Aventuras inesquecíveis em Ibitipoca





O Parque Nacional da Serra do Ibitipoca se localiza no Estado de Minas Gerais, a mais ou menos 100 quilômetros de Juiz de Fora. Pode se chegar de carro ou de ônibus, mas se preparem pois o caminho não é muito bom. Até Juiz de Fora a estrada é boa, mas a partir daí a estrada piora um pouco e se torna mais estreita. Entre Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca a estrada é de terra e dependendo da época do ano (se tem chuva ou não) ela pode estar péssima. Os ônibus só vão até Conceição e deve-se arrumar outro meio de locomoção até a parque. Existem várias Kombis que cobram R$2 para te levar até lá.

O parque oferece camping e existem algumas coisas que podem ser feitas, que vão desde trekking (aliás, muito trekking) até simplesmente curtir os lagos e cachoeiras, passando por espeleologia (estudo de cavernas). No parque existem várias trilhas que podem variar de poucos quilômetros até dezenas de quilômetros, como é o caso da trilha que leva a cachoeira conhecida como janela do céu. Ida e volta somam aproximadamente 17 quilômetros e é necessário muito preparo físico e tempo para ir e voltar antes do sol se pôr!!!

Existem algumas opções para se ir e voltar à janela do céu mas todas exigiram preparo físico pois existem muitas subidas e descidas durante o percurso. Também poderão ser encontradas várias cavernas por lá. Algumas são pequenas (sendo praticamente uma pequena passagem em rochas) e outras enormes possuindo quilômetros de profundidade, o que exigiria a presença de guias especializados.

Apesar de existirem algumas cachoeiras e paredões, não é permitida a prática de rapel e canyoning, pois as rochas podem simplesmente “esfarelar” e não têm segurança suficiente para prender o mosquetão. Apesar de eu não ter visto nenhum “guarda” inspecionado para que ninguém se aventure, não me arriscaria a fazer nenhum desses dois esportes.

As atrações mais interessantes são: cachoeira janela do céu, cachoeira dos macacos, lago dos espelhos, ponte de pedra e paredão de pedra.

Dicas: leve bastante água porque durante as caminhadas existem rios mas a água é ferruginosa e ácida. Não faz mal beber um pouco dessa água mas o gosto é um pouco estranho. No camping existe uma lanchonete e é recomendável comprar sanduíches naturais para o caminho, bem como biscoitos. Vale a pena levar um kit de primeiro socorros (pode ser aquele mesmo que fomos obrigados a comprar para colocar no carro), já que o mesmo me salvou algumas vezes nos vários quilômetros de trekking!!!

Leve também: uma boa lanterna para explorar algumas cavernas e para a eventualidade de voltar no escuro para o camping, repelente para mosquitos pois é extremamente necessário, roupas leves e tênis confortáveis. Leve um boa máquina fotográfica, pois paisagem é o que não falta por lá!!!

Autor: Marcelo Barbosa
E-mail: mpbarbosa@mail.com

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados