in ,

12 segredos revelados de como viajar gastando pouco

Muito se vê pela internet, pessoas que vendem a “fórmula para viajar barato”, honestamente isso não passa do famigerado GOLPE. Como bom viajante, mochileiro e aventureiro, posso dizer que é possível sim, viajar gastando pouco e tornar realidade a sua viagem dos sonhos.

Não é preciso pagar por nenhum e-book, livro ou curso virtual que te custe quase R$1000,00 para você ouvir e ler coisas que estão praticamente expostas em qualquer lugar que você abrir da Internet. Esse post vai servir para que vocês possam ter uma ideia de como é possível viajar gastando pouco e não cair no conto das fórmulas falsas. Basta pesquisar, pois está tudo no Google.

1 – O Mercado Aéreo

Algo que tem que prestar muita atenção, é o mercado aéreo. A primeira dica para economizar com passagens aéreas, que sim, é a parte mais cara da sua viagem, é escolher o dia certo que irá viajar.

Existem dias da semana em que as passagens são muito mais em conta, tanto passagens nacionais, quanto internacionais. Por exemplo: terça-feira e quinta-feira são dias em que passagens estão muito mais baratas, muito provável que consiga um preço muito bacana no sábado também, o que aconteceu comigo recentemente, quando comprei uma passagem “multidestino” para a Europa.

Outra dica muito importante, quando for voar durante a semana, é não escolher horário de pico o chamado (Business Hour), onde existem muitas pontes aéreas e uma passagem nacional por exemplo, sai o valor de uma passagem internacional.

2 – Usando as Agências de Viagens

Muitas dúvidas surgem quando se está programando uma viagem e quer gastar pouco. Fazer por conta própria ou contratar serviços de agência de viagem?

Isso depende muito do seu bolso e da sua vontade de ir atrás de cada detalhe da sua viagem, o que na minha opinião, é mil vezes melhor. Adoro escolher cada detalhe da minha viagem, horários, passeios, hostels/pousada, voos, etc.

Com agências de viagens, é muito cômodo escolher o seu destino, pagar um valor muitas vezes maior do que você pagaria se tivesse feito por conta própria, mas ter a certeza que quando chegar o dia da sua viagem, estará tudo certinho nas suas mãos, pois teve o trabalho do seu agente, que você além de pagar o valor da viagem, pagou também para que o trabalho dele fosse feito. Costumo dizer que agencias de viagem, são para pessoas que não tem paciência, tempo ou simplesmente preferem que tenha alguém organizando tudo por você.

É comprovado que se você fizer sua viagem por conta própria, você vai gastar muito menos do que se fosse feito com agencias de viagens, que existem taxas e mais taxas. Não que fazendo por conta própria não existam taxas, sempre tem. Mas são pouquíssimas. Basta, pesquisar!

3 – Estratégias valiosas de viagem

Sempre tenha em mente: datas, destinos, passeios, etc. Tudo o que você quer fazer no seu destino dos sonhos. A estratégia crucial é que você tenha esse roteirinho básico já montado, por mais que você altere o roteiro em algum período, mas você terá uma base de como vai ficar. Tendo isso pronto, comece a se organizar com no mínimo 4 meses antes da sua viagem, para no terceiro mês, começar a comprar, principalmente as passagens aéreas.

Uma dica de ouro para viajar gastando pouco é, compre passagens aéreas com antecedência de 3 meses. Podem até simular em sites de comparativos de viagens, que 3 meses antes da viagem é onde as passagens tem o menor valor do mercado. Antes disso, tem chances do valor ser menor, e depois do período indicado, o valor fica bem alto. Pelo fato de ficar mais próximo da data da viagem.

4 – Sites e Aplicativos de Alertas de Preços

Hoje em dia, com muitas facilidades em de sites e aplicativos que buscam os melhores voos, preços e melhores taxas. É algo que veio para facilitar a vida de todos nós. A maioria deles é usado para simplesmente fazer comparativos dentre todas as companhias aéreas, e te mostrar o melhor preço, alguns com taxas de embarque incluídas e outras não.

Dentre eles podemos sempre pesquisar passagens pelo Google Flights, Yzzer, Passagens Imperdíveis, Kayak, Skyscanner, Melhores Destinos, Max Milhas, etc. São meios de busca que facilitam muito e são bem conhecidos pelos viajantes.

DICA: Todos eles tem APPs para Android e iOS onde é possível cadastrar alertas e ser notificado quando uma passagem atingir um valor promocional estipulado por você.

5 – Planilha de Custos de Viagem

Sempre que for viajar, é mais do que indicado fazer uma planilha com todos os custos da viagem, tais como: hospedagem, atrações, alimentação, transporte e o valor médio de gasto diário.

Assim fica muito mais fácil de se organizar, ter uma média de custo da sua viagem inteira e o mais importante, o quanto você pode gastar em cada destino (no caso de ser mais de um) de acordo com o valor que irá levar na viagem, fazendo isso a distribuição de valores  fica muito prático.

6 – Companhias aéreas Low Cost

O melhor amigo dos viajantes. As companhias low cost, são companhias aéreas que tem o custo das passagens aéreas com um valor baixíssimo. Para terem uma ideia, lembrando quando falei para terem um roteiro montado e datas que irão viajar, porque dependendo do dia da semana o valor é menor? Então, em outros países isso também é valido.

Por exemplo, na Ryanair (companhia Low Cost mais usada na Europa), é muito fácil encontrar voos saindo de Dublin para diversos lugares, inclusive outros países a partir de 9,90 até 14,90 EUROS. A Jetcost também já teve super promoções com passagens a 1 EURO!

Em que lugar aqui do Brasil, compramos passagens para OUTRO PAÍS, por esse preço? Então é primordial se programar para buscar os melhores preços e as companhias aéreas de baixo custo do país que você irá visitar.

7 – Alianças entre Companhias Aéreas

Aliança aérea é o nome usado de grupos de companhias aéreas que possuem acordos de cooperação com o objetivo de reduzir custos, compartilhar voos, melhorar serviços e principalmente oferecer mais opções de voos para seus clientes.

As empresas também compartilham os programas de fidelização, beneficiando os viajantes frequentes. Existem três alianças consideradas as maiores do ramo: Star Alliance, Sky Team e OneWorld.

Star Alliance é hoje a maior aliança de companhias aéreas com 28 membros e mais de 20 mil voos diários. Presentes nomes como: Lufthansa, TAP e Turkish Airlines.

Sky Team é a segunda maior com 19 membros e possuem voos para 187 países. Estão presentes membros como: KLM, Alitalia e Air France.

E por último temos a One World que é a menor dessas alianças aéreas, atualmente possuem 12 membros e voa para 150 países. Entre os membros estão nomes de peso como: American Airlines, British Airways e Lan. Muitos viajantes escolhem comprar as passagens aéreas (RTW) pela aliança da One World.

8 – Stop Over: dica de ouro para conhecer vários países

Uma forma de aproveitar e conhecer mais um destino, além do seu destino escolhido, é o usar o serviço de Stop Over das companhias aéreas. Existem companhia aéreas, que você compra suas passagens, mas é comum fazer uma escala em algum destino, geralmente de 12 horas ou 24 horas. Com essa escala, muitas vezes eles já enviam sua bagagem para o destino final. Assim você não perde tempo, retirando bagagem, para depois fazer check-in novamente e perder mais tempo na fila somente para despachar bagagens.

É comum em companhias que vão para a Europa ou para a Ásia, fazerem um stop over (TAP Portugal / Portugal) e (Emirates / Dubai ) se pesquisarem certinho no site das companhias, eles já possuem uma programação para o seu stop over, é o caso da TAP Portugal. Assim, é mais um destino conhecido na para riscar da lista.

9 – Passagem de Volta ao Mundo (Ticket RTW)

Primeiramente, vejam dois mitos sobre esse ticket:

  • Não é preciso ser rico para comprar uma passagem de volta ao mundo. Você consegue comprar uma passagem de volta ao mundo por U$ 4 mil e você poderá viajar por até 1 ano e conhecer 5 continentes. Claro que ainda existem os custos de alimentação, hospedagem, entre outros. Mas não é algo impagável, tudo é questão de planejamento.
  • Essa viagem pode ser feita sim, mas pouca gente mesmo sabe sobre essa viagem, inclusive agentes de viagem não são muito bem informados sobre como funciona.

A ideia do ticket RTW é que você faça todos os trechos da sua viagem com a empresa que escolher, mas como eles as passagens podem ser adquiridas através das alianças entre companhia aéreas, é que você possa completar sua viagem, usando os voos das companhias parceiras.

10 – Economizando em Hospedagens

Eu particularmente virei adepto da vida de Hostel. Não existe nada melhor do que além de ter uma acomodação muito mais em conta, em lugares que são a coisa mais linda e bem organizados e localizados, você pode ainda conhecer pessoas de todo o mundo e só ter o que acrescentar na sua experiência de vida, afinal é como eu costumo dizer “viva uma vida que você vai lembrar”. Então nada melhor do que economizar com hospedagens em hostels ao invés de hotéis.

Porém, existem outros métodos de hospedagens que você poderá economizar. São eles: Couchsurfing e Worldpackers.

Couchsurfing, você terá um perfil no aplicativo que existem diversas pessoas que estão prontas para te receber, depois de uma conversinha, é claro. Se o host te aprovar, você pode ter um cantinho na casa dele para ficar, e de graça. Eles gostam de ter você como um amigo em casa, que saiam para fazer coisas, ir ao bar, conhecer os lugares turísticos da cidade onde o host mora.

Já o Worldpackers é um método diferente que usei recentemente, que você paga uma taxa para o Hostel, e escolhe qual o período que irá ficar (pode ficar até 3 meses no local), mas não é só ficar no local, por uma taxa muitas vezes de U$ 60. O Worldpackers é um programa que você trabalha no hostel em troca de moradia, na maioria das vezes é um turno de 6 h diárias, com folga 1 ou 2x na semana, isso vai depender do hostel.

E também terá várias regalias no local que escolher, passeios, festas open bar, e muita diversão garantida. O programa é válido em todo o mundo, existem diversos hostels em todos os continentes, porém fiquem atentos, pois alguns países precisam de visto para entrar, mas para ser voluntário, não é necessário, pois não é função remunerada, logo não precisa de visto para trabalho.

É sempre bom procurar algo no Booking também, pois sempre tem promoções de ultima hora em alguns hotéis, pousadas e até mesmo resorts. Um amigo já ficou num resort da Tailândia por $15 dólares!

11 – Gastando pouco com Alimentação

Sempre que viajo, eu gosto de provar a culinária do lugar em que estou, seja em outro país, estado ou cidade. Isso é necessário para entrar na cultura do lugar. Sempre rola aquela preocupação “preciso economizar um pouco”, o que eu faço em todos os lugares, é buscar um supermercado e fazer uma mini compra para os dias que eu ficarei hospedado.

Acabo economizando muuuito mais. O valor da compra, às vezes para 4 dias, é o valor que você gastaria em um dia com restaurantes típicos da região. Claro, isso vale à pena se no local que estiver hospedado tiver como cozinhar, ou preparar um lanche na cozinha, ou algo do tipo.

Outra opção também é trocar trabalho por comida. Se você estiver viajando com tempo, certas lanchonetes, bares e até restaurantes costumam aceitar trabalhos temporários. Você ganha uma grana e ainda come de graça. Fantástico né?

12 – Gastos reduzidos com Traslados

Se você quiser economizar em um viagem, esqueça Uber, Cabify, 99 Taxis, etc etc etc. Aqui no Brasil podem usar o Blah Blah Car, é um aplicativo de carona, porém paga. Você negocia uma viagem com o dono do veículo, se ele estiver indo para o mesmo destino que você ou até mesmo se estiver indo próximo onde você deseja. É negociável, e geralmente cobram um valor muito menor que uma passagem de ônibus interestadual, você pode por exemplo, pagar a gasolina do carro para o motorista. Tudo vai depender da negociação que fizerem.

Fora do país, eu prefiro muito estudar o mapa do metrô, os ônibus que tem por lá e aproveitar e conhecer a cidade, explorar o lugar que estiver visitando, não existe nada melhor. Sem contar que a maioria dos lugares turísticos ficam próximo à parada de ônibus ou de uma estação de metrô. Muito comum em todo o mundo, especialmente na Europa. Além do mais, você economiza demais. Pois alguns lugares vendem tickets, do tipo: 12,00 EUROS por 20 dias, foi um exemplo. É bem mais indicado pagar um único valor para os dias que estará no destino e irá usar o transporte basicamente a maior parte dos dias.

Com planejamento é possível viajar gastando pouco!

Bom galera, ficou um textão daquelas, né?  Mas uma coisa é certa, isso ajuda muito na hora de planejar sua viagem dos sonhos, seja aqui no Brasil, Europa, Ásia, Oceania, América e qualquer outro lugar que quiser, isso mostra que toda e qualquer viagem é possível, basta pesquisar e pesquisar que você encontra os melhores preços e oportunidades.

Assim também não abre margem para espertinhos que gostam de se aproveitar que muitas pessoas ainda são leigas em relação a viagens, como se programar, por onde começar e entre outras coisas. Pura enganação. Cuidado!

Infelizmente, no meio dos blogueiros de viagens e influenciadores existem muitos aproveitadores que se dizem “empreendedores”, isso é fato e só não vê quem não quer. Não se engane! Não se iluda com falsas promessas. O YouTube e Instagram estão cheios de armadilhas.

A dica de ouro pra não cair nessa cilada é quando você entra num site/blog e tem que dar seu email para baixar um e-book ou receber algum produto virtual de graça. Pronto! Se você fez isso, vai passar a receber emails com títulos tentadores te empurrando cursos de tudo quanto é tipo: passagens aéreas baratas, milhas infinitas, hospedagens baratas, e até “como viajar de graça e ainda ser pago pra isso”.

O bom é saber que existem também as pessoas que estão prontas para te ajudar a viajar gastando pouco, da melhor forma possível. Escolha bem em quem confiar!

Aproveitem as dicas, e partiuuuu. Qual é o seu próximo destino?

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Curtiu essa matéria?

Escrito por Gabriel Capristi

Gabriel Capristi é um viajante de espírito aventureiro. Ama mergulhar, fazer trilhas, ouvir música, ler, correr, admirar o por do sol e de estar no mar. É formado em Marketing e trabalha com Social Media. Nos momentos livres, gosta de curtir com amigos e principal, colocar sua mochila nas costas e cair na estrada. Siga no Instagram: @gabrielcapristi

Comentários

Deixe um comentário
  1. Sempre tive vontade de fazer uma viagem para fora do país, porém nunca viajei para fora do estado, nem de avião andei, então acabo ficando bastante receoso com a viagem e me acovardando, sem falar nos valores altos, principalmente das passagens aéreas.

    • É um nervoso normal, não deixe que isso atrapalhe seus sonhos.
      Pesquise o destino que deseja conhecer… monitore os preços das passagens aéreas…
      Faça um orçamento geral incluindo hospedagem, passeios e refeições (e coloque um extra para as eventualidades).
      Com planejamento e organização todas as viagens são possíveis!
      Acredite e vá sem medo de ser feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Machu Picchu é o queridinho dos turistas que visitam o Peru

Novas regras de entrada em Machu Picchu

Chicago - Feijão Cloud Gate

Guia de Chicago, tudo sobre a cidade do vento e do bem-estar