in

Lagoa Feia (oi?) de Campos dos Goytacazes

Depois de um tempo sem enviar matérias, mas não longe das aventuras, retorno para dar continuidade na divulgação das belezas naturais próximas a minha cidade: Campos dos Goytacazes/RJ.

Em meu último artigo, falei sobre o Morro do Itaóca (ou Morro do Rato), suas características e esportes radicais ali praticados. Do visual lá de cima, podemos ver duas das principais lagoas de nossa região: Lagoa Feia e Lagoa de Cima.

suisso_lagoa-feia01

A Lagoa Feia…

…é a segunda maior lagoa de água doce do Brasil, sendo superada somente pela Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul. Está localizada na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã.

A lagoa é resultante de um antigo golfo que se comunica com o Oceano Atlântico pelo Canal das Flechas, possuindo área de 170 km2, com profundidade entre 1 a 3metros e riquíssima vegetação aquática formada por aguapés, peperis, dama-do-lago, entre outros. Sua água é geralmente morna e de pouca transparência. Tem grande importância para a pesca na região.

O seu nome gera grande polêmica aos olhos de quem a visita: na verdade é linda! A origem de seu nome é datada do período dos Sete Capitães, que herdaram as terras da Capitania de São Tomé (por volta de 1630)… talvez uma lenda…dizem que os militares portugueses (Sete Capitães) a descobriram num dia de grande tempestade na região, suas águas estavam agitadas e com ondas nas pequenas praias existentes. Vai saber né…

suisso_lagoa-feia02 suisso_lagoa-feia03

Trilhas de Bike até a bela Lagoa Feia

Meu desejo de conhecer a lagoa era antigo, seja por comentários de amigos, pela admiração vista do topo do Morro do Rato ou quando a contornava pela estrada que liga Farol de São Tomé e Quissamã, percurso que eu sempre fazia a trabalho.

Do centro da cidade de Campos dos Goytacazes até a Lagoa Feia são aproximadamente 36 km. Fizemos a trilha de Bike e escolhemos como ponto de encontro o bairro de Donana, a 10km do centro da cidade, no Distrito de Goytacazes.

Iniciamos as trilhas logo cedo, passando por estradas de terra e aceiros de cana, encontramos várias capelas já abandonadas e antigas casas, passamos por diversos lugarejos como Coqueiros, Braga, chegando finalmente a Ponta Grossa de Fidalgos, ponto final da aventura.

suisso_lagoa-feia04 suisso_lagoa-feia05

Paramos numa propriedade a beira da Lagoa, onde existem restaurantes, barzinhos e um canal com diversas embarcações pequenas, utilizadas pelos moradores da região para a pesca e/ou condução, ligando às outras comunidades do município vizinho. Durante todo o ano o local recebe muitas pessoas, principalmente aos Domingos, e no verão o lugar esquenta mais ainda.

Iniciei uma pequena caminhada até a beira da lagoa, registrando diversas fotos (algumas disponibilizadas aqui) de uma paisagem linda, belas vegetações, diversidade de aves, uma imensidão de águas calmas misturando seu horizonte com nossa região de planície.

Infelizmente, não só de belezas naturais pudemos desfrutar: em vários pontos encontramos vestígios negativos da ação do homem: lixo, abandono, drenagem e invasão do leito da lagoa, imagens da falta de interesse da prefeitura com esse patrimônio natural, da falta de preparo e de informação junto às comunidades sobre como preservar seu lugar de moradia e sustento.

suisso_lagoa-feia06

Mesmo assim valeu a pena, ótimas trilhas, belo visual e a certeza que de feia a lagoa tem apenas em seu nome…precisa apenas de um cuidado maior.

Agradeço a companhia de Alexander, Perla e Didi nessa aventura.
Até a próxima galera, onde falarei sobre a Lagoa de Cima.

Autor: Thiago Suisso
E-mail: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Boa tarde!
    Tenho um grupo de pedal entre amigos e gostariamos de fazer essa trilha de campos até lagoa feia. Vocês poderiam me passar algumas informações?
    Parabéns pela matéria!

  2. Bom dia Maurício! Só faltou você especificar a rota que vc fez, tipo Google Maps. Eu sei chegar lá também, mas queria saber os detalhes do seu caminho feito. Eu pedalo. Ah! Parabéns pela publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Turismo GLS – Destino: Poços de Caldas – MG

Morro do Itaóca (Rato) em Campos dos Goytacazes – RJ