Como escolher uma bicicleta





O ponto mais importante na hora de comprar uma bicicleta é o seu objetivo. Você deve se enquadrar em: amador, expert ou profissional. Sendo um amador, não é válido comprar uma bicicleta profissional, a não ser que você tenha muito dinheiro pra gastar. Amador seria o cara que só usa a bicicleta de vez em quando e para passeio, expert seria o que entende algumas coisas e tenta andar o máximo possível e profissional seria o competidor.

Dentro dessas três classificações, existem mais três referentes a bicicleta: bicicleta sem suspensão, com suspensão dianteira e com suspensão dianteira e traseira. As sem suspensão, são usadas para cross-country, porém estão sendo substituídas pelas de suspensão dianteira. Estas últimas são usadas tanto para cross-country, quanto pra dual-slalom. As de suspensão dupla são usadas pra downhill, dual-slalom e algumas pessoas ja estão usando para cross-country (neste ultimo caso, as bikes, apesar de terem duas suspensões, são bem leves).

Depois de ver se a bicicleta se enquadra no seu uso, o mais importante é ver os componentes (ou peças). Você pode encontrar uma bicicleta profissional de suspensão dianteira, com várias configurações diferentes. Você pode não se adaptar à uma bicicleta caríssima e se adaptar a uma mais barata. Por exemplo: Você pode comprar o passador gripshift mais caro do mundo e preferir um rapidfire muito mais barato, ou descobrir que você não se sente seguro em pedais clipless (aquele que prende no sapato) que custam $100.

Após você descobrir a bicicleta perfeita, você ainda tem que ver se as medidas dela se enquadram a você (isso um vendedor experiente pode te dizer). Se você tem 1,70 cm, não compre uma bicicleta com quadro de 22 polegadas, por exemplo.

Uma coisa que muita gente dá importância é a marca da bicicleta. Isso, muitas vezes, é desnecessário. Uma bike top de linha de uma grande marca, dificilmente será diferente do seu concorrente. Normalmente, o que muda são os componentes e a geometria do quadro. Claro, que com o tempo e a experiência, você saberá qual geometria se adapta melhor a você, mas isso não é problema da marca. Muitas companhias dizem que o material delas é melhor, que o processo de fabricação é o mais indicado, entre outras coisas, porém, na maioria das vezes, isso é marketing. Então, como saber qual é a melhor geometria, o melhor material, etc ? Só experimentando outras bikes. Se você for um iniciante, não irá notar a diferença, portanto não se preocupe. A bike não faz o piloto. A grande prova disso é a vitória de Robert no campeonato brasileiro de downhill, usando uma Santa Cruz Bullit emprestada, pois a bike dele (Foes DHS mono) estava quebrada.

Gentilmente cedido por Pedro Cury,
do site Pedal.com.br

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Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.