2° dia no Jalapão – Canoagem no Rio Novo e Pôr-do-sol nas Dunas

outubro 3, 2013 3 Comments »
2° dia no Jalapão – Canoagem no Rio Novo e Pôr-do-sol nas Dunas

Tremi de frio a noite! Mas como assim? Em pleno Jalapão? Sim, você não leu errado. O clima seco deste deserto brasileiro faz com que as temperaturas caiam na madrugada e aconteça a chamada “inversão térmica”. Nada que um leve casaco e um cobertor não resolvam. Só que eu me esqueci de vestir o moletom e acabei passando frio. Dei mole.

O café da manhã foi servido às 8hs, mas às 7hs já estávamos de pé nos arrumando. Frutas, pães, sucos, bolos e frios já nos aguardavam fresquinhos. Tinha até pão de queijo e chipa! Após o café bem servido, seguimos para a beira do Rio Novo para nossa primeira atividade do dia, bem ao lado do refeitório.

Canoagem no Rio Novo, uma divertida atração do Jalapão

Canoagem no Rio Novo, uma divertida atração do Jalapão

Essa foi uma das atividades mais divertidas que fizemos no Jalapão

Essa foi uma das atividades mais divertidas que fizemos no Jalapão

Recebemos nossos coletes, capacetes e remos e nos posicionamos para ouvir as instruções sobre o uso e prática da canoagem. Após 20 minutos de explicações era hora de colocar em prática. A saída para o passeio era da prainha do Safari Camp.

O passeio pelo Rio Novo tem alguns pontos de corredeiras com pedras, mas nada muito perigoso. Basta seguir sempre as instruções dos guias e aproveitar o passeio. Na maioria das vezes o rio era bem calmo e deu tempo para descer tranquilamente apreciando sua natureza selvagem. O Rio Novo é um dos últimos rios de água potável no mundo. Seu fundo de areia forma belíssimas praias nas margens, um convite extra para um mergulho neste rio de águas puras e cristalinas. São aproximadamente 5km de trecho usado na canoagem que é facilmente percorrido em quase 2hs de pura diversão.

Adventure Bloggers prontos para descer o Rio Novo de caiaque

Adventure Bloggers prontos para descer o Rio Novo de caiaque – Foto: Guilherme Tetamanti

Depois de tanto remar, voltamos para o acampamento e já era hora do almoço. Olha que delícia: carne de panela e feijão preto com arroz. Além de purê com queijo e doce de caju de sobremesa. Com tanta comilança o local mais disputado foi o Redário da Korubo, bem em frente ao Rio Novo. Uma soneca era inevitável.

Mas não se engane, o calor do meio dia não te deixará dormir por muito tempo. Me joguei no rio e lá fiquei até dar a hora do próximo passeio.

Cris descansando no redário do Safari Camp

Cris descansando no redário do Safari Camp

Panorâmica do chapadão da Serra do Espírito Santo

Panorâmica do chapadão da Serra do Espírito Santo

Quando a temperatura ficou mais amena, partimos para conhecer as famosas Dunas do Jalapão. Elas são formadas por areia de quartzo de coloração dourada que vem direto dos imensos chapadões da Serra do Espírito Santo.

Vimos um pôr-do-sol incrível deixando as areias com uma tonalidade ainda mais viva, em contraste com o verde da vegetação e o céu azul com nuvens que mudavam de cor a cada instante. Assistimos também as primeiras estrelas aparecerem no céu antes de voltarmos para o acampamento. Inesquecível. Momentos especiais como este ficarão guardados eternamente em minha mente. Principalmente na companhia de amigos tão especiais que fizeram parte desta edição do Adventure Bloggers no Jalapão.

Tem como não se impressionar com esse contraste de cores nas dunas do Jalapão?

Tem como não se impressionar com esse contraste de cores nas dunas do Jalapão?

Registrando esse momento único nas dunas douradas do Jalapão

Registrando esse momento único nas dunas douradas do Jalapão

Um inesquecível pôr-do-sol visto das dunas do Jalapão

Um inesquecível pôr-do-sol visto das dunas do Jalapão

Vimos o céu "pegar fogo" do alto das dunas do Jalapão

Vimos o céu “pegar fogo” do alto das dunas do Jalapão

A primeira estrela nem esperou o sol ir embora e já apareceu no céu do Jalapão

A primeira estrela nem esperou o sol ir embora e já apareceu no céu do Jalapão

A trilha de volta para o caminhão foi feita sob a luz da lua que iluminava bem a trilha. Nem precisei usar a lanterna neste dia. Voltamos para o Safari Camp da Korubo, tomamos um banho e fomos jantar. Os pratos do dia foram: peixe-frito, feijão, arroz, legumes cozidos e salada. A sobremesa foi um bolo de chocolate surpresa para 3 blogueiros que estavam aniversariando naquela semana: Gleiber, Fábio e Guilherme, dos blogs Andarilhos do Mundo, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles, respectivamente.

Após o jantar, o Mauro nos encontrou para saber o que achamos dos passeios e passar o próximo roteiro. Além disso, ainda lembrou sobre os equipamentos necessários para os passeios do dia seguinte.

Era hora de dormir e recuperar as energias para conhecer os fervedouros e cachoeiras do Jalapão.

Vídeo com o roteiro deste dia

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

Se você encontrar algum erro de digitação ou de conteúdo, selecione o texto e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos avisar. Agradecemos sua participação. Muito obrigado desde já.

3 Comments

  1. Fabio Pastorello 3 de outubro de 2013 at 9:44 am - Reply

    Dia perfeito, com direito até a bolo de aniversário. Melhor impossível. Essa foto do céu pegando fogo está incrível!!!

  2. gleiber 3 de outubro de 2013 at 11:23 am - Reply

    Ouvi dizer que o real motivo de não se conseguir dormir no redário não foi o calor, mas uma certa questão de incompatibilidade que acometeu um ou outro blogueiro… kkkkkk

Leave A Response

More in Adventure Bloggers, Jalapão, Tocantins (10 of 30 articles)
Caminhão da Korubo adentrando o Jalapão pelas estradas de terra