Aventura no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros





Quanto mais conhecia a Chapada mais ficava admirada com as cachoeiras. Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros existem duas trilhas que levam a cachoeiras diferentes formadas pelo Rio Negro.

A entrada do parque fica no vilarejo de São Jorge e a saída para os passeios geralmente ocorre até às 10hs da manhã acompanhado de um guia. Cada trilha tem até 9km mais ou menos, ida e volta. A trilha que segue para os canyons I e II e para a Carioquinhas – para mim, a mais gostosa cachoeira do parque – é um pouco mais longa, mas sem muita variação de terreno. Já a trilha que leva aos saltos de 120 metros, 80 metros e Corredeiras, é mais curta, mas bem íngreme na volta.

A Carioquinhas, Canyons e o Salto de 80 são excelentes para nadar, enquanto que a Corredeiras é mais relaxante por causa das “hidromassagens”. O Salto de 120 metro conhecemos pelo mirante bem a frente, já que perto do poço da cachoeira a mata é densa e ainda possuem onças na área!

Saindo do parque, voltando de São Jorge para Alto Paraíso existe o Vale da Lua. Água cristalina num vale de pedras muito curiosas. Se você não gosta de água gelada, passe primeiro no Vale da Lua. Se você conseguir se molhar aqui, conseguirá mergulhar em qualquer cachoeira.

Obs.: No período de chuvas pode ser perigoso e é proibido pular no “Tobogã”.

Bom, agora para o outro lado, passando um pouco de São Jorge existem as cachoeiras que são a continuação do Vale da Lua. A Morada do Sol também é de fácil acesso como o Vale da Lua e é melhor visitá-la na parte da tarde. A outra é a Raizama, dentro de uma pequena reserva ecológica muito bem sinalizada e confortável. O acesso às quedas é feito em muitas partes por escadas rústicas. Muitos já praticaram rapel na queda, mas não sei se ainda é permitido. Pode-se acampar.

Se você não gosta mesmo de água fria, veio ao lugar certo. Seguindo mais adiante encontramos duas fazendas com piscinas naturais de água quente. Uma delas chama-se Éden e são mais freqüentadas à noite.

Vale à pena conhecer também as cachoeiras próximas a cidade de Alto Paraíso. Eu conheci as do Solarion, passando pela vila do Moinho. São duas quedas, uma chamada Anjos e a outra Arcanjos.

Depois de todo este exercício, nada melhor que comer a pizza da Lua de São Jorge.

Como Chegar: Saindo de Alto Paraíso, pegar a estrada de terra que vai para São Jorge e Cavalcante.

Onde Ficar: Existem pousadas e campings de todos os tipos em São Jorge e Alto Paraíso.
Melhor época: na seca, que vai de julho a setembro.

Outras Dicas: São Jorge é mais rústico, com estradas de terra e menos movimento; Alto Paraíso possui supermercado, banco, bares, etc.

Autor: Karen Zin.
E-mail: karenczin@yahoo.com.br
Cidade/UF: Goiás – GO

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.
Posts Relacionados