in

10 curiosidades sobre o Dia do Rei na Holanda

Dia do Rei na Holanda

O Dia do Rei na Holanda é comemorado no dia 27 de abril. Neste período, o país recebe cerca de um milhão de pessoas vestidas de laranja espalhadas pelas ruas e canais em uma das maiores festas a céu aberto do mundo. Qualquer outra monarquia do universo deve sentir ciúmes pela maneira que Amsterdã e outras cidades holandesas celebram sua família real.

Conheça alguns fatos curiosos sobre a celebração:

1 – O Dia do Rei é o aniversário da monarquia holandesa: Seria essa a maior festa de aniversário do mundo? Possivelmente. O Dia do Rei marca o aniversário do rei Willem-Alexander, primeiro soberano do sexo masculino em 123 anos, no dia 27 de abril, e os holandeses tiram o dia de folga para celebrar. E se a data cai em um domingo, como aconteceu em 2014, a celebração acontece um dia antes, no sábado.

First King's Day. Hundreds of thousands celebrate the festival in the capital of the Netherlands.
First King’s Day. Hundreds of thousands celebrate the festival in the capital of the Netherlands.

2 – Costumava ser chamado de Dia da Rainha: Antes de Willem-Alexander assumir o trono em 2013, o Dia do Rei era chamado de Dia da Rainha (Koninginnedag), e acontecia no dia 30 de abril em homenagem à antiga rainha Beatriz. Na verdade, seu aniversário não era nessa data, e sim o de sua mãe. Para a alegria dos seus súditos, Beatrix decidiu manter o Dia da Rainha no dia 30 de abril porque seu aniversário real cai no dia 31 de janeiro, no auge do inverno holandês. A primeira celebração do tipo aconteceu em 1885, no dia 31 de agosto, em homenagem à rainha Wilhelmina.

3 – Todos se vestem de laranja: o uso da cor laranja é uma forma de demonstrar orgulho da família real holandesa, os Orange-Nassau. Se você não se vestir dos pés à cabeça de laranja, você não está fazendo do jeito certo. Perucas e pinturas no rosto também valem – quanto mais excêntrico, melhor. Sim, você vai parecer uma pessoa louca – igual a todos os outros.

4 – Você pode comer como um rei o dia inteiro: Muita festa abre o apetite, mas isso não é um problema porque deliciosas opções de comida podem ser encontradas em cada esquina, com centenas de barracas enfileiradas nas ruas e praças. Para os fanáticos por doces, não dá para passar o Dia do Rei sem experimentar o tompouce, massa folhada doce com creme decorada com uma casca laranja, item especial para a comemoração. A venda do doce no Dia do Rei é 600% maior do que em qualquer outro dia do ano.

5 – A festa começa um dia antes, na Noite do Rei: Se é difícil esperar o Dia do Rei, por que não começar a festa na véspera, na Noite do Rei? As melhores baladas e pubs de Amsterdã dão as boas-vindas a uma legião de foliões empolgados para as festas especiais. Alguns continuam festejando até o próximo dia, enquanto outros fazem uma parada em casa para recuperar as energias.

6 – Respire fundo e siga o fluxo: Amsterdã fica lotada durante o Dia do Rei. Na verdade, o número de pessoas na cidade é duas vezes maior do que a sua população. Onde elas ficam? Por todos os lugares. Todas as ruas, canais, varandas e terraços são tomados pelos foliões, então nem tentem chegar a qualquer lugar com pressa.

7 – Amsterdã se torna um grande mercado de rua: Lixo para uns, luxo para outros, o Dia do Rei é certamente uma boa oportunidade para uma boa caça ao tesouro. Um mercado de pulgas em toda a cidade (vrijmarkt) aparece ao longo de cada rua e espaço público, com os habitantes locais e visitantes de todas as idades cuidando de barracas e se transformando em comerciantes por um dia. Todo mundo tem permissão para vender ou trocar seus itens indesejados e você sempre vai encontrar muitas pechinchas e bugigangas interessantes. O Vondelpark é dominado pelas crianças, que expõe em suas bancas brinquedos e livros para venda.

8 – Não é só Amsterdã que fica em festa: Outras ótimas cidades para celebrar o Dia do Rei são Utreque, Eindhoven, Haia, Roterdã, Breda, Zwolle, Arnhem e Groningen.

Dia do Rei na Holanda
Dia do Rei na Holanda

9 – Você pode visitar museus mesmo no Dia do Rei: Enquanto a maioria das atrações fecham no Dia do Rei, alguns museus – incluindo Van Gogh, RIjksmuseum e Anne Frank’s house, continuam abertos para aqueles que querem absorver cultura ou simplesmente dar um tempo da multidão.

10 – Comemorações fora da Holanda: A festa também acontece em Curaçao, Aruba e Saint Maarten, países autônomos constituintes do Reino dos Países Baixos.

Fonte: Assessoria.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!
  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Curtiu essa matéria?

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras, conta suas experiências de viagens no blog Viagens Possíveis e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Perseguida por um urso andando de snowboard

Aruba - Fazenda das Borboletas em Familia - Credito: ATA

Roteiro de 3 dias em Aruba para toda a família