in ,

Aparados da Serra e Serra Geral – Os Parques Nacionais

Para visitar os parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral você poderá escolher sua estadia em uma das seguintes cidades:

Praia Grande – SC
Localizada na parte baixa dos cânions é a mais próxima, possui a infraestrutura mínima para o turismo e permite o acesso direto as partes baixas dos cânions. Aliás um motivo de piada local é o nome da cidade, pois Praia Grande não tem praia e muito menos é grande.

Cambará do Sul – RS
Localizada na parte alta do cânion é mais distante dos mesmos, porém facilita o acesso para as caminhadas de borda.

Torres – RS
Distando cerca de 70 km de Praia Grande é escolhida por quem quer curtir cânion e praia e gosta de maior infraestrutura, pois é mais bem servida que Praia Grande e Cambará dos Sul.

Devido a falta de catálogos no parque não poderei dar grandes informações sobre o mesmo, podendo oferecer apenas o que pude perceber nos dias que lá estive.

img_adilson_02 img_adilson_03 img_adilson_04

Meu Roteiro
Nessa viagem estava acompanhado de meu amigo Flávio Niran e ficamos muito bem hospedados em Praia Grande no Hotel Praia Grande. Recém inaugurado e dirigido pela própria família, possui instalações simples e confortáveis, com um ótimo café da manhã. Porém o diferencial é a hospitalidade e atenção que nos foi dispensada pelo Cézar, que praticamente nos orientou em todos os programas. Para nos acompanhar nas aventuras nos foi indicado o guia Kaloca, membro da associação de guias e com experiência em travessias.

Nosso roteiro consistiu nos seguintes pontos:

Dia 1: Visita ao cânion de Itaimbézinho pela parte baixa. Uma caminha média, porém com bastante travessia de rio com água pelos joelhos. Isto no final do dia causa um certo cansaço.

Dia 2: Caminhada de borda pelos cânions do Malacara, Churriado até o Fortazela. Seria uma caminhada tranqüila com um final feliz, se não fosse o passo apertado de nosso guia Kaloca que tornou-a bastante puxada e a viração (neblina), que impossibilitou a vista do Fortaleza . Ao final do dia retornamos ao Malacara onde acampamos. Teria tudo para ser uma noite tranqüila também, se não fosse a terrível ventania que surgiu na madrugada nos forçando a levantar acampamento e procurar outro ponto mais protegido do vento.

Dia 3: A travessia do Malacara. Um dos grandes desafios dessa travessia foi sem dúvida o mal tempo, trazido com a ventania da noite anterior. Por boa parte do dia caminhamos com chuva, vento e frio, sempre descendo as encostas escorregadias do cânion. Apenas na parte da tarde já com tempo melhor é que atingimos a parte plana do rio e o que deveria ser uma caminhada tornou-se um “pular” de pedra em pedra. Isto no final do dia fez com que estivéssemos um bagaço, pois além de todas as dificuldades do tempo tínhamos o peso da mochilas cargueiras.

Dia 4: Caminhada de borda pelo Itaimbézinho: Após nos recuperarmos da canseira do dia anterior, partimos para o último dia na região visitando o Parque Nacional de Aparados da Serra. Uma caminhada monitorada pelas bordas do Itaimbézinho.

img_adilson_05 img_adilson_08 img_adilson_07 img_adilson_06

Sem dúvida alguma essa região é lindíssima e é deslumbrante a vista das bordas do cânions.

Autor: Adilson Moralez
E-mail: [email protected]
Site: http://www.ecofotos.com.br

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Expedição TransPETAR – Safari Fotográfico

“Incredible India” – Uma Viagem Surreal