in

Curitiba – Roteiros, atrativos e eventos especiais nos feriados de 2015

Parque Tanguá em Curitiba - Foto: Fabio Muniz

O ano de 2015 terá muitos feriados, que caem em dias úteis e próximos ao fim de semana. A sugestão para quem gosta de viajar é olhar com calma o calendário e se programar. Serão nove feriados até dezembro, oportunidade para conhecer novos destinos. Curitiba se destaca como opção de viagem: a cidade possui atrativos turísticos, programação cultural, gastronomia de qualidade e entretenimento o ano todo e ainda roteiros que podem ser aproveitados durante um fim de semana.

Os tradicionais pontos são sempre parada obrigatória: Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemayer, Rua das Flores (Rua XV) e o Mercado Municipal de Curitiba.

Para o Carnaval, a cidade é indicada tanto para quem gosta da folia, quanto para quem procura tranquilidade. Samba, rock, música eletrônica, invasão zumbi, manifestações religiosas e bailes infantis fazem parte da programação, na maioria gratuita.

Para quem curte rock’n roll, o Curitiba Rock Carnival traz 14 bandas nacionais e internacionais, entre elas o Relespública e a norte-americana Man or Astro-man. A Zombie Walk, marcha tradicional de “desmortos” e amantes do terror, irá contar este ano com um casamento zumbi e apresentações artísticas. Em 2014, o evento reuniu mais de 15 mil pessoas.

Já quem prefere um carnaval mais tradicional pode aproveitar os bailes e o desfile das escolas de samba de Curitiba, que acontecem na Avenida Marechal Deodoro, no dia 14 de fevereiro, a partir das 18h.

Outra opção é descer para o litoral paranaense. Em Matinhos serão três dias de folia, de 14 a 16 de fevereiro com trios elétricos e programação especial para a temporada.

Em abril, serão dois feriados, Paixão de Cristo e Tiradentes. No primeiro, a sugestão é à assistir a encenação “Paixão de Cristo” do Grupo Lanteri. Para a outra data,  o passeio pelos parques irá agradar a todas as idades.

Além disso, de 24 de março a 05 de abril, acontece o Festival de Curitiba. O principal evento de teatro do país reúne dança, circo, stand-up, improviso, teatro físico e gastronomia.

Em maio, o Dia do Trabalho é comemorado com missas e shows nacionais gratuitos no centro da cidade. No sábado, a sugestão é aproveitar um dos principais passeios para o litoral do Paraná. O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes e aos domingos chega também a Paranaguá. São aproximadamente três horas de viagem passando pelas belas paisagens locais.

Para o feriado de Corpus Christi, em junho, a dica é fazer um roteiro religioso, passando pela Rotas do Pinhão, onde estão construções como a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o Bosque do Papa João Paulo II, o Memorial Polonês, o Museu de Arte Sacra, o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o Santuário Schoenstatt, todas na capital Curitiba. Ainda na capital, podem-se ver os tradicionais tapetes e a missa, que atrai mais de 150 mil fiéis. Na Lapa, destacam-se a Igreja Santo Antônio e a Gruta do Monge. Em Balsa Nova, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e Tamanduá. Em Rio Negro, o Seminário Seráfico São Luis de Tolosa. Em Campo do Tenente, o Mosteiro Trapista recebe visitas agendadas.  Em Paranaguá, em meio à Praça da Fé, está o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná.

Quem aprecia arquitetura e decoração, poderá visitar a Casa Cor, que começa dia 20 de junho e vai até 01 de agosto.

O maior atrativo da cidade, o inverno, também contará com programação especial no Festival de Inverno de Curitiba, que completará seu terceiro ano, movimentando toda a cidade com eventos e promoções específicas da estação.

Independência do Brasil, em setembro, conta com desfile, no Centro Cívico e ainda programação cultural para moradores e visitantes. No embalo do tema cívico, as sugestões de passeios são visitar a Praça e o Museu do Expedicionário, construídos em homenagem aos militares brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial. Conhecer o Palácio Iguaçu, também localizado no Centro Cívico, que abre todos os domingos das 10h às 16h.

No mês de outubro, o feriado de Nossa Senhora Aparecida, além das cerimônias religiosas, tem diversão para a criançada no seu dia. Centro Histórico Divertido e eventos culturais que acontecem pela cidade. A família pode aproveitar alguns passeios que conciliam cultura e lazer, no Bosque Alemão, com a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm em uma biblioteca infantil; os dois planetários possuem programação diária; e ainda existem os passeios pela região Metropolitana de Curitiba, fazendas de animais e frutas, borboletário, entre outras opções.

A Bienal Internacional de Curitiba também inicia nesse período e vai até dezembro. O evento é uma oportunidade para ter contato com o que há de mais contemporâneo no mundo da arte.

Novembro, Finados, além de visitação e programação especial nos cemitérios, os turistas podem aproveitar e conhecer os centros culturais da cidade, são mais de 50 espaços. Em especial a cidade abriga o MON – Museu Oscar Niemayer, que é considerado um dos 20 mais bonitos do Mundo.

Curitiba “Capital do Natal” atrai milhares de olhares em dezembro, são diversos eventos natalinos que deixam a cidade ainda mais bonita e iluminada. Há Feiras Especiais de Natal, Coral do Palácio Avenida, Feira de Santa Rita e a Árvore Encantada do Hotel Radisson.

Veja também

O acesso à cidade é fácil, tanto rodoviário quanto aéreo. Curitiba possui estrutura hoteleira de primeira, sem contar a proximidade com as praias do litoral paranaense e das Cataratas do Iguaçu.

Booking.com

Programações e promoções podem ser encontradas no www.curtacuritibaoanointeiro.com.br. Mais informações sobre a cidade estão disponíveis no CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau no fone 41 3233 8500 e no site www.curitibacvb.com.br.

Imagem: Fábio Muniz (banco de imagens CCVB)

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Promoção Mais Noronha 2015 - Descontos de até 30%

Campanha Mais Noronha – Conheça o paraíso com descontos de até 30%

Volvo Ocean Race – Ninguém dorme até Auckland