in

Saltando com estilo usando sua Bike

Qualquer um pode saltar com a bike. Pedale rápido e passe numa rampa que você vai saltar mesmo se não quiser. Pousar sem cair que é o problema, o pouso é a parte mais importante do pulo e para descer bem, você precisa decolar bem. Se você nunca saltou com sua bicicleta, você vai cair algumas vezes para aprender e pode se machucar, as vezes se machucar seriamente (uma vez eu plantei minha cara no chão e não foi muito interessante, a sorte que era grama). Se você mesmo assim tiver disposto a tentar, aqui vão algumas dicas dos profissionais.

As Prioridades

Uma coisas que se deve fazer antes de pedalar, mesmo que seja até a esquina, é verificar se sua bike está OK. Verifique se não tem nenhuma rachadura no quadro, se os freios estão ajustados, se as rodas não estão empenadas, se os pneus não estão vazios e esse tipo de coisa. Se tiver tudo em ordem, você vai precisar ajustar alguns detalhes antes de começar a saltar. Abaixe o banco mais que o normal, assim você tem menos chance de esbarrar no banco no ar ou erra-lo na descida. Sempre se aproxime da rampa numa marcha média. Se você estiver pedalando numa rotação muito alta, seu peso ficará “indo” de um lado pro outro e será difícil se preparar pra salto.

Escolha a Rampa

A rampa pode ser uma rampa mesmo ou qualquer coisa como um morrinho de terra. Se você for iniciante, comece com uma rampa pequena numa area aberta e de preferência de terra. Não é bom aprender a saltar no cimento, pois se você cair, vai doer, acredite. Se não tiver nenhum morrinho de terra, coloque uma rampa de madeira.

Se Aproximando do Salto

Ganhe bastante velocidade (de um sprint) e pare de pedalar antes de chegar na rampa. Se você achar que está muito rápido, diminua um pouco a velocidade, existem velocidades ideias para cara rampa. Nunca pedale até o final da rampa, se fizer isso, você tem grandes chances de perder o equilibrio. Pare de pedalar uns 3 metros antes da rampa.

Levante. Relaxe e Prepare-se

Nunca salte sentado no banco, ele irá te jogar pra cima com força se você fizer isso. Fique em pé com seus joelhos e braços dobrados e relaxados. Se concentre apenas no lugar que você quer aterrisar. É um lance psicológico, se você colocar 10 pessoas deitadas por onde você quer saltar, você conseguirá passar as 10, mas se as pessoas não tiverem lá, você não chega nem perto dessa distância. O macete é escolher o lugar para pousar.

Aterrise com a Cauda

Noventa porcento das vezes você terá que pousar com a roda de trás. A única excessão é se você for pousar numa ladeira inclinada pra baixo. Sempre que aterrisar, use seus joelhos e cotovelos para absorver os impactos, mas você não deve contrair os músculos, e sim usá-los como suspensões.

Saltos Bons Podem Terminar Mal

Quando um salto não dá certo, você percebe logo que você decola. A maioria das vezes que você erra um salto, é por causa da decolagem. Nesse caso, nem sempre é bom jogar a bike pro lado e cair, é melhor tentar aterrisar mesmo. Se você sair da bike no ar, se prepare para correr quando cair no chão.

Dando um Estilo

Não tente inventar coisas que podem dar errado. Sempre que você mudar a posição da bike no ar, você tem que compensar. Se você virar o guidon, fazendo a cauda andar pro lado, você terá que arrumar um jeito de colocar ela de novo no lugar para poder pousar. Você conseguirá saltos diferentes se você sair da rampa em angulos diferentes. Para “fazer” um tabletop (aquele salto estilo motocross que a moto vira pro lado, voce tem que virar o guidon pra um lado, fazendo a cauda ir pro lado oposto e depois virar o guidon pro outro. Mas isso precisa de muito treino. Outra coisa interessante é forçar no ar um dos lados do guidon pra baixo e o outro pra cima assim a bike fica paralela ao chão, mas lembre-se: Você precisa compensar no pouso.

Gentilmente cedido por Pedro Cury,
do site Pedal.com.br

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.




TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado e viaja tranquilo. Faça a sua reserva por aqui para nos ajudar.
  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Viaje comigo e viva experiências selecionadas. Em pequenos grupos os valores ficam imbatíveis. São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos. Veja as datas, roteiros e valores e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Denunciar

Booking.com

Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Protegendo sua suspensão e quadro de arranhões

Subindo ladeiras com eficiência