in ,

Saiba mais sobre Jericoacoara – CE

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado? Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário – só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo. O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, preservando uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.

As lagoas, aliás, são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras. Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região – considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos – conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.

Já a praia do centro de Jericoacoara, freqüentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr-do-Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa. Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.

Até cerca de 20 anos atrás, Jeri era apenas uma simples vila de pescadores isolada do mundo. Não havia estradas, eletricidade, telefone, televisão, jornais e pouco se usava dinheiro. O comércio era feito através da troca de produtos, como peixe por arroz, e assim por diante.

Nas Redondezas

Para quem vem de Fortaleza ou vai para a capital depois de Jeri, vale a pena parar na metade do caminho para conhecer a Costa Oeste, com praias desertas como Mundaú e Flexeiras. Os cenários cearenses, porém, não são os únicos disponíveis. Agências especializadas levam a paisagens intocados do Maranhão (Lençóis Maranhenses) e do Piauí (Delta do Parnaíba).

Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses

A viagem pela praia exige espírito aventureiro. A maneira mais confortável é a feita a bordo de Land Rovers, em roteiros oferecidos por agências da região e que duram, em média, dez noites. No programa, paradas em praias paradisíacas como Ilha do Amor e Mangue Seco; passeio de lancha no Delta do Parnaíba e de voadeira no Rio Preguiças; e visita aos Pequenos Lençóis, à Lagoa do Portinho e ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dunas de areias brancas e águas azuis emolduram a paisagem ao longo do percurso.

Costa Oeste de Fortaleza

As praias de Mundaú, Flexeiras e Guajiru ficam na metade do caminho entre Jeri e Fortaleza – a cerca de 150 quilômetros de cada destino. Os três vilarejos somam 13 quilômetros de praias quase desertas. Mundaú é a mais conhecida, com rio, dunas e lagoas. Flexeiras tem piscinas naturais, enquanto Guajiru é primitiva e sossegada. As praias são boas opções de paradas para quem segue para Fortaleza (ou para quem parte da capital rumo à Jeri).

Turismo

O turismo em Jericoacoara é alimentado por diversos fatores: As belezas naturais, o aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia, além das condições propícias para o windsurf e o sandboard. Turistas europeus e asiáticos são encontrados em profusão na vila, talvez até com mais facilidade do que brasileiros.

Por ter sido declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em PARNA (Parque Nacional), a construção de rodovias e estradas – bem como qualquer tipo de pavimentação – é proibida em Jericoacoara. O acesso à vila é limitado pelas dunas e normalmente feito por um veículo adequado. As companhias de turismo que fazem o transporte até a cidade utilizam um ônibus comum de Fortaleza até Jijoca, onde a estrada mais próxima termina, e então uma jardineira, veículo de grande porte com tração nas quatro rodas.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que fazer no Morro de São Paulo – BA

Mapas de Jericoacoara – CE