in , ,

Como visitar os Lagos de Plitvice na Croácia

Lagos de Plitvice na Croácia

Durante 10 dias rodei de Norte a Sul de carro e contei para vocês sobre meu Roteiro na Croácia, de forma geral. Agora vou falar com mais detalhes sobre algumas das principais cidades e paradas mais famosas em textos separados. Neste vou te ensinar como chegar nos Lagos de Plitvice e o que fazer por lá.

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice não poderia ficar de fora, já que foram fotos desse lugar que incluíram a Croácia na minha lista de desejos de viagem em um mochilão pela Europa.

Organize aqui a sua Viagem para a Croácia

+ Encontre Hotéis na Croácia até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Croácia em até 12x e sem IOF
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Croácia

Lagos de Plitvice na Croácia
Lagos de Plitvice na Croácia

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice

Está localizado a 135 km da capital Zagreb ou da turística Zadar, podendo, portanto, usar essas duas cidades de base para tours bate e volta com agências ou ônibus regulares que partem de ambas, porém recomendo o aluguel de carro na Croácia para percorrer o país já que o valor é barato e as estradas e sinalizações impecáveis. Dá para ganhar tempo e autonomia.

O parque possui 20.000 hectares e é permeado por 16 lagos, muitas cachoeiras e bosques, com trilhas que percorrem cada canto do lugar, grande parte em passarelas de madeira bem próximas a água e também barcos que navegam pelos lagos permitindo uma vista diferente da floresta. Os Lagos de Plitvice são conhecidos como superiores e inferiores para facilitar sua orientação na caminhada.

São três portarias que funcionam como estações de apoio com banheiro, restaurante e informações turísticas. Elas abrem as 7hs e recomendo que você madrugue e esteja lá nesse horário, assim consegue aproveitar o parque antes das excursões de Zagreb chegarem por volta de 10hs da manhã.

A maioria dos turistas começa pela portaria 1, então vou deixar como sugestão o roteiro que eu fiz para aproveitar todo o parque com pouca gente. Todas as portarias têm estacionamento e mapa com as trilhas do parque para você se orientar.

SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA CONHECER PLITVICE

De trilha

– Comece pela Portaria/Estação 2, que fica 2,5km depois da Portaria 1

– Entrando no parque siga direto para o Píer 1 e pegue o barco que leva ao Píer 2, onde começam as trilhas menos movimentadas pelos Lagos Superiores.

– O final dessa trilha é na Estação 3, onde você deve pegar um micro-ônibus interno até a Estação 1.

– Da Estação 1 você faz a trilha pelos lagos inferiores até a Estação 2 onde deixou o carro pela beira do lago

– Esse roteiro tem 8km e fiz em cerca de 4hr, com calma, parando para fotos e fazendo desvios para alguns mirantes que existem pelo caminho.

Optei pelo roteiro onde havia maior percurso de trekking, mas para quem prefere curtir uma parte da vista dentro de um barco, pode seguir dessa forma.

De barco

– Deixa o carro na Portaria 2 e pega o trem para a Estação 3.

– Desce pela trilha Lagos Superiores para Inferiores, fique atento para o desvio até o Mirante K para algumas fotos e retorne para a trilha que acabará no Píer 3.

– No Píer 3 você pode pegar um barco que navega por 30min pelo rio até o Píer 2.

Vista superior dos lagos na Croácia
Vista superior dos lagos na Croácia

VALORES E HORÁRIOS PARA VISITAR OS LAGOS PLITVICE

O Parque Nacional dos Lagos de Plitvice abre durante todo o ano, incluindo domingos e feriados das 7hs às 18hs, mas no inverno pode ser que apenas uma portaria esteja funcionando. Os trens e barcos internos começam a funcionar a partir das 8hs e encerram as atividades por volta de 18hrs.

Os valores mudam de acordo com a época do ano:

– Alta temporada (Julho e Agosto): 180 kunas

– Baixa temporada (Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro): 110 kunas

– Meses de inverno (Novembro a Março): 55 kunas

Tem descontos para estudantes e para 2 dias de visita. O preço é o mesmo na portaria ou pelo site do Parque.

O estacionamento é pago a parte e custou 45 kunas em Setembro.

Os trens, micro-ônibus e barcos dentro do parque estão inclusos no valor da entrada.

DICAS FINAIS EM PLITVICE

Escolha se possível um dia ensolarado pois as águas são incrivelmente transparentes e mudam de cor conforme a incidência do sol.

Confesso que senti falta de um mirante com uma vista mais abrangente, pois do alto deve ser mais impressionante. Quem tiver um drone vai garantir fotos incríveis.

Como visitei o parque no único dia nublado de toda a viagem (é, azar) e estava com a expectativa muito alta, acabei me decepcionando um pouco, mas mesmo assim é um lugar único, muito bem organizado e que recomendo sim a visita.

Na mochila leve sempre um lanche, uma blusa e uma capa de chuva. O tempo lá pode mudar rapidamente mesmo no verão e o preço nos restaurantes é elevado.

Roupas e calçado próprios para trekking, por que se anda muito para conhecer os pontos de interesse e as cachoeiras principais como a Great Waterfall, a maior da Croácia.

Para provar que a água é transparente de verdade
Para provar que a água é transparente de verdade

Organize aqui a sua Viagem para a Croácia

+ Encontre Hotéis na Croácia até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro na Croácia em até 12x e sem IOF
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na Croácia

Para quem gosta de viajar com calma, existem algumas hospedagens próximas ao Parque de Plitvice. Eu comecei o dia partindo bem cedo de Zagreb e fiquei no parque até 14hrs. De lá segui para Zadar, aproveitar o fim de tarde e começo de noite por lá, mas isso é história para um próximo post.

Espero que essas dicas de como visitar os Lagos de Plitvice, na Croácia, possam te ajudar a montar um roteiro pelos enormes lagos azuis cristalinos.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Cinthia Monaco

Cinthia Monaco é formada em Educação Física e viajante viciada assumida. Sempre que possível cai na estrada com uma mochila na costa, curtindo um bom livro e buscando novos destinos, culturas, trilhas, paisagens e esportes na natureza. Ajudar a viajar é um prazer... acompanhe suas andanças também pelo Instagram: @ci_mochileira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

5 atrações em Nasca, no Peru, que você tem que ver pra crer

Primatas, uma das mais belas Cachoeiras no Rio de Janeiro

Guia de Cachoeiras no Rio de Janeiro (dentro da cidade)