in

Dia dos Mortos no México

Festival Calaveras - Dia dos Mortos no México

A cultura e as tradições de um país são a identidade da sua nação. No México, cada região tem suas peculiaridades, com seus próprios costumes e tradições. No entanto, uma tradição vivida nos quatro cantos do país é a celebração do Dia dos Mortos no México, ou Dia de los Muertos, – uma festa cultural já enraizada entre os mexicanos devido à sua diversidade de expressões religiosas, gastronômicas e culturais que se combinam para receber e agradar os mortos que visitam o mundo dos vivos uma vez ao ano.

Na chegada dos conquistadores, deu-se início a um processo de sincretismo, onde os costumes locais se fundiram com o catolicismo, dando assim origem ao Dia dos Mortos moderno, que se tornou uma celebração católica.

Guia de Destinos: México

Hotéis com até 50% de desconto na Cidade do México

Alugue um carro no México com desconto

Reserve passeios e ingressos de atrações na Cidade do México

Após 500 anos, a celebração continua a ser preservada, embora tenha sofrido algumas mudanças, dando fruto a uma mistura de tradições únicas nas diferentes regiões do México.

Essa celebração ancestral do Dia dos Mortos no México foi reconhecida pela UNESCO em 2003 como Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. A data representa um momento privilegiado do encontro das pessoas com seus antepassados, uma homenagem à morte com oferendas, usando elementos importantes e bastante representativos do Dia de Los Muertos.

Dia dos Mortos no México: preparação do altar

Cada coisa traz um significado que estão relacionados com o Céu, a Terra e o Submundo. Cada elemento visa atrair os entes queridos que já morreram e agradá-los em sua rápida passagem pelo mundo dos vivos.

Entre os elementos encontramos:

Água:  A fonte da vida, oferecida às almas para saciar a sua sede após a longa jornada. Simboliza a pureza da alma.

Sal: Esse elemento de purificação serve para que o corpo não seja corrompido em sua ida e volta entre os mundos e possa retornar no ano seguinte.

Velas: Os antigos mexicanos usavam tochas. Atualmente, a vela é usada em suas diferentes formas. A chama que elas produzem significa luz, fé e esperança. Atua como um guia para que as almas possam alcançar os seus antigos lares.

Copal e incenso: É o elemento que sublima a oração.

Arco de Flores. Eles são o símbolo do festival por suas cores e aromas e representam o portal de entrada dos mortos.

El petate: Funciona como um tapete. Neste dia particular, funciona para as almas descansarem.

El izcuintle: O que não deve faltar nos altares para as almas crianças é o cachorrinho Izcuintle em brinquedo, para que os pequeninos se sintam felizes ao chegar ao banquete.

Pão: A oferta fraterna é pão. A igreja apresenta-o como o “Corpo de Cristo”. Elaborado de diferentes maneiras, o pão é um dos elementos mais preciosos do altar.

O retrato da pessoa lembrada sugere a alma que nos visitará, mas isso deve estar escondido, de modo que só pode ser visto com um espelho, para implicar que o ente querido pode ser visto, mas não existe mais.

Caveiras: fazem alusão à morte que estará sempre presente. As pequenas caveiras são dedicadas à Santíssima Trindade e ao Pai Eterno.

O Licor é para lembrar os mortos dos agradáveis eventos que tiveram em vida.

O altar para o Dia dos Mortos no México também pode ser adornado com papel picado, tecidos de seda e cetim, onde figuras de argila, ou roupas limpas dos mortos também ficam para receber as almas. O altar para os mortos serve para que possam beber, comer, descansar e viver mais um breve momento com seus parentes e, por isso, é uma grande celebração.

Principais destinos para conhecer um típico Dia dos Mortos no México: Sayulita, Mazatlán, La Paz, Campeche, Chiapas, Guerrero, Oaxaca, Quintana Roo, Tabasco, Aguascalientes, Guanajuato, Hidalgo, Michoacán, Querétaro, Puebla, San Luís Potosi e Cidade do México.

Fonte: Assessoria

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Muito bom teu post. Eu quero ir este ano para conhecer essa festa e fotografar. Você sabe informar o dia do desfile na capital e poderia me indicar um lugar para ver a festa no dia 01 e 02 de novembro? (Ou agência que organize). Obrigado

    • Oi Francisco, o Dia dos Mortos no México é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro (o mesmo Dia de Finados no Brasil). Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. O ideal é se hospedar na região mais central, mas não na mesma rua da festa pois fica muito barulhento. Procure ruas próximas.

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Como chegar em Choquequirao no Peru

Choquequirao: como chegar nas ruínas incas no Peru

Roteiro prático pra conhecer a Chapada dos Veadeiros em 6 dias