Roteiro da Grécia – O que fazer em Zakynthos





Assim que saímos de Kefalonia, seguimos de ferry para Zakynthos, a ilha jônica da famosa Navagio Beach, um dos cartões postais ícone da Grécia, aquela onde tem a carcaça de um navio na praia e milhares de pessoas já fizeram uma selfie do mirante.

Começo esse post com a principal dica: não deixe só um dia reservado para Zakynthos, dois ainda acho pouco, sendo 3 dias o mínimo para curtir com qualidade o passeio! Nós íamos ficar a princípio 3 dias, mas nossa saída de Kefalonia atrasou e acabamos perdendo um dia em Zakynthos, o que atrapalhou um pouco a logística da viagem e podíamos ter ficado sem visitar a Navagio, mas graças a Deus conseguimos! Para ler nossa experiência em Kefalonia, clique aqui.

Então, por experiência própria, deixe um dia a mais, pois caso haja algum problema, ainda dá tempo de aproveitar todos os encantos que a ilha tem a oferecer.

Dicas pra economizar em Zakynthos

Pesquise e reserve hotéis em Zakynthos com descontos de até 80%
Faça um orçamento do seguro viagem obrigatório na Europa
Tenha Internet na Grécia com chip internacional
Alugue um carro com desconto em Zakynthos
Reserve os melhores passeios na Grécia

Como chegar em Zakynthos

De ônibus/ferry

É possível ir de ferry a partir de Kyllini, porto que fica no continente, a 300km a oeste de Atenas. Se você estiver em Atenas, pode ir de carro ou de ônibus até o porto e de lá pegar o ferry. Na rodoviária de Atenas é possível comprar passagens tanto do trecho terrestre quanto do marítimo. Nesse site é possível ver os horários dos principais ferries: www.danae.gr

De ferry

No verão, de meados de maio até final de setembro, existe uma linha de ferry que faz o transporte entre as principais ilhas jônicas. Nós fomos assim, pegamos o ferry no porto de Pessada em Kefalonia e chegamos ao porto de St. Nicholas (Agios Nikolaos), no norte da ilha de Zakynthos. É possível consultar os horários através desse site: www.ionionpelagos.com, porém os ingressos não podem ser comprados pela internet, apenas na hora da viagem, chegando um pouco antes.

De avião

Dependendo do lugar de partida para Zakynthos, essa é a opção mais rápida. Os voos são operados basicamente por duas companhias, a Olympic Air e Aegean Air e a partir de Atenas têm duração de 1h.

Zakynthos é uma ilha jônica menor que Kefalonia, mas ainda assim é uma ilha grande, por isso acho essencial alugar um carro para poder explorar bem a região. Nós alugamos lá na hora e foi bem tranquilo, lembrando que fomos antes da alta temporada. Nos meses de julho e agosto sugiro deixar reservado com antecedência.

Tartaruga na praia de Laganas

Onde ficar em Zakynthos

A primeira dúvida na hora dessa escolha, foi se ficaríamos no norte da ilha, para ficar mais perto da Navagio Beach e das Blue Caves, ou no sul da ilha, mais próximo ao aeroporto. Como iríamos embora de Zakynthos num vôo às 6h da manhã, optamos por ficar mais próximo do aeroporto e escolhemos a região de Laganas.

Laganas é uma região composta basicamente de duas ruas principais, cheias de restaurantes, hotéis, locadoras de carro, agências de viagem e mercados, ou seja, tudo que você precisa. A praia de Laganas não é tão bonita quanto as outras da ilha, mas dali saem passeios para diversos lugares, como Keri Beach e Marathonisi Island.

Nós ficamos hospedados no Vanessa Hotel. O hotel era bem simples, mas atendeu as nossas necessidades. A noite era bem movimentado, com vários bons restaurantes na rua do hotel. Com certeza se um dia eu voltar a Zakynthos, ficarei em Laganas de novo! Outra opção de hospedagem no sul da ilha, também badalada, é Zakynthos Town, a capital da ilha. A região parece com algumas cidades da região dos lagos no Rio de Janeiro, com jovens, festas e restaurantes movimentados.

As regiões mais para o norte da ilha, como Skinari e Alikanas, estão mais próximas à Navagio e Blue Caves, mas são regiões mais desertas e com menos agito, sem nada para fazer a noite. Eu prefiro pegar o carro e dirigir até lá de dia do que ficar isolada numa região menos movimentada. Até porque dirigir por Zakynthos é maravilhoso, a cada curva da estrada é uma paisagem mais linda que a outra.

Para chegar de carro do aeroporto, por exemplo, até o mirante da Navagio ou até o Porto de Agios Nikolaos, demora em torno de 1h dirigindo, mas acredite, a paisagem faz o tempo passar rápido! Mas isso é pessoal, se você curte lugares mais pacatos, sua escolha deve ser pelo norte.

O que fazer em Zakynthos

Navagio Beach

Acredito que a opção número um dessa lista, de todos que vão à Zakynthos, seja conhecer a Navagio Beach! Com a gente não foi diferente, afinal, resolvi incluir essa ilha no roteiro para conferir de perto a famosa praia de águas azuis que encantam a todos pelo mundo.

Assim que chegamos à ilha, desembarcamos de ferry no porto de Agios Nikolaos e resolvemos pegar um passeio dali mesmo, antes de ir ao hotel deixar as coisas. Já que esse é um dos portos mais próximos da Navagio e estávamos hospedados no sul da ilha, seria muito contramão ir ao sul e depois voltar para o norte, ainda mais com o atraso que tivemos em Kefalonia que já tinha feito a gente perder um dia em Zakynthos. Guardamos as malas numa agência no local e partimos para o passeio, que custou € 25,00.

Sinceramente, eu achei que o passeio não valeu a pena! Talvez seja a primeira vez que você esteja lendo isso, mas é a verdade! Esses passeios que saem do porto são rápidos, ficam apenas 40 minutos na praia. E acreditem, 40 minutos passam muito rápido na Navagio Beach. Mal tiramos algumas fotos e demos um mergulho, o barco chamou para ir embora. Não tivemos tempo de ficar ali de bobeira relaxando e admirando o visual. Tínhamos acabado de sair de Kefalonia, um paraíso deserto onde tínhamos todo tempo do mundo nas praias, talvez por isso eu tenha estranhado mais. A dica é alugar um carro e fazer por conta própria.

Não estou dizendo que a praia não vale a pena, longe de mim, a praia é lindíssima, aquele azul é realmente inexplicável e maravilhoso, emociona só de olhar e nos faz pensar que papai do céu caprichou naquele lugar, mas achei o custo benefício desse passeio ruim! Saindo de lá, teoricamente, o passeio incluía visita às Blue Caves, mas o barqueiro, que tinha uma má vontade enorme e mal abriu a boca, entrou em apenas uma caverna, depois de muito insistirmos.

Primeira coisa feita em Zakynthos: mergulhar na Navagio Beach
Navagio Beach: a beleza desse lugar é realmente indescritível

Pra gente essa foi a melhor opção, se não tivéssemos conseguido esse passeio assim na chegada, não teríamos conhecido a Navagio Beach, pois no mesmo dia à tarde e no dia seguinte, a condição do mar virou e não saíram mais passeio para lá, então no fim das contas demos sorte de ter conseguido esse, mas ficou um gostinho de quero mais. Então, como eu falei lá no início, deixe pelo menos 3 dias para Zakynthos, para não ter surpresas desagradáveis, pois me falaram por lá que é comum a condição do mar mudar no trajeto até a praia, não é a toa que aquele navio imenso naufragou lá.

Dica: Tente pegar o passeio para a Navagio no farol de Zakynthos, conhecido como Skinari Lighthouse. Nós tentamos pegar esse de novo na parte da tarde no mesmo dia e no dia seguinte, mas infelizmente a condição do mar não permitiu. Ouvimos falar muito bem do passeio saindo de lá e com eles, ainda é possível mergulhar nas cavernas, sendo um passeio bem mais completo.

A região do farol tem essa vista linda para o mar

Para chegar à Navagio Beach, além de partir de Agios Nikolaos ou do Lighthouse, também é possível sair de outros lugares no norte, como do Porto Vromi e da praia de Makri Gialos, assim como do sul da ilha, mas nesse caso esteja preparado para navegar mais tempo até chegar lá, pois a distância é maior.

Shipwreck View Point

Outro lugar que não pode ficar de fora é o mirante de onde é possível ver a Navagio Beach de cima, o Shipwreck View Point. Para chegar lá basta dirigir em direção ao norte, seguindo as placas sentido Volimon e depois seguir as placas que sinalizam o mirante. O ideal é chegar lá por volta de 12h até no máximo umas 14h, período em que não tem sombra na praia e a vista fica mais bonita. Infelizmente não conseguimos chegar nesse horário, mas mesmo assim a paisagem foi linda e de todos os passeios de Zakynthos, esse foi o que mais gostei! Dá perfeitamente para fazer os dois no mesmo dia, ir para a praia num passeio bem cedo, evitando pegá-la muito cheia e depois partir para o mirante.

Dica: assim que chegar ao mirante, não pare por aí o passeio. Pegue uma trilha a direita do mirante, por dentro de um caminho de mato, até chegar ao melhor ponto para observar a paisagem e tirar essas fotos clássicas. Muito cuidado nessa região, pois ela não tem muita proteção, nem grades, nem corrimão e um escorregão pode fazer um estrago. No chão da trilha tem pequenas sinalizações coloridas, que indicam que você está no caminho certo.

Acho que esse lugar dispensa qualquer legenda
O mar parecia calmo, mas lá de cima vimos que realmente não tinha nenhum barquinho na praia, pois a condição do mar estava ruim para os passeios

Pôr do sol no Porto Schiza em Kampi

Esse primeiro dia terminou com um pôr do sol no porto de Schiza, na região de Kampi. Lá tem diversas tavernas e restaurantes com uma vista linda para o pôr do sol. Nós escolhemos o Michali´s Taverna, pedimos uma bebida e ficamos ali esperando a melhor hora do dia, com direito a música ao vivo grega ao fundo, foi muito legal!

Pôr do sol no Porto Schiza, imperdível!

Praia de Laganas + Marathonisi Island + Keri Caves

No dia seguinte bem cedo, pegamos o carro e fomos até a Praia de Laganas, caminhamos por toda sua extensão, até a Cameo Island, uma ilha que fica ligada a praia de Laganas por uma ponte, onde acontecem festas na alta temporada. A entrada da ilha estava fechada, então tiramos algumas fotos e pegamos um passeio de barco que nos deixaria na Marathonisi Island e na volta passaria para conhecermos as Keri Caves. No caminho, vimos várias tartarugas enormes, foi lindo!

Cameo Island ao fundo, desse lugar saem vários taxis boats em direção a Marathonisi Island
Mais uma praia em Zakynthos com vários tons de azul: Marathonisi Island

Ali na frente da Cameo Island, partem também táxi boats, que apenas te deixam na ilha de Marathonisi e depois te pegam, por €5, mas eu preferi pagar €15 no passeio e ver mais coisa, já que eu não queria passar o dia apenas em Marathonisi.

Restaurante Nobelos

Depois que acabamos esse passeio, fomos almoçar no Nobelos, que na verdade é um hotel, que fica muito perto do porto de Agios Nikolaos, mas tem um restaurante que abre para não hóspedes e é simplesmente maravilhoso. Os funcionários são super simpáticos, a comida muito saborosa e com preço ótimo. Além disso, na parte externa do hotel tem uma praia privativa, com espreguiçadeiras e barracas, que podem ser usadas também pelos clientes do restaurante. Recomendo pelo menos um almoço nesse lugar!

Praia em frente ao restaurante Nobelos

Saindo de lá fomos rodar por outras praias de Zakynthos, como a Makris Gialos, Xigia Beach e  Little Xigia. Todas de águas geladinhas e cristalinas! Infelizmente não tivemos muito tempo para ficar nessas praias, mas valeu a pena conhecê-las!

Praia de Makris Gialos, linda e só para a gente!

Outra dica legal é assistir o pôr do sol no porto Limnionas, que dizem ser muito bonito. Mas como nesse segundo dia, o tempo não estava muito aberto no fim do dia, resolvi não ir até o Limnionas e visitar novamente o mirante da Navagio, porque eu me apaixonei por aquele lugar! Foi a melhor coisa que eu fiz, pois pegamos um tempo nublado lá em cima e mesmo sem sol, a água conseguiu ser ainda mais azul, como pode isso? Inesquecível! Adorei ter visto com e sem sol.

Como pode ser ainda mais azul mesmo sem sol?
Não rolou pôr do sol esse dia, mas ficamos ali admirando e agradecendo a oportunidade de conhecer um lugar tão lindo!

E assim nos despedimos da famosa Navagio Beach e de Zakynthos. No dia seguinte bem cedo devolvemos o carro no aeroporto e pegamos o primeiro voo para Santorini, mas uma ilha mágica que conhecemos nessa viagem.

Agora que vocês já sabem o que fazer em Zakynthos, acompanhem todo o nosso roteiro de viagem na Grécia e participem deixando seus comentários. Vamos adorar responder.

Roteiro da Grécia – Índice de Posts

Guia Completo da Grécia – todas as matérias em um só lugar

Planejamento de viagem a Grécia – Como organizar seu roteiro

Roteiro da Grécia – O que fazer em Atenas

Guia da Kefalonia, uma ilha jônica especial na Grécia

Zakynthos e a icônica Navagio Beach na Grécia

Santorini: guia de praias e o mais lindo pôr do sol da Grécia

Roteiro das praias mais lindas de Milos, na Grécia

O que fazer na badalada Mykonos (praias e festas)

Curiosidades e Fatos Históricos da Grécia Antiga

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.
  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!
  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM



Mariana Macedo: Mariana Macedo é dentista, carioca, uma pessoa alto astral, de bem com a vida, que ama estar com os amigos. Apaixonada por fotografia, pôr do sol, mar, natureza, trilhas e novas experiências, não pensa duas vezes quando o assunto é viajar. Seu lema é aproveitar ao máximo cada momento! Siga no Instagram @mariandrademacedo

Ver Comentários (7)

  • Olá!
    Estou indo para Zakynthos e Kefalonia na última semana de julho.
    Está difícil conseguir alugar carro, pois chegamos em Zakynthos pelo aeroporto e deixamos a ilha pelo porto de Agios Nikolaos, para pegar o barco até Kefalonia…
    As empresas, ao menos pelos sites, não dão essa opção de pegar o carro no aeroporto e largar neste porto.
    Saberia me indicar alguma empresa?
    Esta “Triumph Car Hire” é confiável, saberia dizer se existe realmente?
    https://www.zakynthos-car-hire.net/Zakynthos–Car-Hire/

    Obrigada!

  • Oi Casal!

    primeiramente parabéns pelo site. Está nos ajudando muito com nosso roteiro para Grécia!

    Infelizmente teremos que optar só por uma ilha das ilhas Jônicas. Li sobre as duas ilhas (Zakynthos e Kefalonia) e não consegui decidir qual.
    Se tivessem que escolher apenas uma delas, qual seria?

    Obrigado!

    • Oi Lucas!!!
      Que bom que gostou e que nossas dicas estão ajudando!!!

      Olha que peegunta difícil, as duas são lindas mas eu vou ousar aqui na resposta e te dizer que se tivesse que escolher só uma eu escolheria Kefalonia. Eu simplesmente amei demais aquele lugar! É maravilhosa, linda, mais vazia e menos turística que Zakynthos. Apesar de uma das praias mais famosas do mundo estar em Zakynthos (a Navagio), eu te respondo sem pensar duas vezes que Kefalonia foi muito melhor na minha opinião! Mas eu não faço tanta questão de conhecer as coisas mais famosas hehehehe eu gosto justamente daqueles lugares que ninguém vai ou poucos conhecem, então sou suspeita pra responder isso! Mas espero que escolha Kefalonia 😊 boa viagem e depois me conta!!

  • Olá, amei o blog! Parabéns! Queria uma ajuda sua! Vou viajar de lua de mel do dia 25.08.19 até o dia 04.09.2019. Chegarei em Atenas dia 26.08.19 na parte da noite. Quero sair de lá dia 29.08.19, bem cedinho, e depois partir para as ilhas de Zakynthos e Santorini. Você acha melhor ficar em Zakynthos apenas 2 noites, deixando 4 noites para Santorini ou deixar 3 noites para Zakynthos e 3 noites para Santorini? Obrigada pela atenção! :)

    • Oi Joice!!

      Você não poderia ter escolhido melhor destino pra sua lua de mel!!

      Olha eu deixaria 4 noites pra Santorini e 2 pra Zakynthos! Santorini é mágico e tudo a ver com lua de mel!!

      Aproveitem!!!
      Bjss

  • Oi Mariana! Li que vcs pegaram o voo cedo para Santorini. (Deve ser o mesmo q o meu, saindo 8:45 de Zakynthos). Estou comproblema para o horario de devolução do carro no aeroporto. Como vcs fizeram? Deu tempo de devolver o carro e fazer o checkin com tranquilidade? Tem alguma sugestão?
    Obrigado! (Estou tirando várias dicas do site de vcs!!!)

Posts Relacionados