in ,

Trilhas e cachoeiras na Serrinha do Alambari, em Resende – RJ

Serrinha do Alambari - Poço das Esmeraldas
Serrinha do Alambari - Poço das Esmeraldas

A Serrinha do Alambari é um convite irrecusável para quem gosta de estar em contato com a natureza. Suas opções de caminhadas ecológicas, cachoeiras e piscinas naturais com águas cristalinas são um prato cheio para o turismo ecológico na região. O local, distrito de Resende/RJ, sul fluminense, é um paraíso localizado entre Penedo e Visconde de Mauá, e também uma Área de Preservação Ambiental (APA) com cerca de 4.500 hectares.

Sua vocação turística se iniciou na década de 70 com a instalação do Camping Clube do Brasil, que até hoje é uma grande referência na região. Dentro do camping estão localizados poços e cachoeiras de mais fácil acesso da Serrinha como: Poço das Esmeraldas (o mais bonito e procurado do camping), Bananal, Poço Dourado, Champagne e Poço da Sauna (acesso mais simples).

Com trilhas leves, bem sinalizadas e com uma grande infraestrutura, o camping é um boa opção para os aventureiros. Nele há estacionamento, restaurante, banheiros, etc. Não é necessário pernoitar no camping para visita-lo, ele é aberto para visitação mediante o pagamento de uma taxa (pagamos R$ 10,00, durante a semana).

A opção de muitos visitantes da região é conjugar o roteiro da Serrinha do Alambari com os roteiros dos distritos de Penedo ou Visconde de Mauá devido à proximidade, maiores opções de hotelaria e gastronomia nestes últimos.

O Poço das Esmeraldas fica dentro do camping e pode ser acessado por uma trilha leve de 15 minutos, na ida é só descida íngreme, portanto muito cuidado nas pedras escorregadias e tenha em mente que a volta é só subida.

Serrinha do Alambari - Poço das Esmeraldas
Serrinha do Alambari – Poço das Esmeraldas

A cerca de 2,5 km do camping (seguindo pela mesma estrada), em uma propriedade particular, encontramos os dois poços mais bonitos da Serrinha do Alambari. O Poço do Céu e o Poço Dinossauro são daqueles que todos perguntam: “Aonde fica esse lugar?”. O lugar é mágico!

Ambos os poços são incríveis, o lugar é lindo e suas águas completamente cristalinas, apesar de geladas, tornam incontestável um mergulho.

O acesso ao Poço do Céu e Dinossauro é feito somente com guia, mediante o pagamento de um valor de R$35,00 na portaria da propriedade. Segundo funcionários, o valor custeia os serviços dos guias e de conservação das trilhas. Os guias geralmente são encontrados na portaria, fomos guiados pelo guia Vinícius (24) 99838-0015, morador da região e que faz um excelente trabalho.

Serrinha do Alambari - Poço do Dinossauro
Serrinha do Alambari – Poço do Dinossauro

A trilha para o Poço do Céu leva em média de 20 a 30 minutos, é uma trilha leve porém muitas vezes escorregadia e íngreme. O Poço Dinossauro fica mais abaixo, porém próximo.

Localização da Serrinha do Alambari

Serrinha do Alambari, Resende – RJ

Mapa Serrinha do Alambari

Como Chegar

Seguindo a RJ 163, sentido Visconde de Mauá, vindo de Resende, o pórtico de entrada para a Serrinha do Alambari fica a 4 km após o pórtico de entrada de Penedo. Do pórtico para o centro (praça) são mais 4 km aproximadamente. Da praça ao camping cerca de 2 km (há placa indicando na praça). Do camping até a propriedade onde ficam os Poços Dinossauro e do Céu, são mais 2,5 km estrada acima.

Serrinha do Alambari - Camping 2

Dicas extras / O que levar

Como toda trilha, vale a pena levar protetor solar e repelente.

Como são trilhas escorregadias, use um bom calçado.

Não pode faltar água e se necessário levar algo para comer.

Lembre-se de trazer seu lixo, a natureza agradece!

Onde ficar na Serrinha do Alambari

A Serrinha do Alambari possui um Camping Clube do Brasil e ainda algumas opções de hospedagem. Penedo e Visconde de Mauá, distritos vizinhos, oferecem maiores opções de hospedagem e são bem próximos. Optamos Pousada Santa Fé na Pousada Santa Fé, próxima ao centro de Penedo, a pousada é sensacional.

Booking.com

Serrinha do Alambari - Camping 1

Onde comer

O camping possui restaurante e dependendo do horário pode ser difícil encontrar outra opção para refeição na região. Optamos por almoçar no camping e jantar em Penedo que possui diversas opções gastronômicas.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Escrito por Allan Siqueira

Allan Siqueira é um típico carioca, que curte praias, trilhas e os demais encantos da cidade maravilhosa. Sua paixão por viagens e fotografia, são outras motivações que o permite estar sempre em contato com a natureza. Siga-o no Instagram @allansik

19 Comentários

Deixe um comentário
  1. Olá sou guia turístico aqui da serrinha e me chamo betinho e gostaria de deixar meu contato para maiores informações 24 998775813 WhatsApp e no Instagram e Facebook namataventura
    Sou nascido e criado na serrinha e poço proporcionar grandes aventuras a vocês obg

  2. Mauricio, tudo bem? cara lembro de ti, fiz uma trilha contigo só não vou lembrar qual kkk mas acho que foi a ferradura de Paranapiacaba

    Cara queria saber uma coisa sobre esse lugar
    As trilhas para as cachoeiras, criança consegue fazer?

    • Falae Marcelino, não tô me lembrando agora qual trilha foi, mas lembro do seu nome sim. kkkk 😉

      Quem fez essa matéria foi o Allan, nosso colunista.
      Acredito que toda trilha seja acessível para crianças, desde que seus limites sejam respeitados. Conheço algumas famílias que fazem trilhas com seus filhos desde os 5 anos. 😉

  3. Olá, vou me hospedar em Resende por dois dias 30jun a 01jul, e pretendo fazer essas trilhas das cachoeiras. Alguma sugestão de local para eu contratar um guia? Tbm tenho interesse no passeio de Quadriciclo. Desde já, obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Melhores Câmeras de Celular

Melhores câmeras de celular para nós, viajantes aventureiros!

Dicas do que fazer em Tiradentes gastando pouco

Tiradentes para todos os gostos e bolsos