Saiba mais sobre Carrancas – MG

Localizada na bacia do Rio Grande, numa região de serras com altitude média de 1060m, Carrancas é um paraíso ecológico a sua espera! Com vegetação característica de cerrado, flora e fauna exuberantes, Carrancas possui cerca de 50 poços e cachoeiras para seu total prazer. Cruzar as serras por trilhas ou à cavalo, visitar grutas e cavernas, conhecer o artesanato local, saborear a deliciosa comida mineira, as quitandas, doces e queijos, fazem dos dias aqui momentos especiais.

Um pouco de história

Às margens do Rio Grande, os bandeirantes se encontraram, mais ou menos, em 1720, segundo Saint Adolph, e juntos se instalaram nas terras que hoje constituem o município de Carrancas. A bandeira era comandada pelo Capitão Mor João Toledo Pizza e compunham-na, seu irmão Padre Lorenço de Toledo Tagues e 3 genros seus: Salvador Correia Barroco, Miguel Pires Barreto e José da Costa Morais.

Como a terra apresentava perspectivas excelentes tanto na fertilidade como na riqueza aurífera, decidiram conquistá-la iniciando assim um pequeno povoado, mandando que viessem de São Paulo suas famílias, seus escravos e seus amigos.

Em 1721 já existia uma capela edificada em honra de Nossa Senhora da Conceição e o lugarejo era conhecido como Nossa Senhora do Rio Grande. Nas escavações que os procuradores de ouro fizeram numa serra perto do vilarejo eles descobriram 2 grandes pedras com formato de 2 carrancas, ou seja, 2 caras. Daí o nome de Carrancas dado à referida serra.

Com o tempo a denominação Carrancas foi se associando à do povoado que passou a se chamar Nossa Senhora das Carrancas; depois Carrancas de Baixo, Carrancas de Cá e, por fim, simplesmente, CARRANCAS. A paróquia foi criada em 1736.

O Turismo em Carrancas

Carrancas tem hoje, no Turismo, um grande potencial. A cidade já está cadastrada na EMBRATUR como Município com Potencial Turístico e a Prefeitura tem incentivado o Turismo através da conservação e sinalização das estradas, promovendo encontros e cursos como o 1o. Encontro de Ecoturismo de Carrancas, realizado de 19 a 21 de Junho de 1998, cursos para Guias em Áreas Naturais – com o intuito de mobilizar tanto a comunidade quanto os visitantes para a necessidade de preservação do Meio Ambiente.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e/ou compartilhe também nas suas redes sociais. Este site é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.
  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.
  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!
  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira :Maurício Oliveira é social media expert, fotógrafo, videomaker, consultor de turismo, blogueiro, influenciador e empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram e no Twitter, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira e Trilhas e Aventuras no Google Plus.