As cidades mágicas do Rajastão – Mandawa e Bikaner





Prontos para embarcar no estado dos reis, das cores, das fábricas de tecidos e das cidades mágicas? Então, bem vindos ao Rajastão!

Voltamos a Délhi e embarcamos em uma viagem por terra ao estado do Rajastão. Nosso motorista, o Lazard, mal mal falava inglês e a comunicação era através de mímicas e ruídos. Imaginem que beleza!

O Rajastão é dominado pelo passado, pois este é um estado feudal com uma população majoritariamente rural. A terra não é tão produtiva e as secas são frequentes. O estado é 50% desértico.

A primeira parada foi a cidade de Mandawa que não é muito conhecida, mas paramos para dormir. Ficamos em um hotel maravilhoso e que remonta a época dos Príncipes Rajputs que dominaram o estado por muito tempo. Estes faziam parte de um clã de guerreiros oriundos do sol, da lua e do fogo que controlaram esta parte da Índia por mais de 1.000 anos.

Quando entrei no hotel, me “teletransportei” à época dos marajás, a recepção era muito bonita e com as paredes todas pintadas com desenhos temáticos (indianos e indianas, elefantes, marajás, etc) e o quarto era gigantesco e tinha objetos diferentes e coloridos. Vale a pena visitar o hotel só para conferir a decoração.

A cidade que é repleta de Havelis (casas da época dos Rajputs). Você pode caminhar pela cidade e visitá-las, mas obviamente você tem que pagar algumas poucas rúpias (de 20 a 50, dependendo do que você quer dar). A cidade parece estar parada no tempo (…)

Rápida retrospectiva histórica – O império dos Rajputs perdurou por muito tempo, mas teve alguns conflitos com o império Mughal. Com o declínio deste último, os Rajputs foram restabelecendo a sua independência gradualmente, até a chegada dos britânicos. Mas, este clã de guerreiros foi inteligente e se aliou aos britânicos para que pudessem continuar como um estado independente. Obviamente, os britânicos impuseram algumas regras políticas e econômicas aos príncipes guerreiros e estes as aceitaram para manter-se no poder.

Após percorrer as ruas de Mandawa, voltamos ao nosso veículo da montadora automobilística “Tata” e embarcamos em uma bela viagem pelas estradas estreitas do estado dos marajás. A paisagem é sem dúvida, um dos atrativos mais belos da viagem, mas prepare-se para enfrentar as peculiaridades das estradas indianas. Estas são tão estreitas que parecem ter apenas uma via, então imagine um caminhão e um carro passando pela mesma mão. É uma beleza!

A viagem terrestre (alugar um carro com um motorista) é com certeza, a melhor opção para transitar pelo Rajastão, principalmente se você quer visitar várias cidades. É uma saída econômica, fácil e que facilita o aproveitamento (nem pense em dirigir na Índia, você só terá dores de cabeça).

A mesma vale a pena pelas paisagens coloridas e pela atmosfera fantástica. Não se esqueça da trilha sonora que deve ser 100% de músicas indianas. Desta forma, o clima fica completo!

Próxima parada… cidade de Bikaner! Chegamos a Bikaner no final da tarde e fomos ao Forte Junagarh que foi construído entre 1588 e 1593 pelo general Raja Rai Singh. O mesmo é muito bonito e detém interiores muito bem decorados e coloridos.

Após a visita ao expressivo forte, fomos ao Templo de Karni Mata que está a 30km ao sul de Bikaner e é um dos mais famosos da Índia, pois é onde peregrinos provenientes de todo o país adoram milhões de ratos sagrados. Para os indianos, estes são considerados sagrados, pois são encarnações da Deusa Durga.

Como em todos os templos indianos, você tem que tirar os sapatos, então uma dica: leve meias! São milhões de ratos perambulando pelo chão e passando a milímetros dos nossos pés (ou até encostando neles!). É com certeza, uma sensação diferente. E o mais incrível é ver que os indianos brincam com eles e os alimentam (…) eles dão leite para os ratinhos.

Diz a lenda que se um rato passar pelos seus pés, é boa sorte. Os indianos não têm problemas de saúde relacionados com os ratos, mas lembre-se que os mesmos transmitem muitas doenças e vivem, principalmente, com pombas, muitas pombas. Então, cuide-se!

Vídeo – Entrada no Templo Karni Mata

Vídeo – Peregrinos indianos no Templo de Karni Mata

Crédito dos vídeos – Marcel Vincenti.

Mais uma jornada completa, espero que vocês tenham aproveitado. Próxima parada… cidade dourada de Jaisalmer!

Autor: Antonella Satyro
E-mail: antonella_satyro@yahoo.com.br

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados