in , ,

Mergulho em Cuba

Cuba sempre foi um dos lugares que eu sonhei em mergulhar. Acho que todo mergulhador tem uma listinha do “top 10” melhores sites para mergulho que deseja conhecer um dia. E se você nunca fez isso antes, experimente começar, é muito bom, é um estimulo pra levantar cedo e ir trabalhar todos os dias.

A semana que antecedeu a viagem parecia que não iria acabar nunca, tamanha a ansiedade da cidadã aqui.

Estávamos num grupo de 9 pessoas, todos já mergulhadores com uma certa experiência, o que ajudaria muito a equilibrar o nível dos mergulhos que faríamos.

Famosa por ser um dos últimos países socialistas do planeta e um verdadeiro calo nos sapatos do Tio San, viajar pelas estradas e andar pelas ruas é como entrar num túnel do tempo, eu diria que uma experiência única de sobrevivência.

monica_cuba_14

Políticas à parte, Cuba é acima de tudo um lugar privilegiado pela natureza. Seus mares já foram palco de histórias de piratas, tentativas de invasão e fuga de refugiados. É certamente um país com uma carga histórica imensa, pudemos conferir isto nos 3 dias que ficamos em Havana para conhecer um pouco mais da vida cubana. Mas hoje os mares de Cuba estão sendo invadidos por um grupo que não tem nada a ver com política: os mergulhadores.

Em uma região tão múltipla, Cuba se destaca por ser singular. A ilha em forma de jacaré – a maior do Caribe – tem um nome só. Um idioma só. Um jornal só. Um chefe só. Um partido político só. O arquipélago cubano é composto por aproximadamente 4195 ilhas, são muitos sites pra se praticar mergulho, alguns dos mais conhecidos são Ilha da Juventude, Varadero e Maria La Gorda.

Este último foi o meu local elegido.

Maria la Gorda está localizada no extremo oeste de Cuba, na Península de Guanahacabibes, na Reserva Natural Cabo Corrientes. No lado ocidental da Ilha principal de Cuba a 400km da Havana, Maria La Gorda tem encantado os mergulhadores que visitam suas águas, devido a sua fauna submersa, verdadeiro tesouro caribenho. Os pontos de mergulho são próximos da costa e são repletos de gorgonias e mais de 20 espécies de corais. Lagostas, moréias e peixes de pequeno e médio porte são facilmente encontrados entre as passagens e cavernas dos recifes coralinos.

Tamanha beleza tropical não poderia ser tão fácil de se encontrar não é? Viajamos por 7 horas num vôo da Copa Airlines até o Panamá onde fizemos conexão e mais 3 horas de vôo pra Havana. Depois de mais de 10 horas viajando ainda é preciso que pegar um translado para Maria La Gorda, que, devido às condições da estrada e falta de sinalização durou mais 7 infinitas horas.

Apesar do cansaço e distância, o lugar dispensa elogios e comentários. Basta dizer que eu iria novamente fácil. Chegamos á noite e não foi possível nem ver o mar, mas assim que o dia amanheceu nos trouxe um visual de areias branquinhas, fundo de calcário, e um mar piscina que começava azul bebe, passando pro turquesa e logo mais à frente um azul Royal. Que paisagem perfeita.

A região do mergulho é uma das regiões mais protegidas de Cuba, dando chance a um grande desenvolvimento de recifes coralíneos, sempre a pequena distância da costa. Aliás, essa é uma grande vantagem da região, já que a grande maioria dos pontos de mergulho estão a poucos minutos do pier, que se localiza na frente do hotel.

O centro de mergulho pertence ao governo, como tudo num país socialista. Nosso pacote já incluía saídas de mergulho, mas pra você ter idéia uma saída custa aproximadamente 20 Euros para cada cilindro. Com lanchas rápidas, nosso grupo se acomodou numa embarcação boa e com uma tripulação muito bacana.

monica_cuba_13

Os Buceos (mergulho em espanhol)

Maria La Gorda possui mais de 70 sites pra mergulho. Em nossa estadia de 5 dias foi possível conhecer 14 espetaculares pontos. As características mais marcantes do fundo do mar são as formações de cavernas e tocas que lhe levam à salões de areia branca ou então lhe abrem uma saída para um paredão vertical de 1800 metros de profundidade. Nestes lugares a sensação que se tem é de voar pra um infinito azul, com uma visibilidade superior aos 30 metros a um visual extremamente convidativo a descermos mais, certamente efeito de Narcose. Pena que esse momento de êxtase dura pouco, sempre muito atento nosso Dive Master logo nos atenta para iniciarmos nossa subida multi-nível para sanar gradualmente nosso nível de nitrogênio.

Outra característica estarrecedora é a temperatura da água, nunca menos de 29 graus nem aos 30 metros de profundidade. Eu nunca vi isso na minha vida. A maioria dos mergulhadores desce apenas de sunga ou lycra. O que deixa o mergulho extremamente confortável, já que sem neoprene e com cilindros de aço o lastro diminuí consideravelmente ou no meu caso, nem existiu.

Vida Marinha

Em todos os pontos é comum termos uma grande variedade de vida marinha. A pequenas profundidades temos sempre uma grande quantidade de peixes e cardumes recifáis, muitas barracudas, Moréias e xaréus. Existem pontos específicos para encontrarmos grandes Meros e Garoupas de proporções apocalípiticas (jargão habitualmente usuado por meu dupla). Belíssimos Cângulos, Siliares, Frades, Papagaios, e por ai vai …

A excelência do mergulho em Cuba está na variedade de Corais, Esponjas e anêmonas, os jardins de Gordonias e grandes formações, é único e inesquecível.

Galeria de Fotos do Mergulho em Cuba

Além do Mergulho

É preciso destacar aqui a cordialidade e simpatia do povo cubano, principalmente com brasileiros, sempre queridos.

O profissionalismo dos Divemasters que se preocupam, acompanham, avaliam com seriedade o perfil de cada mergulhador, escolhem os melhores points sempre levando em consideração os mergulhos do dia para garantir a realização em total segurança.

A infraestrutura do hotel, que possui instalações confortáveis, agradáveis e ainda fornece serviços completos de enfermaria.

Dicas

Não tenha um surto psicótico pelo mergulho. O mar está lá diariamente. Planeje os mergulhos para sua própria segurança, respeite as regras de segurança e sua condição física.

É muito fácil cair em descompressão, basta dispersar a atenção por alguns minutos. Um bom computador de mergulho é indispensável.

Muito protetor solar e muito repelente. Você verá que ainda sim não será suficiente.
Máquinas fotográficas sub são sempre bem vindas, você certamente não se arrependerá.

E o mais incrível, o Celular pega em Maria La Gorda. Não que seja aconselhável seu uso, já que o minuto é uma fortuna, mas nos deixa mais tranqüilo e ambientado.
Reserve um dia para conhecer Havana pra comprar Rum e charutos cubanos, fora isso não existem mais opções de suvenir.

Veja os Vídeos da Viagem

Autor: Mônica Magalhães
E-mail: [email protected]
Site: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2163907730293661782

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Oi Mauricio!
    Que bacana, estava pesquisando sobre Cuba e achei o teu site.
    E pensar que minha paixão por mergulho começou. A viagem que te conheci em Noronha.
    Agora, estou aqui pesquisando sobre Cuba.
    Poderias me passar a indicação da agência que contrataram no Brasil?
    Grande abraço, meu amigo!

    • Oi Sheilaaaaaaaa! QUe bom rever você por aqui. Lembro da sua empolgação para mergulhar em Noronha. Pelo visto virou uma paixão e já está rodando pelo mundo, né?
      Esse mergulho em Cuba foi feito por uma colunista do site, a Mônica Magalhães. Faz tempo que não temos contato.
      No fim da matéria tem um email dela. Você já tentou fazer contato?
      De qualquer forma vou pedir umas dicas pra uma outra amiga e te mando tb.
      Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Mergulho na Laje de Santos – SP

Um fantástico mergulho na Tailândia