in ,

Desafio de Anita – Novo Circuito de Cicloturismo em Santa Catarina

Conheça a terra de Anita Garibaldi de bicicleta

O Circuito Desafio de Anita é o mais novo circuito de cicloturismo de Santa Catarina. Projetado para ser desbravado em três dias pelas cidades de Tubarão e Laguna, o circuito conta com 132km de biodiversidade: rios, praias, estradas rurais, estâncias termais e a riqueza do patrimônio histórico e cultural da região que é berço de Anita Garibaldi. O/A cicloturista é convidado a realizar uma aventura inesquecível sobre duas rodas: percorrer os primeiros caminhos da Heroína de Dois Mundos.

UM CIRCUITO AUTOGUIADO 

O Circuito Desafio de Anita é autoguiado. Para participar o/a cicloturista precisará fazer a sua inscrição no site oficial do circuito www.circuitodesafiodeanita.com.br e realizar o seu cadastro. A partir do dia 28 de maio de 2021, data de lançamento do circuito, cada participante inscrito terá acesso às planilhas, guia de viagem e arquivos dos mapas em GPX no site do circuito. Durante o percurso, o/a cicloturista também encontrará placas e setas indicativas em postes como sinalização complementar.

Existem pontos de check-ins ao longo do circuito: QR Codes que o participante precisará acessar com o celular para comprovar sua chegada em cada local. Ao completar o Circuito Desafio de Anita e fazer o checkpoint que comprovará os 132 km percorridos, o/a cicloturista inscrito/a recebe medalha e certificado de participação.

DADOS GERAIS: 

Percurso: total: 132km

Tempo sugerido de viagem: 3 dias

Dificuldade: Moderada

Altimetria total: 507 m

Tipo de Trilha: Mão única

PRIMEIRO DIA (59,5 Km – Tubarão ao Farol de Santa Marta)

O circuito inicia em Tubarão Terra de águas termais, da Ferrovia Dona Tereza Cristina, do Rio Tubarão e do artista plástico Willy Zumblick.

O primeiro check-in está no Rio do Pouso Termas Hotel, que está situado na margem esquerda do Rio Tubarão, à 12 km do centro da cidade.

No Primeiro dia o/a cicloturista terá a oportunidade de conhecer o Museu Ferroviário que conta a história da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Na Estrada Geral da Madre visitará o monumento que demarca o local de nascimento de Anita Garibaldi. Pedalará pelas margens do Rio Tubarão acompanhando sua mudança geográfica desde as Termas do Rio do Pouso até Laguna. O final do percurso no primeiro dia é o Farol de Santa Marta, em Laguna.

SEGUNDO DIA (19,5 km – Farol de Santa Marta à Praia do Mar Grosso. Tempo livre para descanso) 

O segundo dia é planejado para o/a cicloturista recarregar as energias e conhecer Laguna: a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina. O/A cicloturista poderá visitar a Casa de Anita Garibaldi, os sambaquis, os casarões históricos com venda de artesanato local, ir até a Fonte da Carioca e encher a sua garrafinha com água pura. Subir o Morro da Glória e aproveitar a vista!

Conhecer a gastronomia típica da região com base na cozinha açoriana e a famosa Pedra do Frade. Visitar os Molhes da Barra e apreciar a pesca artesanal. Se tiver sorte poderá conhecer os botos pescadores. Poderá passear pelas dunas da Praia Grande, curtir o pôr do sol da Praia do Cardoso e descansar, pois o terceiro dia exigirá um pouco mais de força nos pedais.

 TERCEIRO DIA (52,9 Km – Laguna ao Rio do Pouso Termas Hotel, em Tubarão)

Booking.com

O terceiro dia requer esforço, mas a paisagem do percurso compensa. Saindo de Laguna o/a cicloturista conhecerá a Lagoa de Cabeçudas. Chegando na Ponta das Laranjeiras verá de outra perspectiva a Ponte Anita Garibaldi. Pedalará ao lado dos trilhos da Ferrovia Dona Tereza Cristina, adentrará na zona rural com belíssimas paisagens e retornará à Estância Termal.

Lá precisará fazer o checkpoint que comprovará a execução total do circuito para retirar a medalha e o  certificado de participação  e compartilhar a experiência com amigos e amigas. Se desejar, poderá também mergulhar num banho relaxante à 37ºC. O hotel oferece day use além das diárias.

HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO CIRCUITO – APOIADORES 

O Circuito Desafio de Anita está sendo elaborado desde 2017, por Priscilla Lourenço, cicloturista e compositora, idealizadora do projeto Música, Pedal e Histórias e proprietária da operadora de cicloviagens Encantos do Sul. Junto dos irmãos Jorge e Carlos André Pineyrua, Priscilla vêm  participando ativamente das iniciativas do setor público e privado em relação ao desenvolvimento do cicloturismo na Região Sul de Santa Catarina, fortalecendo os apoios e parcerias e pensando nas questões de mobilidade urbana e segurança para os ciclistas locais e cicloturistas.

O projeto do circuito que está prestes a ser lançado conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Tubarão e Laguna na infraestrutura para mobilidade urbana dos ciclistas e na manutenção da sinalização turística nas vias públicas.

A criação do site do circuito foi realizada com recursos oriundos da premiação no Edital Bike-a- Thon promovido pelo Instituto Aromeiazero (SP). O Projeto da Encantos do Sul Operadora de Cicloturismo foi um dos cinco premiados dentre os 86 projetos inscritos de todo o Brasil  – o  único de Santa Catarina, com a proposta de fortalecimento da economia criativa da região de Tubarão e Laguna.

Assim, a criação do site www.circuitodesafiodeanita.com.br garantiu um espaço de visibilidade para iniciativas de valorização da história e cultura da região, com destaque para a divulgação de serviços e produtos de artistas e artesãos. Desta forma, o/a cicloturista que costuma conhecer e explorar a cultura local e valorizar a identidade dos lugares que visita pode acessar no site boas dicas de artesanato, saúde e bem-estar, moda, gastronomia entre outros.

PROJETO PREMIADO NO PROGRAMA INOVATUR (SANTUR, FAPESC E GESTALT OPEN INNOVATION) INTEGRARÁ O CIRCUITO A PARTIR DE 2022.

O Circuito Desafio de Anita será o primeiro circuito gamificado de Santa Catarina. Está em desenvolvimento o Route-Raiders, um jogo com foco no turismo de aventura, valorizando os principais patrimônios culturais e históricos da região, atrelado à experiência da gamificação com a caça ao tesouro. Esta implementação ocorrerá no início de 2022.

O projeto Route Raiders, criado em parceria com o Instituto Caranguejo de Educação Ambiental de Joinville, foi um dos 13 selecionados no edital do Programa Inovatur – programa de fomento exclusivo para o turismo, de abrangência estadual. O Inovatur surge com a missão de reinventar o setor, estimulando a mudança de comportamento e adoção da cultura de inovação, de olho nas transformações sociais cada vez mais velozes.

Os contemplados atendem diferentes segmentos, como gastronomia, turismo de aventura, agroturismo, cicloturismo e camping, promoção de atrativos e serviços turísticos. A ação nasce da cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation.

O programa busca apoiar a geração de empresas de base tecnológica, para transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos.

INFORMAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO E INSCRIÇÕES

Lançar o Circuito no Bicentenário de Anita Garibaldi faz parte de uma justa homenagem à heroína de dois mundos. Pretende-se que além do público masculino muitas mulheres realizem o circuito.

O lançamento do circuito ocorrerá no dia 28/05/2021. Apesar do desejo de inaugurar o circuito com um grande evento de lançamento, em virtude da pandemia não haverá um evento que cause aglomeração. O circuito é autoguiado. A partir do dia 28, os cicloturistas que se inscreverem poderão realizar o circuito. As inscrições que dão direito à medalha e certificado de conclusão estarão abertas do dia 27/04 a 03/05 de 2021. Para informações sobre a inscrição, acesse o site: www.circuitodesafiodeanita.com.br

LANÇAMENTO SEM UM GRANDE EVENTO COLETIVO QUE CAUSE AGLOMERAÇÃO

No cenário atual, em  função da pandemia de Covid19, a indicação é para que o circuito seja realizado pelos/as cicloturistas de forma individual, ou em pequenos grupos –  desde que seguidas rigorosamente as normas de segurança do Ministério da Saúde que estão, inclusive, especificadas no site oficial do circuito.

No cicloturismo saúde e turismo devem ser  complementares. Por este motivo não está sendo elaborado um grande evento de lançamento: para evitar aglomerações. Circuitos autoguiados são uma prática em Santa Catarina e tudo está sendo organizado para que os/as cicloturistas tenham uma ótima experiência.

SERVIÇO: 

O que: Lançamento do Circuito Desafio de Anita 

Quando: a partir de 28/05

Inscrições (para medalha e certificado): de 27/04 à 03/05

Informações para inscrição: www.circuitodesafiodeanita.com.br

Redes Sociais do Circuito:

Instagram: https://www.instagram.com/circuitodesafiodeanita/

Facebook: https://www.facebook.com/circuitodesafiodeanita

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0
Rota das Emoções - Guia completo

Rota das Emoções Inesquecível