in

5 dicas para ganhar um “upgrade” na sua passagem aérea

A first class cabin is seen on an Emirates A380 airplane, the world's largest passenger aircraft, at Manchester Airport after the plane's arrival on a flight from Dubai, Manchester, England, Wednesday September 1, 2010. When the CAA Aerodrome Standards Division gave their a approval, the airport joined a select group of only 17 global airports to be certified meaning Manchester becomes the first regional airport in the World to have a regular service by an A380. Manchester Airport has invested more than £10 million upgrading the airfield to the standards needed for the Emirates super-jumbo. This includes reconstructing a new aircraft stand with state of the art equipment including an advance docking system, which guides the pilot onto the stand and into the correct position for the unique double airbridge to connect. Construction has taken place over the last 18 months on the airfield at Manchester. (AP Photo/Jon Super).

Estamos sempre viajando de avião, não é mesmo? Nesse caso, o mais provável é que uma vez mais se viaje em classe econômica. Há algum truque que nos permita mudar o nosso bilhete em classe econômica para outro lugar em primeira ou Business Class, sem que isso implique um custo adicional para nós?

Desde falar com a pessoa certa, vestir e proceder corretamente e até oferecer o nosso assento, são alguns dos conselhos que a Jetcost recomenda ter em conta para conseguir um lugar em primeira classe:

1. Perguntar na sua agência de viagens no momento de fazer a reserva

Ao fazer a reserva de uma viagem, muitas vezes os viajantes têm acesso direto aos seus agentes de viagem e estes por sua vez, desejam cumprir os seus objetivos de vendas em vez de serem só atenciosos com os seus clientes. Este é o momento ideal para saber o que cada um pode pedir ou negociar com o seu agente de viagens.

Muitas vezes as agências de viagens podem conseguir a um preço muito baixo ou gratuitamente para os seus clientes, um seguro de viagem, bagagem extra ou uma poupança ao pagar com o cartão de crédito, razão porque sempre vale a pena perguntar por alguma possibilidade em conseguir uma melhoria grátis para os nossos bilhetes.

first-class-aviao1

2. Ir cuidadosamente vestido, ser discreto, educado e esperar pelo momento certo

As primeiras impressões são as mais importantes, em particular quando se trata de um “upgrade” e se a forma de nos vestirmos pode ter a ver com o perfil de um viajante de Business classe, as possibilidades de se conseguir essa mudança são superiores a 70%. Por outro lado se vestimos calções ou jeans e calçamos tênis ou sandálias, as possibilidades de êxito diminuem consideravelmente, além de que algumas companhias aéreas têm um código de bem vestir, para os seus passageiros de classe Business.

Ser educado, amável e manter um sorriso são fundamentais no momento em que faz um check-in, independentemente do incômodo que tenha sentido por esperar numa fila grande e pior, se teve de esperar algum tempo, nunca se deve descarregar essa frustração nas pessoas que nos vão atender caso se pretenda conseguir uma melhoria no nosso bilhete e nunca esquecer que essas pessoas estão a trabalhar e que um gesto educado, um agradecimento ou um sorriso, é algo que se valoriza muito no contacto com o público.

O momento adequado é fundamental, depois de ter falado sobre o voo com um sorriso e de ajudar no momento de pôr a mala no tapete e quando começa a fazer o seu check-in, é o momento certo para comentar, sempre de maneira educada, a possibilidade de um “upgrade” no seu bilhete.

Por fim, não esquecer que deve ser discreto, pois os funcionários das companhias aéreas não querem que o resto dos passageiros se apercebam que outro passageiro conseguiu um assento em primeira classe, ao mesmo preço que aqueles que viajam em classe turística, pelo que encaixar nesse tipo de perfil é importante para que lhe possa ser oferecido algum desses lugares.

3. Avaliar se o voo vai muito cheio

Muitos viajantes pensam frequentemente, no momento de fazer uma reserva, que um voo vazio significa que se pode fazer um “upgrade” com mais facilidade, mas, nem sempre é assim. De facto, se os assentos de classe turística estão todos reservados e continua a haver procura dos mesmos, há muito mais possibilidades de conseguir um bilhete em primeira classe e assim libertar um assento em classe turística e poder vendê-lo. Há que ser realista, a companhia aérea tem mais possibilidade de vender um lugar em classe turística que um lugar em primeira ou Business.

Assim, e se nos é indiferente viajar a uma hora ou a outra, recomendo que se deve procurar um voo com muitos passageiros, pois assim as nossas possibilidades aumentam consideravelmente, além de que para as companhias, a fidelização dos seus clientes é muito importante e não há melhor maneira que subir-lhes a categoria dos seus lugares, algo que, uma vez nos passe, além de nos dar boa impressão, compartimos com os nossos amigos e familiares.

first-class-aviao3

4. Não ter medo de perguntar

O “não” já se tem garantido, pelo que não deve haver medo de perguntar se é possível um “upgrade” do nosso lugar e como dissemos anteriormente, sempre de forma educada e com um sorriso, os dois melhores momentos são durante o check-in e antes de começar o embarque.

Frequentemente as companhias vendem mais assentos em classe turística que os disponíveis, provocando os conhecidos “overbooking” e os funcionários têm de ver a melhor maneira de colocar alguns passageiros em outras classes superiores, para que ninguém fique sem poder viajar. No caso de saberem antecipadamente que você está na disposição de mudar o seu lugar, as suas possibilidades aumentarão no caso de haver “overbooking” e ao mesmo tempo facilita o trabalho do funcionário.

5. Oferecer o seu assento no caso de “overbooking”

Em poucas ocasiões o “overbooking” chega ao extremo da companhia aérea ter de recolocar alguns passageiros em outros voos e normalmente sempre pergunta se há algum passageiro que queira mudar de voo. Assim, e no caso de não ter pressa e lhe é igual esperar pelo voo seguinte, a companhia aérea seguramente lhe concederá uma compensação, quer em dinheiro quer em vales para viagens futuras e dá-lhe um assento em primeira classe ou em classe Business, assim como um tratamento especial enquanto espera.

Fonte: Assessoria.

Salvar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe um comentário
  1. Mês passado voltando de Chicago pela United o voo estava abarrotado. Pena que eu tinha que voltar para o trabalho em uma determinada data, pois a companhia aérea ofereceu upgrade para business class para 3 dias depois caso alguém cedesse seu assento… realmente é uma oportunidade que aparece rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Vista do Innside New York - Credito: KIMBERLY MUFFERI PHOTOGRAPHY

12 dicas para conhecer Nova York como um local

Aluguel de carro no aeroporto

5 roteiros imperdíveis para explorar o Brasil de carro