Cajueiro da Praia no Piauí é uma grata surpresa na Rota das Emoções





Localizada a 300 km da capital Teresina, Cajueiro da Praia é um dos municípios em que o turismo nacional mais cresce, embora seja pouco conhecido pelo país. O lugar possui praias paradisíacas, diversas opções de passeios e a famosa trilha do Barbaço.

Não é à toa que está na Rota das Emoções, juntamente com outros 13 destinos fascinantes e que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí. O pequeno povoado está localizado em meio a coqueirais, o que dá um charme único ao lugar.

+ Guia definitivo da Rota das Emoções
+ Leia todos os posts sobre a Rota das Emoções
+ Dica de roteiro de 10 dias pela Rota das Emoções
+ Expedição da Rota das Emoções em 12 dias

+ Por onde começar e quantos dias são necessários
+ Dicas de onde ficar na Rota das Emoções

Possui casas simples, população que vive da pesca e agricultura familiar e oferece pouca infraestrutura turística, o que não impede de ser um dos destinos mais procurados para esportes náuticos. Com o maior cajueiro do mundo, que faz jus ao seu nome, o destino também atrai por sua beleza diferente em todo o litoral piauiense.

O que Cajueiro da Praia oferece?

Cajueiro da Praia é um lugar que possui beleza exuberante e singular, com destaques para as praias Itaim, Sardim e Barra Grande. Embora o litoral piauiense seja o menor no Brasil, com 66 km de extensão, promete experiências incríveis aos turistas.

A praia de Barra Grande atrai visitantes adeptos de esportes náuticos, devido aos ventos fortes que favorecem essa prática e também os praticantes de Ecoturismo.

Também é um lugar propício para quem busca tranquilidade na vila de pescadores. Alguns moradores investem no artesanato local, confeccionando bolsas e cestos, tendo a palha da carnaúba como principal matéria-prima.

O lugar possui bares, pousadas, chalés e restaurantes com arquitetura rústica e sofisticada, ao mesmo tempo. Sem contar que a maior parte das hospedagens oferece vistas para o mar, com preços para todos os bolsos. E a culinária local conquista o paladar de todos e entre as opções, tem o Ensopado de Sururu, moqueca de Arraia e frutos do mar.

O que fazer em Cajueiro da Praia?

Há muito que fazer em Cajueiro da Praia, um destino que faz parte da Rota das Emoções. Entre as opções, os visitantes podem se conectar com a natureza e vivenciar a cultura e o esporte.

Entre as opções mais conhecidas por lá, estão:

  1. Kitesurf

A praia Barra Grande oferece águas calmas, areia fofa e vento excelente para a prática do esporte. Nas pousadas há cursos para iniciantes, bem como aluguel de equipamentos para o esporte.

  1. Passeio do Cavalo-Marinho

Conduzidos por uma canoa, os visitantes percorrem cerca de 30 minutos entre os manguezais, curtindo a fauna e flora piauiense. Durante o passeio, é possível mergulhar entre os cavalos-marinhos.

  1. Passeio do Fraldão

O passeio promete paz e tranquilidade enquanto os turistas descem o rio flutuando na água, usando um colete.

  1. Velejar

Os ventos sopram favoravelmente em Cajueiro da Praia, permitindo aos visitantes poder velejar em suas águas.

  1. Piscinas naturais

Os visitantes podem curtir piscinas naturais com águas cristalinas na praia de Tombo. Elas se formam quando a maré está baixa e proporcionam um dia relaxante para quem quer curtir a orla.

  1. Noitada

As boates da cidade oferecem o famoso forró, mas quem desejar pode curtir os exóticos bares e restaurantes.

  1. Visita ao Projeto Peixe Boi Marinho

Na sede do projeto é possível visitar o Museu do Peixe-Boi e o mirante que fica no meio do mar para observar o peixe boi.

  1. Trilha do Barbaço

Durante a maré baixa, os visitantes podem contornar a praia do Cajueiro até Itam e ao Rio Timonha. É possível ver os sambaquis, sítios arqueológicos, o Centro Peixe-Boi Marinho e o famoso Cajueiro Rei (maior cajueiro do mundo).

  1. Caminhadas monitoradas

Através de uma associação de condutores, os turistas realizam passeios monitorados nos manguezais e igarapés do estuário nos rios Cardoso e Camurupim.

Para finalizar o dia, contemplar o por do sol é poder ter uma das mais belas vistas do Piauí, um espetáculo que contagia moradores e visitantes diariamente, a partir das 17h.

DICA EXTRA

FAÇA A ROTA DAS EMOÇÕES DE JUNHO A AGOSTO – Veja esse roteiro da Expedição Rota das Emoções em 12 dias de muita aventura e emoção com todo o conforto que você merece em carros 4×4, pousadas selecionadas e todos os passeios inclusos no pacote. Essa é a melhor época para você pegar as lagoas transbordando de águas limpas e cristalinas. Sem chuvas e muito sol!

+ Conheça a Expedição Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão)
+ E siga @rotadasemocoesbrasil no Instagram

Então, gostou do destino? Não se esqueça de garantir uma viagem tranquila ao visitá-lo. Para isso, considere contratar um seguro viagem nacional e aproveitar tudo o que Cajueiro da Praia oferece com mais segurança!

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados