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Como comprar um Pacote de Viagem de Férias

Para se precaver contra problemas na contratação de serviços de turismo, é primordial tomar alguns cuidados básicos.

Na hora de contratar uma agência, três cuidados básicos precisam ser tomados, são eles:

Verifique se a agência escolhida é associada à Abav e se tem registro na Embratur. Isso não é uma garantia total, mas, para serem associadas, as agências passam por um crivo e têm de apresentar vários documentos comprovando sua idoneidade. Além disso, a Abav faz a intermediação das agências associadas com os consumidores caso ocorra algum problema.

Não acredite em milagres. Você deve desconfiar, por exemplo, de promoções que oferecem muitas facilidades.

Solicite, por escrito, tudo o que está sendo contratado. A maioria das pessoas não se preocupa com os detalhes. Assim, não se pode esquecer de verificar, entre outras coisas, se a hospedagem vai ser feita em uma pousada, em um hotel ou em um resort, a exata localização do hotel e tipo de quarto (individual, duplo, etc.) em que se ficará hospedado.

A dica final é que o consumidor deve perguntar todos os detalhes, afinal, o agente existe para ajudá-lo. É muito importante pedir referências sobre a agência para conhecidos e consultar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas do Procon.

Faça uma pesquisa de preços. No caso de preços divulgados por anúncios e folhetos, eles devem conter todas as informações referentes à viagem, de forma clara e precisa. Outros dados que devem ser verificados são os valores cobrados pelas partes, aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, traslados, refeições oferecidas, guias, número exato de dias, juros no pagamento a prazo e o que ficará por conta do viajante.

Uma vez escolhida a empresa e o pacote, o consumidor deve insistir que tudo o que for relacionado à viagem seja escrito em documento e guardar o anúncio publicitário, uma vez que ele é parte integrante do contrato, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Deve-se prestar atenção para as cláusulas que possam colocar o consumidor em desvantagem, sobretudo quanto à possibilidade de serem feitas alterações em relação aos hotéis, passeios, taxas extras e de transporte. Além disso, no contrato não deve constar nenhum espaço em branco. É preciso guardar uma via datada e assinada, para se resguardar de eventuais problemas.

Feito o pagamento, a agência deve fornecer as passagens com datas de saída e de chegada, comprovantes de reserva nos hotéis e recibo dos valores pagos.

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Escrito por Mauricio Oliveira

Maurício Oliveira é social media expert, consultor e influenciador de turismo e empreendedor. CEO do portal Trilhas e Aventuras, também conta suas experiências de viagens pessoais no blog Viagens Possíveis. Especialista em Expedições na Rota das Emoções e Lençóis Maranhenses. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube.

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