – Alguns friends médios e grandes, algumas fitas longas, mosquetões avulsos, e três fitas expressas. A via é uma linha reta para cima quase sem costuras – apenas alguns friends na quarta e quinta enfiada e dois grampos na sexta enfiada.

Hospedagem – A mais recomendada pelo time é um hotel em Nova Venécia, o Candy Bar Hotel. Apesar de ser necessário rodar uns 25 km a mais para ir e voltar, vale a pena devido ao conforto, bom preço, e bom café da manhã.

Como chegar – Pegar a estrada que liga Nova Venécia a Vila Pavão, e quando ela chegar bem próximo à carreira de montanhas (a primeira, e uma das mais impressionantes, é a Pedra dos Bodes) que vai se vendo desde longe, entrar em uma estrada de terra à esquerda e segui-la até a casa do Sr. Laurindo.

Por Filippo Croso

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
Graduação das Vias de Escalada

Classificação das Vias de Escalada

A História da Escalada no Brasil