in , , ,

6 Roteiros no Brasil recheados de aventuras e cachoeiras

Fazer uma boa trilha e no final ter a grande recompensa de um bom banho de cachoeira é o privilégio de muitos roteiros que já conhecemos. Selecionamos aqui seis roteiros de deixar qualquer um babando. Faça as malas e programe-se logo para os próximos feriados que estão por vir.

Aiuruoca – MG
Paraíso ecológico quase intocado

aiuruoca-10Santuário ecológico, Aiuruoca tem origem indígena e significa “casa de papagaio”. Dona de uma paisagem exuberante, de cachoeiras, bosques de araucárias e mata atlântica é notável por sua irradiação energética que proporciona agradável bem estar. É neste local de natureza extraordinária e energia pulsante que você irá descobrir o que há de mais belo neste grandioso país.

Considerada uma das cidades sagradas do Brasil, devido ao seu alto grau de vibração energética, Aiuruoca é uma cidade mágica…. e convida-nos a compartilhar de seu universo encantador, de belezas naturais e simplicidade diária num trabalho de integração e harmonização. A região de Aiuruoca é regada de rios fartos, e está a exatos 980 metros acima do nível do mar. A profusão de montanhas, bosques e cachoeiras que podem ser desfrutadas em Aiuruoca empolga até aos mais preguiçosos nas caminhadas.

Gonçalves – MG
Paraíso na Serra da Mantiqueira

goncalves-4Gonçalves desfruta toda a atmosfera das montanhas, conservando suas características naturais e culturais. Dona de uma exuberante paisagem natural, com florestas de araucárias, belíssimas cachoeiras, penhascos de proporções gigantescas e inúmeros cursos d’água, essa cidade vai te conquistar e propiciar muita interação com a natureza, fazendo trilhas ou mesmo deliciando-se com um bom banho de cachoeira.

Possui atividades esportivas para todos os tipos de aventureiros, sejam eles iniciantes ou não. Além de suas cachoeiras e rios, em suas montanhas é possível praticar muito trekking em Gonçalves sempre com a recompensante vista das terras altas da Mantiqueira.

Serra do Cipó – MG
Muitas trilhas e vias de escalada

serra-do-cipo-7A Serra do Cipó é atualmente um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Com um Parque Nacional, relevo especialmente acidentado, beleza cênica ímpar, inúmeras cachoeiras e uma das floras mais diversificadas do mundo, a região contabiliza um acervo invejável para o lazer, a prática de atividades ao ar livre e a pesquisa científica.

O Parque Nacional da Serra do Cipó possui mais de 60 cachoeiras, cada uma mais linda que a outra. Durante todo o percurso você verá sempre lindas paisagens, com fauna e flora exuberantes e ficará fascinado com tamanha beleza.

Visconde de Mauá – RJ
Gnomos existem!

visconde-de-maua-rj-5As terras que pertenceram a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, são hoje área de proteção ambiental, reforçando que as atrações do local são mesmo as naturais. São inúmeras cachoeiras, piscinas naturais, rios, formações rochosas, picos, mirantes, tudo acessível via trilhas leves e que dispensam guias turísticos. Estamos falando da carioca, Visconde de Mauá.

A prática de Esportes radicais em Visconde de Mauá é o que não falta. Desde trekking, camping, rapel, rafting, off-road, e muito mais. As trilhas são fáceis e a maioria dispensa acompanhamento de guias turísticos.

São Thomé das Letras – MG
Grutas, ovnis e belas cachoeiras

sao-thome-das-letras-7Uma cidadezinha no alto de uma montanha “nevada”, no sul do Estado de Minas Gerais, guarda muitos segredos. São Thomé é pródiga em histórias e belezas naturais que despertam a atenção das mais diferentes pessoas, de místicos a céticos, de ufólogos a trekkings. São Tomé das Letras é considerada um local sagrado. É gratificante conversar com os moradores com suas histórias extraordinárias. Conheça uma das sete cidades sagradas do mundo.

Não faltam referências sugestivas à magia que ronda a cidade. Nomes de lojas, pousadas, restaurantes, cachoeiras e grutas remetem a uma outra realidade. Shangri-lá, como o nome sugere, é uma aprazível e bucólica corredeira, com a respectiva cachoeira, localizada a 17 Km. Com suas águas avermelhadas e cristalinas, o lugar é considerado energético pelos místicos, endossado pelas inscrições rupestres e pela sua paz ali reinantes.

Petar – SP
Visite cavernas e galerias subterrâneas

petar-sp-11O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (ou PETAR) é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

O Petar é um parque natural, que está dividido em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Está caracterizado pelas suas cavernas e galerias subterrâneas. Tem mais de trezentas covas pré-históricas no seu magnífico parque ecológico. Existem cavernas que medem até 6 quilômetros de comprimento, como a Caverna Santana, cujas galerias formam um complicado labirinto. Também existem muitas cavernas no PETAR que não podem ser visitadas, pelo risco que apresentam ao turista.

É obrigatório o uso de capacete e de lanterna. A experiência é uma viagem por um mundo silencioso, escuro e certamente inesquecível. É um lugar ideal para caminhadas e trekking, exploração de cavernas, espeleologia, bóia – cross, camping e outras atividades ao ar livre.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

20 Comentários

Deixe um comentário
  1. Conhecemos 5 destes 6 roteiros; sendo o PETAR q esta em nossa lista p/ explorarmos.
    Realmente é explendido estes lugares… só visitando e conhecendo pra saber 😉
    Deus é perfeito em Suas obras e qndo viajamos, presenciamos estas lindas naturezas escondidas em nosso Brasil, não há como ñ sentir a presença Dele!!!!!!!!
    AMAMOS VIAJAR ♡♥♡

  2. Li praticamente todos os relatos de viagens e achei alguns bastante engraçados, por não dizer, hilariantes. A grande diversidade de lugares visitados e as formas diferentes de relatar cada aventura é que fazem este muito especial. Parabéns!

  3. Parabéns pela postagem. O Brasil tem muitos encantos naturais de norte a sul. Isso que me motivar a continuar exclusivamente no turismo doméstico. Quando acho que já conheci tudo por aqui ( na verdade a gente nunca chega a conhecer tudo!), vejo essas imagens e tenho uma surpresa.

  4. Olá, eu ameeeei a pagina.
    Os lugares, as fotos, tudo incrível.
    Gostaria de saber se vcs tem um grupo de “exploradores”. Rs… Um grupo que costuma viajar junto…etc

  5. Maravilhosos os lugares,apenas uma ressalva:a foto principal, da chamada da matéria, é a Cachoeira da Velha(Jalapão-TO)..e não foi citada em momento algum,nem uma legendinha.

  6. Olá !
    Gostaria de saber se existe algum projeto ou estudo para integrar todas as principais trilhas do país, de norte a sul, como exite em outros países (Estados Unidos, por exemplo).
    Trekking que poderia ser feito em várias etapas, parcialmente, ou na totalidade (do Chuí até o norte), em vários dias (ou meses), passando por diversos biomas e relevos, litoral e serra, com graus de dificuldade não muito elevados pra favorecer todo tipo de condicionamento físico.
    Saberiam dizer ? Teriam interesse em montar este gigantesco quebra-cabeças ??
    Abraços

    • Já existe esse projeto sim… Essa é a proposta de uma megatrilha de 3 mil km que deverá unir os dois estados. O percurso que ganhou o nome de Caminho da Mata Atlântica está sendo construído com a liderança da WWF-Brasil e o apoio do ICMBio, CBME, Abeta, além de federações de montanhistas regionais, órgãos estaduais e grupos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Salto Angel, a maior cachoeira do mundo

Dando a volta na Ilha Grande – RJ