Trilha da Lagoa Verde em Subaúma – BA





Um dos mais belos atrativos em Subaúma, na Bahia, é a Lagoa Verde. Cercada por coqueiros e restinga, possui suas águas transparentes com leve coloração azulada por causa do reflexo solar e da vegetação subaquática fazendo parte de um conjunto de lagoas formadas entre o cordão de dunas. É um convite ao banho lavando o corpo e a alma!

Saindo de Salvador até Subaúma gastamos aproximadamente 2 horas e meia percorrendo 132 km  subindo o litoral norte da Bahia. Chegando ao destino procuramos o local ao qual conserta-se embarcações (no rio que corta o município) que fica próximo ao último bar da praia à esquerda.

Encontramos uma pequena dificuldade que foi atravessar o rio até o ponto inicial da trilha. É possível atravessá-lo com água no peito, mas por sorte encontramos um pescador com uma pequena embarcação e nos ajudou na travessia até o outro lado do rio, que da em média 150m de largura. Custou 15 reais a travessia.

Passando o rio, a uns 300 metros a esquerda começa a trilha, tranquila e bastante batida onde encontramos vários cajueiros e mangabeiras carregadas de frutos! Um dos pontos principais da trilha interpretativa com fauna e flora local, alguns dos ingredientes dessa aventura.

Não tive acompanhamento de guia, estava com um amigo que já tinha visitado o local há meses atrás, não tivemos nenhum problema com o caminho já que a trilha é bastante batida e havia pegadas indicando o melhor local. Passamos por alguns riachos e lindas paisagens.

Depois de aproximadamente duas horas de caminhada bastante divertida com paisagens lindas Chegamos no paraíso, a Lagoa Verde, em Subaúma.

Como já sabíamos que não haveria qualquer infraestrutura para camping, decidimos improvisar nossa base de camping com o que a natureza nos oferece e recursos que encontramos no caminho. Por exemplo, como o tempo estava imprevisível podendo chover, fizemos um abrigo para o fogo com palha verde de palmeira. Como o local é completamente arenoso, seria indispensável fazer uma mesinha para não termos problemas na hora da refeição, utilizamos cordas que são jogadas dos navios no mar e são trazidas pro litoral pela maré e gravetos, a grelha foi feita com gravetos e arame.

Levamos toda a comida de casa, mas pra complementar a alimentação decidimos explorar um pouco o local. Caminhamos pelas dunas e encontramos mandacaru, mangaba e alguns coqueiros (a água de coco foi fundamental para a hidratação nessa área de restinga). Utilizamos também linha e anzol para pescar. Depois de tudo organizado só fizemos curtir este paraíso na Bahia.

DICA – Para quem desejar dormir por lá, existem opções de hotéis e pousadas em Subaúma além de outras ofertas de casas para alugar pela região.

Fotos da Lagoa Verde em Subaúma

Nas fotos das comidas:

Café da Manhã > Pão feito na hora com recheio queijo e orégano e goiabada e de bebida um café quentinho.

Refeição principal > Carne do sol com farofa e salada vinagrete, queijo coalho assado e suco de limão

Dicas extras para conhecer a Lagoa Verde

  • Antes de ir verifique os horários da maré, essencial para travessia do rio.
  • Vá com tênis que seja resistente a água e seque rápido (ou papete), não atravesse o rio descalço.
  • Leve um snorkel para aproveitar melhor o passeio podendo ver os peixes da lagoa.
  • Se possível, leve uma boia para auxiliar no mergulho no meio da lagoa.
  • Cuidado com as crianças, existe pontos da lagoa que chega a 5mt de profundidade.
  • Não levem bebidas alcoólicas, encontramos muitas latinhas jogadas na duna.
  • Leve saco extra para levar o seu lixo de volta.
  • Se não for com guia, pegue informações com moradores locais.
  • Leve bastante água, área de restinga é muito quente. Cuidado para não desidratar o corpo.
  • Não leve nenhuma planta nativa e evite fazer fogueiras próximas à vegetação.

Essas são as nossas recomendações para conhecer a Lagoa Verde em Subaúma.

OBS: Existe outro caminho por Baixio, um município depois de Subaúma, e para quem vai com guia lá é a melhor opção.

Por Rodrigo Alves do blog Aventuras Eco.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mauricio Oliveira: Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Ver Comentários (8)

  • gostaria de saber se a área onde acamaram n é perigosa? se tem espaço para alguma barraca? quanto tempo ficaram ? e se há mais locais em subauma para visitar?

  • Olá Pedro. Acampamos nas margens da Lagoa e não é um lugar perigoso, já fomos várias vezes e não tivemos problemas. Lá tem espaço sim para barracas, tanto próximo a lagoa, como nas Dunas. A cidade de Baixio que é vizinha a Subaúma , oferece mais opções: A Lagoa Azul, Lagoa do Mamucabo e tbm a Cachoeira dos Índios.

  • Olá, já fui nessa lagoa e ela é maravilhosa, fui com um grupo de amigos, e não sabíamos da trilha, fomos pela praia e é extremamente longe, acredito que tenha sido mais de duas horas andando sob sol escaldante, não tinha a mínima ideia do que iria passar, levamos pouca água, quase nada de comida, mas pra nossa sorte conhecemos pessoas lá e conseguimos voltar pela trilha onde foi 30min pra voltar aproximadamente, mas voltamos com muito medo, pois não sabíamos o que tinha no meio daquele tanto de mato,RS. Na parte do rio, quando voltamos a maré já estava cheia e eu não sabia nadar, mas conseguimos a travessia de barco pq estávamos com criança, a ida pelas dunas foi simplesmente horrível, a areia fofa, quente, e já estávamos desidratados, enfim, dessa vez não valeu a pena ao meu ver, por tudo que passamos não foi legal, talvez da próxima eu vá pela trilha!!

Posts Relacionados