Conhecendo os Aparatos da Serra – RS





Terra do chimarrão e do churrasco, o Rio Grande do Sul esbanja uma natureza intocada. Num cenário formado por penhascos e cânions de até 1.000m de altura, se encontra o Parque Nacional do Aparados da Serra, que abriga o Itaimbezinho, mais conhecido cânion brasileiro.

Os índios guaranis que habitavam a região batizaram a gigantesca e misteriosa fenda que se abria em meio ao campo de Itaimbé (ita significa pedra e aimbé é afiada). O Itaimbezinho, como ficou conhecido, é o maior cânion do Brasil, e impressiona pelos seus 5.800 metros de extensão e pela verticalidade dos seus paredões de pedra.

Andar por dentro dos cânions nos faz compreender o quanto a natureza é imponente, a sensação, é realmente de estar dominado e saber o quanto é importante respeitá-la. Entendemos que não somos nada, comparado ao tempo que ela existe…

Parque Nacional do Aparados da Serra fica localizado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, englobando os campos e borda do planalto, no município de Cambará do Sul e na região sudeste de Santa Catarina , as encostas do planalto do município de Praia Grande.

Turismo

A melhor época para visitá-lo é no inverno (especialmente junho e julho), quando as paisagens estão mais nítidas, o risco de nevoeiros é menor e a quantidade de chuva menos intensa.

As trilhas deste parque que devem ser conhecidas na minha opinião são:

Trilha do Vértice – bem fácil, tem um percurso de aproximadamente 45 minutos, não necessita de guia e chega bem perto do penhasco do cânion Itaimbezinho.

Trilha do Cotovelo do Macaco – essa já tem quatro horas, mas é de nível fácil, percorre uma boa extensão do cânion Itaimbezinho.

Trilha do Rio do Boi – fica na parte baixa do parque, são sete horas de caminhada avançando no interior do cânion pelas pedras, indicada somente para os mais preparados em trekking, exige disposição mas a recompensa é muito boa.

O rapel e as travessias, que exerciam grande fascínio sobre os visitantes mais radicais, infelizmente estão proibidas no interior do parque desde sua abertura.

Como chegar

Para quem sai de Porto Alegre, seguir pela BR 101 até Novo Hamburg, quando se deve tomar a estrada para Taquara. Depois seguir pela rodovia RS-020, em direção à São Fransisco de Paula, Tainhas e Cambará do Sul (apenas os últimos 10km não são asfaltados). Uma boa dica é visitar o maior templo budista da América Latina em Três Coroas, no caminho para São Fransisco de Paula, apenas 5km da estrada principal.

Na região de Cambará do Sul, além do Parque Nacional Aparados da Serra existe também o Parque Nacional da Serra Geral, com três cânions: Fortaleza, Malacara e Churriado. Para conhecê-los é necessário fazer uma longa caminhada (quatro horas) pelo campo nativo, o visual é maravilhoso e o passeio imperdível. O cânion Malacara é o mais impressionante de todos, uma linda cachoeira completa o cenário, em que é possível descer até o rio por uma trilha bem íngreme.

Guia local

Nada melhor que passear na natureza com segurança. Então, procure um guia de ecoturismo, e, de preferência, local. Eu indico o Kaloca, nativo da região, que conhece os lugares mais bonitos e inacessíveis da região, com roteiros diferentes. E ainda monta com segurança o rapel nas cachoeiras mais bonitas fora do parque.

Kturismo – (48) 532.0156 – Associação de condutores de Eco-Turismo
Secretaria de Turismo de Cambará do Sul: (54) 251.1320

Passeio a cavalo

Uma cavalgada pelos Campos de Cima da Serra é indispensável para quem realmente curte a natureza, são passeios que podem durar dias, onde a natureza surpreende a cada olhar. Aconselho conhecer a cachoeira dos Venâncios, um ótimo lugar para acampar. Para quem gosta de emoções fortes, existem cachoeiras lindas ao redor do parque, onde é possível a prática de rapel. Uma delas é a CTG, com uma queda de 40 metros!

Cavalgadas Campofora
Paulo Hafner
Tels: (54) 244.1901 / (51) 9982.9430

Onde ficar

Acampar, para os mais aventureiros, é uma excelente opção existem vários locais maravilhosos. Abaixo, selecionei algumas pousadas:

Pousada Fazenda Pindorama em Cambará do Sul
tel: (54) 2511225/99776284 – Chalés com lareira e televisão.

Refúgio Ecológico Pedra Afiada (à beira do cânion Malacara em Praia Grande)
Comida orgânica, quartos confortáveis e parede de escalada.
Tel: (48) 5321059.

Autor: Cynthia Howlett.
E-mail: cynhow@terra.com.br
Cidade/UF: Cambará do Sul – RS

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (2)

Posts Relacionados