in , , ,

Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca – RJ

Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca - RJ

A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca (PNT), passa pelo setor da Floresta e pelo setor da Serra Carioca. O PNT é o mais visitado do Brasil com cerca de 3 milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades. A sua importância vai além do turismo e do lazer, especialistas informam que caso não houvesse o PNT, o Rio de Janeiro teria mais 5 graus de temperatura.

O setor Floresta conhecido como Floresta da Tijuca, é uma importante e grande área de verde bem no coração da cidade do Rio de Janeiro. Neste setor da Floresta há diversos espaços privilegiados de recreação para aproveitar o dia com amigos, família e com as crianças. Além destes, há inúmeras trilhas para todos os públicos.

Vista do Pico da Tijuca Mirim
Vista do Pico da Tijuca Mirim
Mapa em Azulejos da Floresta da Tijuca
Mapa em Azulejos da Floresta da Tijuca
Quatis na Floresta da Tijuca
Quatis na Floresta da Tijuca

Já no setor da Serra Carioca, está localizada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado. Além deste monumento, os visitantes podem observar de diversos pontos deste setor o impressionante visual do Rio, como exemplo a Vista Chinesa e Mirante Dona Marta, as Cachoeiras do Horto, as Paineiras e o Parque Lage.

Mais informações: www.parquedatijuca.com.br

A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca é uma idealização da empresa AVEC Trilhas e para a visitação guiada foi dividida em 3 etapas que podem ser realizadas em 3 dias diferentes não necessariamente nesta ordem. Fiz, até o momento da divulgação desta matéria, apenas a etapa número 1 por completo e partes das etapas 2 e 3, separadamente.

Etapa 1:

– Quilometragem estimada: 16 km

– Trajeto: Praça Afonso Viseu à Trilha dos Bancos à Trilha do Mesquita à Trilha do Caveira à Tijuca-Mirim à Pico da Tijuca à Trilha do Bom Retiro à Cocanha à Cova da Onça à Trilha do Aloísio à Centro de Visitantes à Trilha do Leopoldo à Trilha do Mirante da Cascatinha à Trilha dos Estudantes à Praça Afonso Viseu

Etapa 2:

– Quilometragem estimada: 12 km

– Trajeto: Praça Afonso Viseu à Rua Amado Nervo à Morro Boa Vista à Morro do Queimado à Pedra da Proa à Mesa do Imperador (Pela Estrada até a Vista) à Vista Chinesa à Jequitibá à Cachoeira da Gruta.

Etapa 3:

– Quilometragem estimada: 9 km

– Trajeto: Trilha da Cachoeira da Gruta à Primatas à Mirante da Lagoa à Paineiras à Trilha do Corcovado à Parque Lage.

 

Dicas e Observações

  • Formas de fazer a Grande Travessia: Fiz a primeira etapa com a própria empresa idealizadora, a AVEC Trilhas, e super recomendo pelo conhecimento transmitido (sobre a história local e sobre curiosidades sobre a fauna e flora) e pela segurança de estar com um guia local que sabe onde estamos, o que fazer e para onde ir em caso de emergência.

Mais informações: www.avectrilhas.com.br // (21) 981049307 // [email protected]

Entretanto há também a possibilidade de realizar o trajeto por conta própria e sem custo, visto que o parque não cobra entrada.

  • Como chegar: Cada etapa é realizada em uma região. Para a primeira etapa, como o início e o fim é no mesmo local, fui de carro e estacionei na Praça Afonso Viseu, próximo à entrada do Parque no Alto da Boa Vista, onde começou a caminhada. O estacionamento no parque é gratuito. Há também a possibilidade também de ir de ônibus e saltar diretamente na praça.
  • O que levar: As trilhas são pesadas pela duração da caminhada, mas não tem desafios técnicos. Assim, recomendo levar pelo menos 3 litros de água por pessoa por etapa e comida como: frutas, barras de proteína, castanha e amendoim. Na primeira etapa, havia alguns pontos com água da cachoeira para repor o estoque, caso tenha interesse de usar, recomendo levar um cloro próprio para tratamento de água da floresta para consumo, disponível em lojas de equipamentos de trilhas e aventuras. Se assim como eu, você gosta de tomar um café com lanche admirando uma bela vista, esta também é uma ótima oportunidade.
  • Trajeto da primeira etapa: A localização exata e o caminho da trilha, podem ser vistos através do registro da wikiloc, aplicativo que grava o caminho através do GPS do celular. O aplicativo nem sempre é exato, mas registrou mais de 20 km de caminhada percorridos em cerca de 10 horas com uma altitude mínima de 335 metros (Praça Afonso Viseu) e máxima de 1023 metros (Pico da Tijuca).

Veja o mapa da trilha

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=11675876

Há uma série de outras trilhas que podem ser realizadas no PNT. A Grande Travessia do Parque Nacional da Tijuca é um grande desafio para os amantes de trilhas e aventuras. Boa caminhada!

Fotos da Travessia do Parque Nacional da Tijuca

Vista do Mirante da Cascatinha
Vista do Mirante da Cascatinha

Equipe da primeira etapa
Equipe da primeira etapa

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Carlos Innecco

Carlos Innecco é engenheiro por formação e nas horas vagas fotógrafo de paisagens, trilheiro e viajante. Atualmente morador de Niterói - RJ. Para mais fotos/vídeos de trilhas, paisagens e viagens, siga meu perfil no IG @inneccophotos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Ilha do Japonês em Cabo Frio - RJ

Ilha do Japonês em Cabo Frio, um pequeno paraíso na Região dos Lagos – RJ

#17 Água-Viva, Ilhas Palau

20 Melhores fotografias da National Geographic em 2015