in

Dicas – Planejando sua viagem pela Internet

Realizar uma lista de telefones e dados úteis para você e para alguém de sua confiança para uso em caso de urgência. Copia do passaporte e vistos se esses forem necessários.

Sempre que você viajar é importante a realização de listas contendo seu roteiro de viagem (dias em cada local, vôos e seus horários e hotéis) e um resumo com os códigos das suas reservas e telefones ou sites para contato com as responsáveis pelas mesmas, número do seu seguro saúde de viagem e seus telefones de suporte. Seria prudente ainda deixar anotado em separado o número dos cartões de crédito e débito, dos travelchecks e os telefones de suporte em caso de perda dos mesmos ao redor do mundo, além das senhas necessárias para acessar os sites onde você realizou suas reservas.

Costumo deixar uma dessas listas, sem as senhas, com alguém de confiança, uma das cópias, eu levo comigo em local separado das demais papeladas e ainda envio uma cópia para uma conta de e-mail alternativa e que não corra risco ter seu conteúdo apagado, de forma que posso acessá-la e a essas informações em qualquer webcafé ou lan house.

Se estiver viajando ao exterior é prudente fazer e deixar uma cópia das páginas principais do seu passaporte e dos vistos necessários para a sua viagem. Costumo plastificar uma copia colorida do passaporte e andar com ela, deixando o original no cofre do hotel em países que permitem esse hábito.

Se você for prevenido, pode ainda anotar os endereços das agências consulares brasileiras próximas aos destinos que você vai visitar.

Leve sempre o menor número de malas, com menor peso possível e compatível com seu dono. Isto facilitará seu deslocamento e a vigilância das mesmas.

Escolha peças-chave que possam montar diversas combinações. Reduza ao máximo os sapatos e dê preferência aos mais confortáveis, pois geralmente é andando que se conhece um lugar novo. Se vai a algum lugar quente leve sempre uma blusa de frio fina (ela pode te salvar do frio polar do avião ou de um revés climático). Se vai a algum lugar frio leve uma malha mais fina e uma roupa de banho, quem sabe você poderá ser vítima de um revés climático ou convidado a ir a algum spa / fonte termal.

Leve um kit de primeiros-socorros e suas medicações de uso constante. Procure seu médico e pergunte sobre medicamentos úteis ao leigo durante uma viagem.

Embale bem seus xampus, bronzeadores, perfumes, etc, pois eles podem vazar durante o vôo e durante manipulação cuidadosa da sua mala pelo pessoal de terra dos aeroportos.

Muito útil é embalar em sacos plásticos, um a um, aquelas roupas que você teria mais dificuldade de passar durante a viagem. Os sacos reduzem o atrito dessas roupas com as demais, reduzindo o amasso das mesmas.

Leve alguns sacos extras, podem ser úteis.

Se for levar algum aparelho eletrônico (câmeras, nootebook, mp3 player, etc) para exterior, você deve passar antes no posto da Receita Federal no aeroporto (que possua vôos internacionais) e preencher o formulário para registrar a exportação temporária o que evitará problemas no seu retorno. Uma vez preenchido e carimbado pela receita, ele servirá para as suas próximas viagens. Será necessário seu passaporte e a presença do aparelho, portanto coloque-o em um lugar com fácil acesso. Lembre-se também que o padrão das tomadas varia ao redor do mundo. Compre um kit adaptador mundial ou pesquise se seu aparelho tem o plug compatível com o sistema do(s) país(es) a serem viajados.

Nestes tempos de terrorismo e vigilância de malas, nunca feche sua mala com cadeado. Opte por braçadeiras plásticas (lacres) encontradas em supermercados, lojas elétricas e em lojas do tipo ‘faça você mesmo’. Elas protegem da abertura das malas e, em caso de revista das mesmas no aeroporto, elas são facilmente rompidas e substituídas por outras pelo pessoal de segurança. Isso é uma grande verdade falando-se de EUA. Não esqueça de levar algo para romper as braçadeiras na bagagem de mão (um cortador de unha grande serve), pois eles não são fáceis de romper (mas isso é a razão de usá-las, não é mesmo?).

Cuidado com as novas normas para bagagem de mão mundo afora.

No aeroporto, nunca deixe suas malas de mão ou a serem despachadas desacompanhadas ou longe do seu campo de visão. Furtos são muito comuns em aeroportos pelo mundo afora e muito mais aqui no Brasil. Um grande número de bagagens e a pressa podem levar a alguma se extraviar por aí…

Lembre-se de retirar etiquetas de despacho antigas coladas na mala. Elas podem propiciar enganos no despacho da sua mala (erro de destino) e diminuem os indícios que sua mala recheada está vindo do exterior em um vôo doméstico (diminui o interesse de outros nela…).

Identifique bem sua mala com seus dados pessoais, o que facilita a busca no caso de extravio. Coloque alguma fita colorida chamativa ou dê preferência por modelos de cores e tipos menos comuns e equipadas com ótimas rodinhas. Já reparou quantas malas pretas e azuis iguais podem ser encontradas nos aeroportos? Já tive experiência pessoal de retornar ao aeroporto, após o check in no hotel, por ter pego por engano uma mala idêntica à minha e que tinha uma etiqueta de identificação chamativa do seguro saúde também idêntica… Localizaram-me e me alertaram do ocorrido através do endereço contido na identificação da minha mala!

Antes de sair da sala de desembarque pare alguns segundos, por mais excitado que você esteja, e verifique o estado da sua mala e dos lacres. Em caso de lacres rompidos ou danos na mala, antes de sair da sala de desembarque entre em contato com o pessoal de terra, para registrar o ocorrido e avaliar a necessidade de iniciar o processo de reembolso dos danos ou acionar seu seguro bagagem. Normalmente as malas abertas pelo pessoal de segurança dos aeroportos americanos apresentarão um novo lacre na mala (mesmo que rompido o cadeado) e haverá dentro da mesma uma folha relatando que sua mala foi revistada.

Booking.com
Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique esperto com suas malas

Dicas pra combater o Jet Lag após um longo voo