in

Guia básico de viagem ao Alentejo, em Portugal

A região mais autêntica de Portugal vale mesmo a viagem. Por lá, a gastronomia típica regada a vinhos premiados, a população hospitaleira e as atividades que privilegiam a vida simples de outrora não deixam dúvida: é um lugar para sair feliz e reconfortado.

E nem precisa gastar muito. Acomodação, refeições, transportes terrestres e tours saem bem mais em conta que a maior parte dos destinos tradicionais europeus, tendo a vantagem de oferecer serviços de altíssima qualidade. Duvida? Não pense de novo, vá e confira você mesmo!

Veja o que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura.

Como chegar

A maneira mais fácil de chegar é voando para Lisboa, a porta de entrada de Portugal, que fica a apenas 132 km de Évora, no coração do Alentejo. Existem muitas opções de voos diretos para a capital portuguesa a partir das principais cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De lá, é possível alugar um carro ou aproveitar a malha de transportes públicos para chegar até as principais cidades.

Porto Covo - Sines - Crédito VictorCarvalho.com.br

Quando ir

A melhor época para visitar o Alentejo é entre maio e outubro, quando as temperaturas são amenas e há pouca amplitude térmica. Julho e agosto são mais  quentes e secos, típicos do clima temperado da região. O inverno é frio e úmido.

O que levar

O conteúdo da mala varia de acordo com a estação do ano, mas é importante levar muitas roupas confortáveis, já que, mesmo nas principais cidades da região, faz-se muitos passeios a pé. Vale lembrar que, ainda que a viagem esteja marcada para o pico do verão, é importante levar um agasalho leve, já que as noites podem registrar temperaturas de 15 graus.

Fuso horário

O Alentejo está no fuso GMT +0, mas a diferença de horário entre o Brasil e a região varia de acordo com os seus respectivos horários de verão.

Idioma

Português.

Gastronomia

A culinária local é baseada em carne de carneiro, porco preto e lebre, além de peixes e frutos do mar, temperados principalmente com coentro, orégano, salsa e tomilho. O pão típico da região acompanha todas as refeições.

Moeda

O Alentejo faz parte de Portugal e, assim como o restante do país, utiliza o Euro como moeda corrente. Cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos, mas bancos e casas de câmbio fazem a troca de dinheiro. Consulte o valor do câmbio antes de realizar transações.

Documentação

Só é necessário um passaporte válido, no mínimo, seis meses depois da entrada em Portugal. Brasileiros não precisam de visto, podendo circular por até 90 dias por toda a União Europeia. Depois disso, a permissão pode ser estendida por mais 90 dias.

Monsaraz - Convento e Via Lactea

Informações úteis

Voltagem padrão: 220V.
Plugues: a tomada elétrica é tipo F. É essencial levar um adaptador universal.
Ligações para o Brasil: as redes telefônicas de Portugal mantêm acordos de roaming com a maioria das companhias brasileiras, então você terá uma boa cobertura. Para fazer ligações de telefones locais, é necessário discar apenas 0055 + DDD + número de telefone.
Gorjetas: embora o serviço esteja incluído na conta dos restaurantes, é habitual deixar uma gorjeta de 5 a 10% sobre o valor da refeição. Táxis também esperam uma gorjeta de 5 a 10%, que geralmente significam apenas o arredondamento do preço a ser pago.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Descendo o Rio Araguaia de Caiaque, aos pés da Cachoeira Couto Magalhães

Arica e Puerto Varas reúne muita aventura no Chile