in , ,

Boulder: a nova onda dos escaladores

Por definição chamamos de boulder a escalada de pequenos blocos de pedra, onde o uso de equipamentos como corda, cadeirinha e proteções dão lugar apenas a pequenos colchões e a segurança de corpo. O boulder num primeiro momento pode passar a impressão de uma brincadeira sem graça, onde os escaladores digladiam-se pela subida de pedras tão pequenas. No entanto são nessas pedras pequenas que muitas vezes estão os melhores problemas. A complexidade, dificuldade e consistência dos movimentos podem estar nestes pequenos blocos onde o escalador tem toda sua concentração voltada à dificuldade e resolução do problema, sem se preocupar com cordas e mosquetões, sentindo-se livre para a escalada pura. O boulder é uma modalidade geralmente de contradições, ou odeia-se ou ama-se… Os apaixonados curtem justamente esta liberdade de ir e vir apenas munidos de sapatilhas e magnésio, arrastando seus colchões da base de um boulder à outra, tendo toda sua concentração voltada para a resolução do problema. Ainda sem o uso de equipamentos podemos curtir aquele último “rush” de adrenalina ao dominar o topo da pedra muitas vezes já a razoáveis metros do chão.

Qual a altura de um BOULDER?

Na prática do Boulder muitas vezes chega-se a vários metros do chão, em teoria não existe um padrão para a altura máxima de um boulder. Há boulders com dois metros como boulders com oito, dez metros o que em muitos locais já seriam considerados vias de escalada com proteções fixas. No entanto a definição do boulder esta muito mais ligada ao costume local e as condições que o cercam do que realmente a altura do bloco. Por exemplo. Se a área na base de um bloco de 8 metros é plana, o que propicia o uso de colchões e segurança de corpo, as escaladas que o cercam em sua maioria são boulders também, não há razão para que aquela escalada seja equipada com proteções.

Segurança de corpo

Quando escalando um boulder, seu companheiro deve posicionar-se atrás de você de uma forma em que no caso de erro ele possa auxiliá-lo durante a queda. O segurador não deve segurar ou ter a intenção de pegá-lo no colo, podendo desta forma machucar-se tanto quanto você. O princípio básico da segurança de corpo é colocar o escalador na melhor posição para a queda, de pé, prestando atenção principalmente à cabeça. Muitas vezes são precisos várias pessoas para auxiliar o mesmo escalador.

Equipamentos utilizados para o BOULDER

Sapatilhas, Saco p/ magnésio, saco de boulder.
Colchões (Crash Pad) e Escovas para limpar as agarras.
Simples assim!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Equipamentos usados na escalada

Pedra do Baú

Clubes Excursionistas do Brasil