Capadócia na era da pedra





Este cenário já foi palco de guerras, cruzadas e rota das caravanas comerciais vindas do oriente trazendo as preciosas especiarias que seriam trocadas a peso de ouro na Europa. Passou por invasões, saques, abrigou refugiados e apesar de tudo isto, foi capaz de preservar suas riquezas culturais e é hoje um interessante destino que abre caminho à Ásia.

Estamos falando da Capadócia, localizado a cerca de 400 Km ao leste de Istambul, esta região é capaz de surpreender os mais experientes viajantes. A pequena cidade de Gorëme é o ponto de partida para explorar esta região. Encravada em um vale, Gorëme foi construída a partir de escavações nos pequemos montes de arenito que compõe o relevo da região. A pesar de algumas facilidades modernas, as pessoas vivem literalmente na era da pedra, já que suas casas são cavadas dentro das rochas de uma maneira bastante funcional, com portas, janelas, chaminés. Este é apenas o começo de uma viagem que esconde mistérios de séculos de história.

Caminhando-se a algumas horas de Gorëme, chega-se a um cânion que esconde centenas de grutas cavadas a dezenas de metros de altura, feitas para abrigar pequenos templos Bizantinos. A primeira vista, parecem apenas buracos no meio dos paredões rochosos, porém seus interiores altamente decorados com motivos religiosos e preservados por séculos mostram o poder que a fé exerceu sobre o poderoso império Bizantino que dominou esta região.

Sem dúvidas esta região já foi palco de muitas guerras e invasões, chegando ao ponto de obrigar seus moradores a construir uma cidade subterrânea para se refugiarem durante os períodos incertos que poderiam durar dias ou meses. Na mais impressionante construção subterrânea é possível caminhar por horas embaixo da terra em galerias e túneis que compõe uma complexa rede de salões, chaminés para entrada de ar, fluxos e água e vias de fuga.

A vida em baixo da terra era bastante estruturada, com locais para animais que serviriam como fonte de alimentos, grandes salões para o convívio e pequenos leitos que serviriam para abrigar famílias inteiras. Estima-se que mais de uma centena de pessoas era capaz de se alojar nestas residências e passar várias semanas até que os ânimos se acalmassem do lado de fora.

Atualmente, a incrível hospitalidade das pessoas que habitam a Capadócia, tornam-a um fascinante destino e o portal de entrada para os mistérios do oriente.

Autor: Mário Neubern
E-mail: marioneubern@bol.com.br
Site: http://www.marioneubern.nafoto.net

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.