10 Cachoeiras na Bahia que valem tomar um banho

Cachoeira do Acaba Vida, em Barreiras - Foto: Joel Ramos



Os turistas que pensam que a Bahia só tem belas praias está enganado. As terras baianas abrigam diversas cachoeiras, que encantam os olhos e oferecem banhos relaxantes e inesquecíveis, além de paisagem geralmente exuberantes. Selecionamos 10 belas Cachoeiras na Bahia que valem a pena visitar para tomar um bom banho em suas águas.

Cachoeira da Dona Zilda

Situada na Fazenda Santo Antônio, em Imbassaí, as águas cristalinas do Rio Imbassaí Pequeno formam um conjunto de corredeiras e pequena queda d´água, a Cachoeira da Dona Zilda, proporcionando banhos deliciosos em meio a uma vegetação de coqueiros, cajueiros, árvores nativas da restinga e áreas de pastagem. O local dispõe de estacionamento para veículos e, para ter acesso, é cobrado uma pequena taxa para manutenção e limpeza.

Cachoeira da Dona Zilda, em Imbassaí – Foto: Larissa Rios

Cachoeira do Tremembé

O Rio Maraú, na Baía de Camamú, despenca em uma queda d’água de 30m de largura por 5m de altura. É formado um grande lago para banho refrescante, que é um ponto de encontro do rio com as águas do mar. Os visitantes podem chegar no topo da cachoeira através de uma pequena trilha. Para chegar na Cachoeira do Tremembé, localizada a 25km de Maraú, uma opção é seguir de lancha pelos rio de Maraú e do Céu, passando por manguezais, até chegar na queda d’água. Também é possível seguir de carro pela BR-030 ou ir de lancha a partir de Boipeba. Essa é uma das mais exóticas Cachoeiras na Bahia.

Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça faz parte das atrações do Vale do Capão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no Município de Palmeiras, a uma altitude média de 1000m. Considerada a maior cascata do Brasil e quinta do mundo, com 370m de queda d’água, sua velocidade e a força dos ventos, dos seus 420m de altura, do poço ao topo, a 1490m de altitude, por vezes impede que a água da cachoeira atinja o solo.

Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina – Foto: Airlene Motta

Cachoeira dos Índios

Localizada a cerca de 5km da Linha Verde, do lado oposto ao mar, a Cachoeira dos Índios é formada pelo Rio Subauma e tem aproximadamente 5m de altura. Ela forma um poço natural muito bom para tomar banho. Próximo a cachoeira, há uma boa área para fazer piqueniques. Os viajantes mais aventureiros podem fazer também uma trilha em meio a mata densa para descobrir mais da vegetação de mata atlântica.

Cachoeira do Redondo

A cidade de Barreiras, no oeste baiano, é contornada por serras e entrecortada por vários rios e ribeirões que surpreendem os visitantes com uma série de pequenas cachoeiras deslumbrantes. Uma delas é a Cachoeira do Redondo, uma queda d’água arredondada que forma uma grande piscina. Esta piscina é transparente e possui 3m de profundidade. Aproveite que estará por perto e vá conhecer também a Cachoeira do Acaba Vida (a foto de capa desta matéria).

Cachoeira do Redondo, em Barreiras – Foto: Joel Ramos

Cachoeira Véu de Noiva

Quem curte adrenalina deve conhecer a Cachoeira Véu de Noiva. Ela está localizada em Itaitú, a aproximadamente 15km da sede e chama atenção pela sua altura. A cachoeira tem 60m de muita adrenalina, que desembocam em um excelente poço para fazer mergulhos.

Cachoeira da Gameleira

A Cachoeira da Gameleira fica a 68km de Juazeiro, escondida entre a vegetação fechada da caatinga. A queda d’água, que tem cerca de 5m, escorre entre um canyon, o qual abriga uma gameleira que serve de sombra para a cachoeira. O lago logo abaixo tem grande profundidade. Ótima para banhos.

Cachoeira do Ferro Doido

Localizada a 18km de Morro do Chapéu, a Cachoeira do Ferro Doido tem uma bela vista. Criado por garimpeiros de diamantes, o nome de Ferro Doido indicava a dificuldade de se trabalhar na área por causa da presença de grandes blocos de arenito sobre o cascalho. Dependendo da época do ano, quatro quedas d’água aparecem, que se precipitam do alto dos 118m de altura, se assemelhando a uma escada, até desembocar em um imenso canyon, seguindo ao encontro com o Rio Jacuípe.

Cachoeira da Pancada Alta

Destino obrigatório para quem passa por Jaguaripe, a Cachoeira da Pancada Alta está escondida no fundo de um vale encoberto de mata nativa, quase inatingível pela luz solar. O turista pode escolher entre dois caminhos. O ponto de partida é o vilarejo de São Bernardo. Seguindo pela margem direita, chega-se a cachoeira através de uma trilha leve de curta duração até o Sítio Nova Esperança. Na outra margem, a trilha é pela Fazenda Ponte da Felicidade, com um percurso maior e mais aventureiro, incluindo a travessia do rio.

Cachoeira Pancada Grande

A Cachoeira Pancada Grande fica a 48 kms ao sul de Valença, localizada numa APA (área de proteção ambiental) de 50 hectares de extensão. Possui uma queda d’água de 50m e é cercada por densa vegetação. O poço principal da Cachoeira Pancada Grande é grande e perfeito para um bom banho. Mas cuidado com a correnteza. Passeios subindo o rio também são possíveis através de uma escada ao lado da cachoeira. O visual privilegiado da região de Ituberá compensa a subida cansativa. Lá em cima tem várias piscinas naturais deliciosas para banho.

Cachoeira Pancada Grande, em Ituberá – Foto: Maurício Oliveira

Gostaram? Quais outras Cachoeiras na Bahia vocês acham que deveria estar na lista? Deixe as suas dicas nos comentários. Vamos adorar! Quem sabe fazemos outra matéria com novas dicas de cachoeiras para visitar na Bahia. Topam o desafio?



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira :Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Ver Comentários (23)

  • Na Chapada Diamantina existem tantas cachoeiras e quedas d'águas belíssimas que fica difícil de escolher, mas a cachoeira do Sossego é uma das mais lindas, não poderia deixar de citar a queda d'água do Ribeirão do Meio, que escorre por uma rocha formando um escorrega natural. Outra deliciosa é cachoeira de Tijuípe em Itacaré com águas morninhas.

  • Tem a cachoeirinha que é uma delicia,muito boa sem oferecer nenhum perigo
    Ficá há 4 km da cidade do Conde BA ao lado oposto da entrada da cidade sentido Esplanada. Estive lá e foi uma boa

  • Eu e meu marido temos fotos da Véu de noiva-Itaitú e Gameleira/Salitre-Juazeiro. São lindas. A do ferro doido e dá fumaça no Capão tbm.

  • Conheço todas aí, mostradas, são todas Duca, DoCa, elas dão Rock, como a Minha Tribo Eagle KeepRocking, Freudana, Yungana, sempre diz, serah, normal, será, novas, ou não!?

  • Muitas cachoeiras legais, mas tem pelo menos 10 cachoeiras na chapada que entrariam fácil na lista, no lugar da cachoeira dos índios, por exemplo..

    • Obaaaaaaaa! Monta essa lista das 10 cachoeiras da Chapada e manda pra gente? Vamos adorar conhecer e publicar no site para que outros possam visitar também. Vamos aguardar.