Checklist básico para um trekking





Entre os milhares de equipamentos que você pode levar numa caminhada, pelo menos dez são essenciais. Eles cabem numa pequena mochila, não fazem muito peso e podem livrá-lo de situações difíceis.

Canivete – Um canivete grande ou mesmo uma faca (guardada em sua bainha dentro da mochila) podem ajudar a abrir latas, descascar lenha úmida para um fogo de emergência e mais mil e uma outras pequenas tarefas.

Apito – Quando tudo o mais falhar e você tiver de parar e chamar por socorro, um apito é bem mais estridente que gritos, além de poupar a sua energia.

Cantil – Água e calor são duas prioridades em caso de emergência. Manter-se aquecido e hidratado é tudo no que você precisa pensar. Portanto, não esqueça de ter consigo um cantil (de no mínimo 1 litro) e enchê-lo sempre que houver oportunidade.

Estojo de Primeiros Socorros – Um estojo individual deve servir para as necessidades mais comuns: cortes, escoriações, bolhas e pequenos mal-estares da trilha – diarreia, cólica, febre e dores. Alguns itens básicos são suficientes. E, o mais importante de tudo, é saber usá-los. Faça um curso de primeiros socorros.

Lanterna – Deve ser leve e compacta. Tenha sempre pilhas extras (de preferência alcalinas) e uma lâmpada sobressalente na mochila.

Bússola – A bússola transparente é a ideal. Colocada sobre o mapa da região e ajustada conforme pontos notáveis (montanhas, estradas) ela indica a direção a seguir.

Comida extra – Em situações de sobrevivência, o lanche do dia pode ter de ser esticado para um jantar e mais o café do dia seguinte, enquanto a trilha perdida é reencontrada ou se espera por socorro. Daí a importância de se carregar uma barra de cereais, um pacote fechado de frutas secas ou uma lata de atum, algo que não faça parte do lanche normal e ao qual ninguém se lembre de recorrer – a não ser numa emergência.

Isqueiro ou fósforo – Isqueiros descartáveis são os mais práticos. E para conseguir acender um fogo em condições adversas é bom contar também com uns tocos de vela e até mesmo um frasquinho de álcool ou benzina.

Roupa extra – Uma muda de roupa seca, um agasalho e uma capa impermeável (ou ao menos um plástico grande para se cobrir e se refugiar da chuva e do vento, que roubam calor e podem levar à hipotermia) podem salvar sua vida.

Mapa – Os mapas topográficos, que mostram as curvas de nível do terreno, são ideais para orientação. Eles mostram as elevações e vales, além de fazendas, estradas e rios.

Botas ou Tênis – Amaciados e bem usados; nunca utilize um tênis novo que não esteja bem amaciado, isso pode fazer da sua caminhada o seu pior pesadelo.

Celular – Parece besteira mas é muito útil nas horas difíceis. E principalmente nos dias de hoje.

Mochila pequena – Para colocar todos os equipamentos, esteja sempre com as duas mãos livres em caso de escorregões, ou outras necessidades.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados