in ,

Natureza, aventura e romance em Guarda do Embaú – SC

Guarda do Embaú, destino paradisíaco em Santa Catarina

Na modesta opinião deste que vos escreve e após rodar um pouco pelo mundo, Santa Catarina é realmente uma das regiões mais belas que já conheci. Particularmente a Guarda do Embaú é meu lugar preferido no mundo e que já frequento há mais de 15 anos.

Com meu aniversário chegando e fortuitamente coincidindo com um feriado na segunda-feira, não houve dúvidas com relação ao destino.

Conhecendo a Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú é uma praia do município de Palhoça (SC) e por se tratar de uma reserva ambiental, mantém-se muito rica com toda a sua fauna e flora. Um local único, com um belo Rio a Beira-Mar (Rio da Madre), paisagens incríveis, cultura simples e recheado de contos e lendas de tempos antigos.

O nome Guarda do Embaú vem de “Guardado em Baú”, referencia que se dá por se tratar de um antigo porto de caravelas piratas e barcos vikings. As lendas asseguram haver até hoje tesouros enterrados pela região.

+ Pesquise pousadas com descontos na Guarda do Embaú

A pequena cidade de cenário simples e repleta de pessoas incríveis vem se desenvolvendo através dos anos dentro de suas possibilidades e ambições, já que não é desejo dos moradores locais que este destino se torne o mais badalado ou frequentado do litoral catarinense. Pelo contrário. Este destino é para aqueles que amam a natureza, uma boa aventura, paz, sossego, arte e gastronomia. Também é destino certo para os fãs de ondas perfeitas e aguas cristalinas.

Ainda assim, ao longo dos anos houve um desenvolvimento significativo da cidade tanto no aspecto estrutural como na forma de como os moradores exploram o turismo local permitindo que hoje os turistas e visitantes possam desfrutar de pousadas, gastronomia e diversão durante todo o ano, diferentemente de alguns anos atrás quando isso só era possível durante a alta temporada de verão.

Guarda do Embau - SC 11

Guarda do Embau - SC 09

Chegando na Guarda do Embaú, logo perceberá que irá estacionar o carro e só irá utiliza-lo novamente no momento de ir embora. Como a cidade é muito pequena, tudo fica próximo e qualquer saída ainda que apenas para comprar um pãozinho na padaria se torna um passeio a ser apreciado. O cenário é rústico e a arte brota em cada esquina, seja através da música, artes plásticas ou até mesmo intervenções culturais.

Outra curiosidade interessante que demonstra o senso coletivo e cultura dos moradores é com relação aos animais domésticos. Os cães e gatos da cidade caminham livres pelas ruas e trilhas, muito comum alguns destes te “adotarem” e fazer companhia durante suas trilhas e caminhadas como se cuidassem de você. Lá os animais são da cidade e cuidados por todos apesar de serem livres.

No centrinho você encontrará lojas de vestuário em geral com algumas peças bem características do local, bem como souvenirs, artesanatos, restaurantes e barzinhos. Aliás, a gastronomia é um ponto muito forte.

Você ainda pode desfrutar das trilhas e praias paradisíacas que esse destino oferece, seja pedindo informações aos moradores (todos muito prestativos) ou ainda contratando um guia local -um baixíssimo investimento que vale muito a pena.

O que fazer em Guarda do Embaú

Algumas dicas de programas imperdíveis:

Café da manhã local: Se você está hospedado em alguma pousada, não tem erro. O café da manhã será rico em frutas e sucos, além de contar com pães e frios maravilhosos e fresquinhos. É nítido o carinho e apreço com que somos recebidos.

Travessia do Rio da Madre: nos barquinhos locais.

Passeio pela Praia da Guarda: .

Trilha até a Pedra do Papagaio: vista indescritível e emocionante.

Booking.com

Trilhas pelas praias vizinhas: ainda selvagens.

Praia do Maço: também conhecido como Vale da Utopia.

Onde Comer em Guarda do Embaú

Para jantar, a dica é o restaurante Big Bamboo que conta com pratos rebuscados, deliciosos e muuuuuito bem servidos. Além de uma carta incrível de cervejas artesanais e importadas para os amantes.

Àqueles que gostam de música ao vivo e um ambiente diferenciado, é imperdível uma passagem pelo Butiquin Wollstein que é sempre muito agradável assim como seus drinks e especiarias. O papo também é sempre muito bom.

Além disso quando menos se espera você deverá “topar” com algum lual rolando às margens do Rio da Madre onde todos são sempre bem-vindos.

Onde Ficar em Guarda do Embaú: Pousada Zulu Land

Desta vez fomos recebidos com enorme carinho pela Pousada Zulu Land, uma das mais conhecidas, reconhecidas e com certeza a melhor a mais estruturada pousada da cidade.

Idealizada e concebida por ninguém menos que Paulo Zulu. Sempre muito preocupado com o meio ambiente, conforto e bem estar, Paulo criou uma estrutura incrível para que seus visitantes possam desfrutar sua estada ao máximo e independente do seu estilo.

Guarda do Embau - SC 08

Na Pousada Zulu Land são vários chalés de diferentes tamanhos e estrutura que atendem dos mais simples aos mais exigentes. Dos chalés mais simples aos mais luxuosos que contam até mesmo com ar condicionado, sofás, banheira e telas de ultima geração, além de uma estrutura externa com piscina, academia, horta própria, sala de jogos, churrasqueira coletiva e claro, muita fauna e flora. Além disso tudo, os chalés são equipados com cozinha e frigobar.

NOTA OBRIGATÓRIA sobre um chalé especialmente concebido para quem possui necessidades especiais também poder desfrutar do máximo conforto possível; este com portas e corredores mais largos, acesso facilitado, assim como todo o equipamento de apoio necessário.

Desde o momento de nossa chegada até o momento da despedida, fomos tratados com carinho, atenção e respeito enorme. Os funcionários da Pousada Zulu Land estão sempre dispostos a ajudar em tudo o que for necessário. Fácil se sentir em casa.

+ Pesquise aqui e reserve a sua Pousada em Guarda do Embaú
+ Veja dicas do que fazer em Florianópolis

Como chegar em Guarda do Embaú

Localizado a cerca de 30km ao sul da capital Florianópolis, a chegada é tranquila pela BR-101 que está totalmente duplicada e sinalizada. Não tem como errar.

Resumindo, Guarda do Embaú é o paraíso em terra e um destino que jamais cansarei de visitar com custo super acessível. Recomendo para casais que busquem desde um final de semana romântico até mesmo um final de semana aventureiro, bem como para famílias com crianças que com certeza irão se divertir muito. Destino certo para qualquer época do ano e ainda em minha humilde opinião, privilegiado aos visitantes fora de temporada.

Por Rude Rodrigues
Email: [email protected]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Tudo sobre o SeaWorld Orlando

10 hotéis no Brasil que aceitam animais de estimação