in

Hambúrguer Vegano – 4 dicas essenciais para o preparo (com receita)

A febre dos hambúrgueres gourmet invadiu o Brasil. Hoje, as opções para prepará-los são muitas, incluem desde carnes bovina, suína e de cordeiro até os hambúrgueres vegetariano e vegano, que tem boa aceitação do público em geral, por ser uma opção mais saudável, rica em nutrientes e muito saborosa. Além de dar mais energia para os esportes de aventura!

A chef de cozinha e especialista em carnes e Food Stylist, Letícia Massula, lista quatro dicas essenciais para qualquer pessoa preparar um saboroso hambúrguer vegano em casa:

1 – Textura – O primeiro passo a ser pensado: “Para fazer uma boa massa de hambúrguer com base vegana ou vegetariana é importante mesclar ingredientes que darão liga no momento da finalização do hambúrguer na chapa, durante a cocção. Se essa massa for muito mole, desmanchará com o calor. A textura correta é, portanto, o primeiro passo a ser pensado.

2 – Nutrientes, fibras e sabor. “É importante que a massa seja rica em amido para fornecer a ela energia. A dica é que sejam utilizadas hortaliças como abóboras de inverno, raízes em geral e tubérculos. Mas não adianta pensar apenas na textura e nutrientes, o sabor destas combinações faz a diferença no resultado final da massa.”

3 – Composiçãocereais, grãos e leguminosas: “A composição com hortaliças e cereais compostos de amido e proteína como o arroz, trigo, aveia, centeio, quinua ou milho vão ajudar na formação da textura. Também é possível usar leguminosas que possuem alto conteúdo proteico e, por essa razão, são fundamentais na substituição da carne.

4 – Preparo – umidade dos ingredientes: “Durante o preparo é importante assar as hortaliças, raízes e tubérculos para tirar o máximo da umidade durante a cocção e, assim, formar uma massa macia e sequinha”.

Hamburger Vegano 2

E para aguçar o paladar, a chef oferece uma deliciosa receita de hambúrguer vegano de batata doce com quinua, confira:

Receita de Hambúrguer de batata doce com quinua

Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

Hambúrguer – massa

1 batata doce grande descascada e partida ao meio no sentido do comprimento ou em 3 partes grandes;
½ xícara de quinua cozida em água com sal e bem escorrida;
2 colheres (sopa) de cebola brunoise;
2 colheres (sopa) de salsinha;
1 pimenta ardida amassadinha (opcional).

Montagem do sanduíche:
½ abacate em lâminas;
4 rodelas de tomate ou tomatinhos;
folhas de agrião baby;
cebola roxa laminada;
gotas de limão;
azeite extra virgem, flor de sal ou sal e pimenta do reino moída na hora;
pão de hambúrguer ou pão francês – neste caso, usou pão de hambúrguer integral

Modo de preparo:
Asse a batata doce no forno convencional, coberta com papel alumínio até ficar macia (mais ou menos 30 minutos no forno preaquecido). A batata também pode ser cozida, mas o problema é que, quando cozida, fica úmida e pode atrapalhar a massa. Uma solução é precozinhar com casca e levar ao forno quente por uns 5 minutos para ela ficar bem enxuta.

Amasse apenas a polpa com garfo (formará uma crosta mais dura por fora, use apenas o miolo, mais macio). Misture a batata amassada com a quinua, cebola, salsinha e pimenta amassadinha. Forme uma massa. Ajuste o sal.

Modele os hambúrgueres na mão, com mais ou menos dois dedos de espessura cada. Aqueça uma frigideira antiaderente e doure levemente os pães. Reserve.

Pincele a frigideira com um fio de azeite e doure o hambúrguer dos dois lados (1 minuto cada), virando com cuidado com a ajuda de uma espátula.

Monte seu sanduba: pão + hambúrguer + abacate + cebola roxa + gotas de limão + flor de sal + tomate + agrião + azeite e feche com o pão!

Booking.com

Dica: sirva com mostarda amarela forte.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá, Super adorei a receita e não conhecia esse hamburguer com essas combinações, confesso que fiquei surpresa, afinal é um tanto quanto complicado achar uma combinação que seja saborosa e saudável ao mesmo tempo. Adorei as outras receitas também e vou tentar fazer ver qual se adequa ao estilo vegano. Nesta mesma linhagem de comidas e bebidas saudáveis é sempre bom poder compartilhar com pessoas que seguem o mesmo estilo de vida!
    Forte Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Volvo Ocean Race – Ninguém dorme até Auckland

Promo GOL e TAM – Passagens aéreas por 67, 89 e 119 reais