Brasil: A 59º potência turística do mundo? Por quê?





Os que tiveram a oportunidade de analisar o ranking do Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo-2007 divulgado semanas atrás durante o Fórum Econômico Mundial, puderam acompanhar o desprestígio que o setor turístico brasileiro vem tendo frente aos olhos do “mundo”.

Ver o Brasil sendo considerado o 59º país do mundo em potencial turístico pode causar estranheza para muitos brasileiros conscientes das singulares virtudes naturais e culturais pertencentes a nossa pátria. Pátria essa que tem na solidariedade e no carisma do seu povo outros fatores que despertam a admiração de turistas de todo o mundo. No entanto, um olhar mais atento aos critérios utilizados pela pesquisa é essencial para que se chegue a uma compreensão quanto a este resultado.

É claro que a imagem do Brasil lá fora não me agrada. O país do samba, das mulatas, caipirinha e futebol? Não posso culpar os turistas que saem de seus países e vêm passear em terras tupiniquins esperando encontrar um país em ritmo de Carnaval o ano inteiro. Ora, na verdade, tenho que aceitar que essa imagem foi vendida por nós mesmos! Ou melhor, nossos “comandantes”, a partir dos anos 60 e 70 durante a fatídica ditadura militar. Mas a questão é: – E hoje? Será que eu deveria discordar dessa atitude tomada há 40 anos atrás? Repondo que talvez! Afinal, muito da essência do povo brasileiro está implícita nesses fatores ligados ao futebol e à música. Mas ao mesmo tempo, quero que o país seja visto por sua diversidade, por outras paisagens ainda desconhecidas do público internacional, pelas culturas exóticas e tão valiosas quanto as que deram origem ao samba, capoeira e até o futebol, por que não? Contudo, como dizia um antigo provérbio chinês: “o melhor profeta do futuro é o passado”. E o melhor que posso fazer neste momento é pensar nos fatos do presente e avaliar suas consequências no futuro.

Assim, através do resultado da pesquisa, observei que sua intenção não era mensurar fluxos ou receitas turísticas a fim de obter um resultado simplista. O fato da França estar em um modesto 12º lugar neste ranking, ao mesmo tempo em que seu Ministro do Turismo acaba de anunciar sua hegemonia no turismo mundial com o país atingindo a marca de 78 milhões de visitantes estrangeiros em 2006, é uma prova cabal do diferencial metodológico desta pesquisa.

Fatores como: segurança; transporte; recursos naturais e culturais; saúde; infraestrutura ligada ao turismo, entre outros, foram avaliados e por fim, diagnosticaram pontos que deverão ter mais atenção dos órgãos competentes. E no caso do Brasil, sua avaliação não me causou espanto em nenhum momento. Como se era de esperar, a segurança teve um papel prejudicial na pesquisa, enquanto nossos recursos naturais e a infraestrutura voltada ao turismo que hoje está cada vez mais desenvolvida, ajudaram o país a conquistar algumas posições no ranking.

De um modo geral, acredito que considerar essa pesquisa como um “puxão de orelha” nos responsáveis pela gestão do turismo no Brasil não é o melhor caminho. O que eu espero sinceramente, é que nossos gestores passem a utilizar esse relatório como um instrumento sério de apoio para futuras políticas que visem o real desenvolvimento do turismo brasileiro.

Talvez seja preciso um reposicionamento ainda mais forte da imagem do Brasil no exterior. Mais forte do que já vem sendo efetuado pela EMBRATUR. É preciso mostrar para o mundo que o Brasil não é como muitos países do globo que precisam “prostituir” seus bens turísticos e colocá-los à disposição de turistas estrangeiros em troca de um capital que gere apenas uma economia de subsistência para sua população e um lugar expressivo em um ranking qualquer interessado apenas no fluxo e na receita do local, e que se esquece da importância de se conservar a autenticidade do local e do seu povo. Não! O Brasil e seu turismo têm muito mais que isso para oferecer e receber.

Confira abaixo os 10 países que estão no topo da listagem ou clique aqui para ver a listagem completa.

TOP 10 – Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo 2007
Lugar País/Economia Pontuação
1 Switzerland 5.66
2 Austria 5.54
3 Germany 5.48
4 Iceland 5.45
5 United States 5.43
6 Hong Kong SAR 5.33
7 Canada 5.31
8 Singapore 5.31
9 Luxembourg 5.31
10 United Kingdom 5.28
59 Brazil 4.20

Leandro Guedes Leite Gazola, mineiro de Varginha, é turismólogo formado pela PUC-Minas Poços de Caldas (2006). Atualmente trabalha com consultoria virtual para viagens pela América do Sul

Autor: Leandro Gazola
E-mail: lggazola@uol.com.br

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Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
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